Blog

5 soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho

content

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto aos seus colaboradores. O número de pessoas que investem em especializações cresceu exponencialmente, como mostra o portal Educa Mais Brasil

Contudo, nos dias de hoje, podemos dizer que as soft skills mais procuradas saem à frente disso. Aliás, é extremamente importante que o profissional saiba desenvolvê-las de forma positiva.

Para você que não conhece essa nomenclatura, mas está a fim de se especializar para o mercado de trabalho, entenda o que são esses diferenciais, além das soft skills mais procuradas nos dias de hoje.

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

O que são e quais as soft skills mais procuradas?

Enquanto muitas pessoas buscam se especializar com cursos, graduações e até pós-graduações, o mercado incentiva que o profissional vá além. As soft skills, como são chamadas, são o contrário das hard skills (habilidades desenvolvidas por estudos) e bem diferentes das skill gaps (lacuna entre habilidade e prática).

Essas são maneiras de você se comportar dentro do ambiente de trabalho, levando em consideração os aspectos emocionais do trabalhador. Se você, por exemplo, é um Head T&D com vasto currículo e conhecimentos aprofundados na sua área, mas que não trabalha com ética e não respeita a todos de sua equipe, certamente será prejudicado pelo seu comportamento. 

Ou seja, para ser um bom profissional no mercado não basta apenas ter conhecimento na área de trabalho. Para isso, é importante saber e aplicar as soft skills mais procuradas pelas empresas e que oferecem benefícios para todos. 

Mudanças de perfil: uma necessidade para o mercado

O mercado de trabalho busca cada vez mais as soft skills. Um reflexo disso é que muitos colaboradores são contratados, mas acabam demitidos devido ao seu comportamento dentro daquele espaço de trabalho.

Por isso, as mudanças no perfil são uma necessidade, principalmente após o período de pandemia do COVID-19, que mudou completamente as relações. Neste novo cenário, saber se comportar diante do mundo corporativo é extremamente importante.

Então, ao pensar em investir num curso para se especializar, busque também quais são as soft skills mais procuradas no mercado e treine-as para se tornar um profissional completo.

Afinal, quais são as soft skills mais procuradas do mercado?

O perfil emocional do colaborador muitas vezes não era levado em consideração, principalmente em relação às formações acadêmicas do mesmo.

Contudo, para os empresários que estão antenados nessa nova geração, esses elementos são fundamentais para criar um time coeso, que realmente traga resultados expressivos. Por isso, separamos 5 soft skills para que você se adapte e transforme-se num profissional melhor.

Comunicação eficaz

Em primeiro lugar, é de suma importância que o profissional tenha uma comunicação eficaz. Por meio da oratória, muitas pessoas são persuadidas e vendem o seu “peixe”, como diz o ditado popular, para qualquer pessoa. 

Essa capacidade é extremamente valorizada no mercado e fundamental entre os trabalhadores.

Capacidade analítica

A capacidade analítica também é uma das soft skills mais procuradas entre os empregadores. 

Se você for uma pessoa crítica, que realiza análises constantes e que utiliza disso para melhorar o negócio em que trabalha, certamente estará entre os membros favoritos da empresa que trabalha. 

Resiliência

A famosa resiliência... Quem nunca ouviu falar essa palavra no ano de 2020? Persistir é essencial para um profissional. 

Mesmo que ele esteja com problemas dentro do seu ambiente e precise sempre se renovar, a resiliência é palavra-chave entre todas as soft skills mais procuradas. Quem tem isso, tem tudo!

Empatia

Já que estamos pensando no lado emocional do colaborador, por que não falar sobre empatia? O ambiente de trabalho também deve propagar isso, principalmente para humanizar as relações e tirar a rigidez do mundo corporativo.

Liderança

Por fim, mas não menos importante, dentro de uma empresa todos devem ser líderes! 

Diferente de chefe, que somente dá ordem, o líder dá sua visão sobre determinada função e ajuda a todos a conseguirem chegar naquele resultado. Ele é o verdadeiro parceiro, que vai além de uma relação corporativa.

A importância de desenvolver novas habilidades 

Por fim, entendemos que as soft skills mais procuradas são um reflexo de um mundo corporativo em que somente pessoas especializadas eram valorizadas. 

O comportamento dentro das empresas, contudo, agora é destacado, sendo um diferencial gigantesco para o profissional que o demonstra. Neste caso, desenvolver e aprimorar novas habilidades tornará o profissional mais preparado para enfrentar os novos desafios do mercado. 

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre como fortalecer novas habilidades corporativas e impactar seu lado profissional, acompanhe o nosso blog!