Saiba mais

UOL EdTech adquire startup Skore - Plataforma LXP

Blog

6 tipos de tecnologias que podem ajudar um negócio a evoluir!

content

Com o crescimento das tecnologias e do mundo digital, as empresas passaram a perceber neles uma oportunidade de otimizar o seu trabalho e proporcionar o desenvolvimento do seu negócio de maneira mais rápida e eficiente. 

Nas empresas, essas ferramentas podem ser inseridas em diversos processos e afetar a produção de diversas formas, podendo ser desde a realização da plotagem de projetos até a comunicação com o cliente. 

Ademais, empresas que implementam o uso da tecnologia aos seus serviços conseguem se destacar no mercado em relação à concorrência.

Assim, gerando relevância para a marca e garantindo qualidade dos serviços, alcançando diversos impactos positivos.

É válido entender que a maioria das pessoas tem acesso à internet atualmente, garantindo que a tecnologia seja uma parte essencial do seu dia a dia, o que exige a adaptação por parte das empresas a esse mundo.

Isso porque é cada vez mais comum ver casas com sistemas de automação residencial e eletrodomésticos automáticos, garantindo, também, um aumento da popularidade das empresas especializadas em tecnologia.

Deve-se entender que para as empresas não faz sentido se manter utilizando técnicas de produção e venda que se tornaram ultrapassadas e não são mais eficazes para o seu público consumidor.

Portanto, quando se diz que o comportamento do público mudou e se inovou, quer dizer que as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade, visando se manter ativa no mercado e continuar se desenvolvendo com qualidade. 

Todavia, é importante ressaltar que é essencial realizar a ferrografia analítica das máquinas que forem utilizadas para a automação do processo, visando a garantia de que elas funcionam corretamente e não causarão nenhum tipo de prejuízo.

Impactos da tecnologia no mundo dos negócios

Portanto, a tecnologia pode ter uma atuação muito forte no mundo dos negócios, beneficiando o trabalho das empresas e garantindo melhorias em relação à produção e ao público.

Controle sobre as tarefas

A partir do momento que é implementada a tecnologia, ela permite que o gestor consiga controlar com maior qualidade e eficiência as tarefas realizadas na sua empresa, uma vez que há uma conexão entre todas as marcas utilizadas.

Com isso, surge uma tendência de maior organização em relação a tudo que já foi realizado e ao que é preciso realizar ainda, consequentemente, diminuindo a taxa de erros.

Isso porque o funcionário sabe com precisão o que precisa fazer, pois a tecnologia deixou programada e organizada o seu trabalho, diminuindo as chances de ele fazer algo que não deveria. 

Além disso, esse controle diminui a taxa de retrabalho, uma vez que os colaboradores conhecem o processo completo de trabalho, assim como a fase em que estão, o que o impede de fazer a atividade de outro responsável. 

Por exemplo, em uma empresa que cria fachada de loja, o funcionário que, com o uso da tecnologia, já sabe que seu colega fez o design para uma empresa, não o fará novamente, porque o processo aparece como concluído. 

Como consequência disso tudo, há um aumento na produtividade, pois o funcionário consegue fazer mais ações necessárias para a empresa na mesma quantidade de tempo gasta para as ações anteriores. 

Automatização dos projetos

Já é de conhecimento geral que a tecnologia automatiza os projetos realizados pela instituição, seja por meio de softwares de gestão ou uso de máquinas para o trabalho, eles otimizam o processo geral. 

Dessa maneira, a realização das atividades em geral é realizada de maneira mais rápida permitindo que os trabalhadores consigam aumentar a quantidade de trabalho realizado, demandando menos esforços do que se todo o processo fosse feito sem a tecnologia. 

Por exemplo, supondo que cada funcionário de uma empresa que produz envelope personalizado A4 consegue, manualmente, produzir por volta de 5 projetos por hora. 

Com uma máquina, ele poderia programar a realização do trabalho e produzir 100 por hora. 

Sendo assim, utilizar a tecnologia a seu favor, apenas utilizando programação e máquinas do tipo, é possível melhorar tanto a gestão e organização da empresa quanto a quantidade de trabalho realizada por si só. 

Aplicação de estratégias mais eficientes

Existem certas formas de tecnologia que são voltadas para a análise de dados relacionados a um negócio. 

Com a sua implementação, a empresa tem acesso a inúmeras informações que podem garantir um trabalho mais focado e eficaz.

