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A aprendizagem criativa pode ser aplicada em qualquer empresa?

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Uma pesquisa da Forrester mostra que 82% dos executivos afirmam que seus negócios são beneficiados pela criatividade. Isso só reforça como a aprendizagem criativa, o pensamento disruptivo e a capacidade de trabalhar sob novas perspectivas são valores fundamentais para atender aos paradigmas da era digital.

 

Essa nova forma de pensar criativamente permite que ocorra um alinhamento frente aos novos desafios e exigências adaptativas de cada empresa. Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre a aprendizagem criativa, o que está previsto nas suas práticas e os requisitos para implementá-la de maneira bem-sucedida. 

Aprendizagem Criativa: um jeito novo de agir e pensar 

A aprendizagem criativa foi proposta, inicialmente, pelo educador Seymour Papert e aprofundada pela equipe de MediaLab do MIT. Essa proposta é baseada em quatro pilares, os 4Ps: project (projeto), passion (paixão), people (pessoas) e play (brincar/jogar).

 

Com os projetos, as pessoas elaboram os processos educativos levando em consideração que a criação de uma ideia segue uma lógica bem definida com começo, meio e fim. O objetivo é favorecer o senso de planejamento e o desenvolvimento do pensamento de longo prazo. Já na paixão, o escopo dos projetos ou os meios com que eles são feitos devem estar alinhados aos interesses das pessoas. Quando os esforços movem nossas paixões, a tendência é que tenhamos mais dedicação e persistência para superar seus desafios. 

 

Quando falamos das pessoas, temos que levar em consideração que tanto a aprendizagem, quanto a criatividade, consistem em processos sociais. Quando os indivíduos colaboram, trocam ideias e compartilham suas visões, um ambiente mais positivo é criado e novas perspectivas sobre o projeto são favorecidas.

 

Finalmente, com o brincar é importante entender que não precisamos literalmente fazer algo infantil ou na brincadeira, mas saber que os projetos têm uma visão lúdica sobre sua realização, incentivando suas diferentes possibilidades, assumindo riscos e experimentando novos meios para atingir seus objetivos. 

 

O que justifica a aprendizagem criativa é o fato de que a criatividade nos permite criar novas perspectivas sobre uma oportunidade ou problema, explorando seus métodos e soluções com um olhar que vai além do comum ou do tradicional.

Diante dos desafios de um mercado que vive as complexidades da transformação digital, ela é uma excelente alternativa para que a cultura das empresas consiga proporcionar mais autonomia e adaptabilidade aos profissionais. 

É possível aplicar a aprendizagem criativa nas empresas?

Para se alinhar às constantes mudanças do mercado e prosperar diante de seus novos paradigmas, é fundamental que os profissionais sejam incentivados a ter uma visão criativa e autônoma sobre seus projetos, estando dispostos a aprimorar-se continuamente.

 

A aprendizagem criativa procura criar resultados mais significativos sobre o desenvolvimento de equipes, tanto em nível coletivo quanto individual, pois favorece uma postura mais qualificada, flexível e empoderada sobre os desafios a serem superados. 

 

Com atenção aos pilares que guiam o método, alguns requisitos são indispensáveis para que ele seja incorporado nos processos de treinamento e desenvolvimento (T&D) das organizações. Descubra os principais deles nas dicas que separamos a seguir. 

 

3 dicas de como aplicar a aprendizagem criativa nos seus treinamentos 

Para transformar educação em performance por meio da aprendizagem criativa, é fundamental que sua equipe de Recursos Humanos (RH) seja capaz de proporcionar:

 

1. Entendimento sobre interesses individuais

Os temas abordados durante os treinamentos devem sempre estar alinhados aos gostos, interesses e motivações dos profissionais. Isso significa que cabe ao RH conhecer a fundo as pessoas que compõem a empresa, para que seja possível aprimorar suas competências por meio da associação dos projetos a esses assuntos.

 

2. Ambiente livre para novas ideias

Para que os colaboradores tenham autonomia e criatividade para propor novas soluções, é importante que eles também tenham liberdade para adquirir seus próprios conhecimentos. Por isso, os treinamentos devem ser ambientes favoráveis à construção coletiva de ideias e ser livres de julgamentos.

 

Os indivíduos devem ser incentivados a compartilhar seus conhecimentos, trazer suas experiências e propor novos assuntos, criando conexões entre si e orientando os caminhos a serem seguidos pelo programa para que atinja seus objetivos. 

 

3. Uso de tecnologias de aprendizagem

A tecnologia é a principal aliada para promover métodos de aprendizagem mais flexíveis, dinâmicos e atrativos. Com uma plataforma modular de educação corporativa, você pode criar experiências de ensino personalizadas, alinhadas às necessidades e interesses de cada colaborador e com trilhas de ensino mais eficientes. 

 

As possibilidades são enormes, desde a aplicação de metodologias práticas, conteúdos diversificados EaD, espaços customizados, missões, gamificação, microlearning, encontros ao vivo, interações multiplataforma, analytics para ajustar as estratégias, e assim por diante. Em todos os casos, é possível trabalhar melhor o desenvolvimento das pessoas em nível individual e conjunto, para que os objetivos da organização sejam melhor alcançados. 

 

Obtenha resultados diferenciados com essa nova metodologia 

Não adianta esperar que sua empresa seja inovadora e explore novas perspectivas se os métodos e ferramentas utilizadas por ela forem os mesmos de anos atrás. 

 

A aprendizagem criativa e demais métodos inovadores de ensino são indispensáveis para que os profissionais sintam-se mais motivados em suas carreiras, tenham mais autonomia para desenvolver seus potenciais e criem a capacidade de pensar e de criar soluções diferentes.  

 

É evidente que esse tipo de mudança depende dos recursos certos, e o UOL EdTech oferece a solução perfeita para que sua empresa obtenha os resultados diferenciados que tanto precisa e almeja. 

 

Nossa missão é disponibilizar uma plataforma completa e extremamente flexível, capaz de conectar seus colaboradores aos conteúdos que eles mais precisam para se destacarem e desenvolverem suas carreiras com sucesso.