Blog

5 formas de aumentar a produtividade da equipe no início do ano - UOL EdTech

content

O mundo dos negócios se abalou com a pandemia mundial do Corona Vírus em 2020. Mais do que o medo da instabilidade econômica, gerou também uma preocupação com o bem-estar dos colaboradores, que, além de estarem em casa, também seguiam suas vidas temendo as incertezas do mundo.


O ano acabou, mas as preocupações continuam. Para dar o start em 2021, listamos as melhores formas de aumentar a produtividade da equipe em época de incertezas:

 

Feedback

 

Com o trabalho remoto, um feedback é de grande importância tanto para o líder, quanto para o colaborador. Dá a chance para o colaborador entender o que está dando certo e a oportunidade de desenvolver o que precisa ser melhorado. Para o líder, é interessante ver a evolução do colaborador.

 

Automatização de trabalhos simples

 

Com o avanço da tecnologia, existe a possibilidade de automatizar trabalhos simples, que possam tomar o tempo de alguém. Por exemplo: crie um ambiente virtual em que todos tenham acesso e possam ver o que foi feito. Desta forma, podem tocar seus projetos sem depender da ajuda de terceiros.

 

Propósito

 

Ver um projeto tomando proporção pode mudar o jeito que o colaborador enxerga seu próprio trabalho. Por outro lado, precisar fazer diversos trabalhos sem um objetivo final pode desmotivar. Tenha sempre um propósito e o deixe claro para sua equipe, desta forma

 

Descompressão

 

Ficar na empresa cria um vínculo entre colaboradores que o home office muitas vezes não consegue suprir. Reserve um tempo para criar vínculo com as pessoas, mesmo que seja uma conversa antes da reunião ou após.

 

Programas de desenvolvimento

 

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as soft skills tomarão o mercado até 2025. Por isso, é importante desenvolver o funcionário para funções humanas, indispensáveis no futuro. Você pode conferir o catálogo de cursos SapiênCia aqui e preparar sua equipe para o que vem por aí!