Isto é, recursos de software de Big Data que conseguem coletar informações sobre os consumidores, seus gostos, hábitos, interesses e características pessoais, permitem que a empresa crie suas estratégias baseadas nesse recurso. 

Dessa maneira, todas as suas campanhas podem receber um direcionamento para essas informações, aumentando a satisfação dos seus clientes e permitindo a ela a implementação de estratégias que tragam melhores resultados. 

Por exemplo, uma empresa que realiza instalação elétrica externa, com a tecnologia, pode descobrir que o seu público se interessa por reformas na casa, permitindo a ela produzir conteúdo relacionado ao assunto para as suas redes sociais. 

Como consequência, ela consegue atingir com maior facilidade o público que tem interesse pelos serviços que ela oferece, aumentando as chances de eles comprarem e o alcance da empresa para usuários com potencial de compra. 

Dessa forma, os gastos diminuem, pois ela consegue lucrar com praticamente todas as campanhas que implementa, já que elas dão resultado desejado de acordo com os objetivos preestabelecidos pela empresa.

Ajuda no contato com o cliente

Um grande desafio para as marcas pode ser estabelecer uma relação de qualidade com os seus consumidores, mas um ponto essencial para a garantia dessa qualidade é estabelecer um atendimento e comunicação de qualidade.

No entanto, sabe-se que essa é uma necessidade essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa no mundo dos negócios, pois a base para crescer é ter pessoas comprando, e para isso, elas precisam estar satisfeitas.

Como um meio facilitador desse processo, a tecnologia consegue automatizar certas respostas e permitir a criação de uma conexão mais íntima, pessoal e profunda com os compradores da empresa. 

Isto é, por meio das redes sociais, as empresas conseguem interagir com os seus clientes, postar um conteúdo de qualidade e que consiga ajudá-los de alguma forma e facilitar a experiência do consumidor, garantindo mais praticidade no momento de compra. 

Por meio desse uso, ele se sente mais próximo da empresa e valorizado por ela, o que aumenta as suas possibilidades de comprar os seus produtos e se tornar um cliente fiel, indicando-a para todos os seus conhecidos e defendendo-a na internet. 

Além disso, é possível criar softwares que respondam os clientes rapidamente, assim que eles mandarem mensagem, e consigam ajudá-los sem ter a necessidade de um ser humano pronto para atendê-lo.

Consequentemente, o funcionário que ficaria responsável por falar com os clientes no momento de contato consegue ter o seu trabalho facilitado e trabalhar em outras coisas enquanto não precisa estabelecer uma comunicação direta com ele. 

Por exemplo, em uma empresa que cria tipos de sala de reunião moderna, ela pode utilizar a tecnologia para colher as principais informações sobre o cliente que deseja entrar em contato, fazendo uma triagem dos dados. 

Assim, quando o consumidor precisar falar diretamente com o funcionário, esse já terá uma ideia do que será tratado e qual a melhor abordagem para prevenir problemas futuros ou desentendimentos desnecessários. 

Portanto, melhorar toda a qualidade de relacionamento com o cliente e a forma com a qual é estabelecida a comunicação permite que as vendas aumentem, pois mais clientes ficam satisfeitos e recomendam o serviço daquela empresa. 

Sendo assim, se um cliente telefona para uma empresa que aluga mesas estação de trabalho e gosta do serviço.

Provavelmente, ele se sentirá mais tentado em contratar daquela empresa, do que ter que procurar por outra concorrente e realizar todo o processo de novo, aumentando as vendas. 

Ferramentas que podem auxiliar

Nesse contexto, existem algumas ferramentas relacionadas ao uso da tecnologia que podem ser capazes de auxiliar no desenvolvimento de uma empresa, por exemplo:

  1. Big data;
  2. Impressão 3D;
  3. Beacon: evolução do bluetooth;
  4. Drones: veículos aéreos;
  5. Armazenamento em nuvem;
  6. Internet das coisas.

Portanto, esses são os principais recursos utilizados no mundo da tecnologia com o objetivo de otimizar o trabalho das instituições e ajudar no seu crescimento com qualidade.

Conclusão

Em suma, a tecnologia tornou-se um instrumento muito presente no cotidiano das pessoas e dos consumidores, o que obrigou indiretamente as empresas a se adaptarem a esse uso e implementarem em suas ações.

Contudo, o que essa ação proporcionou foram diversas melhorias no processo de produção, comunicação, divulgação e muito mais para o mundo dos negócios, fazendo com que ela precise se manter no ramo e continuar em evolução. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.