Blog

Como o desenvolvimento de pessoas influencia mudanças organizacionais?

content

A transformação digital exige mudanças organizacionais cada vez mais rápidas para as empresas, que precisam se adaptar constantemente às novas tecnologias, às crescentes exigências dos consumidores e à superação de concorrentes altamente qualificados. 

 

De acordo com um estudo do centro de inovação CESAR divulgado no portal Exame, 23,7% dos empreendedores brasileiros concordam que adaptar-se a essas mudanças tão céleres deve ser uma prioridade máxima em seus negócios. 

Mas como isso é possível e por que o desenvolvimento de pessoas está no centro dessa demanda? Descubra a seguir.

Quais mudanças organizacionais uma empresa deve fazer para desenvolver pessoas?

As mudanças no ambiente organizacional correspondem a todo movimento que uma empresa faz para alcançar um novo resultado, que pode ser radical e inovador, ou apenas um ajuste de processos.

 

Em todos os casos, é imprescindível que exista agilidade no que diz respeito ao preparo e à capacidade que os times têm para se adaptar às constantes mudanças impostas pelo mercado. 

 

Cabe ao RH e às lideranças promoverem uma cultura ágil por meio do desenvolvimento de equipes e garantir que novos métodos sejam priorizados.

 

O primeiro deles é a criação de um propósito compartilhado, para que todos entendam porque devem se adaptar, qual o motivo dessa mudança e qual o valor de cada profissional para que ela ocorra. 

 

As pessoas precisam saber o impacto e os resultados das suas ações. Tarefas dissociadas do contexto geral geram insatisfações e ruídos. Sem clareza quanto ao propósito, as equipes se tornam menos aptas a colaborar. 

 

Também é importante que esse senso de pertencimento seja impulsionado com mais autonomia. Os líderes e gestores não devem mais oferecer processos engessados e tarefas rígidas, mas apenas passar as diretrizes para que as próprias pessoas encontrem os meios mais efetivos para atingir suas metas. 

 

Parte-se do pressuposto que os funcionários têm as habilidades necessárias para desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível. Isso depende de estruturas menos hierárquicas, em que as pessoas participem mais com seus conhecimentos e experiências, acelerando as mudanças necessárias para o negócio. 

 

Como é possível acelerar as mudanças organizacionais? 

Agora que você já sabe qual a importância de fazer a mudança organizacional e quais os novos paradigmas que devem ser adotados por sua empresa para que ela seja possível, confira algumas dicas para que as transformações sejam sempre impulsionadas: 

 

Trabalhe o mindset organizacional

A agilidade organizacional não está só relacionada aos métodos adotados pelos negócios, mas também com a mentalidade de suas equipes. Sendo assim, é fundamental trabalhar a cultura e o employee experience seguindo os valores que descrevemos acima, relacionados à busca de propósitos coletivos, à autonomia e à colaboração.

A ideia é que todos se sintam engajados, saibam as direções que devem seguir e se sintam seguros e preparados para as mudanças. 

 

Monte squads

Uma boa maneira de dar autonomia às equipes de fazer com que os projetos sejam desenvolvidos com foco em seu propósito é organizar os colaboradores por meio de squads (ou equipes). 

 

Trata-se de um modelo em que os funcionários são separados em pequenos grupos com objetivos específicos e com membros dotados de diferentes domínios e experiências. 

 

Cada squad deve trabalhar em ações ou melhorias diferentes, colaborando entre si para determinar os melhores meios e processos para atingir suas metas. 

 

Faça um plano de desenvolvimento coletivo

As mudanças organizacionais dependem de uma cultura ágil, já a autonomia das tarefas depende de profissionais preparados para buscar novas soluções, em ambos os casos, é importante que seja investido no desenvolvimento dos talentos.

 

Ao invés de planejar ações pontuais para diferentes setores ou equipes, o ideal é desenvolver um plano coletivo, para que a partir dele cada indivíduo possa identificar e estruturar seu próprio aprimoramento individual.

 

Isso depende de um mapeamento de competências pelo RH, que por meio dos indicadores de competências e habilidades, pode determinar o que precisa ser acelerado e quais são as prioridades conjuntas para desenvolver habilidades, lideranças, técnicas e soft skills. 

 

Invista em tecnologia

As tecnologias atualmente são o foco de qualquer estratégia de transformação. Elas também são fortes aliadas dos profissionais de RH para que possam formular estratégias de mudanças organizacionais. 

 

Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, os colaboradores podem buscar por seus próprios conhecimentos a partir daquilo que identificam no plano de desenvolvimento coletivo. À empresa, cabe apenas alimentar a plataforma com o conteúdo, que passa a sugerir ensinamentos baseado nas características de cada indivíduo ou simplesmente a facilitar o seu acesso de maneira prática e flexível. 

 

Isso faz com que os funcionários sejam protagonistas do seu autodesenvolvimento, e tenham todos os recursos necessários para que aprimorem suas aptidões. 

 

Como a Plataforma LXM da Learning Rocks pode ajudar nesse processo? 

A Plataforma LXM oferece soluções de ponta para que você promova treinamentos mais personalizados, ágeis e eficientes para as suas equipes.

 

Nossa flexibilidade é garantida por diversos diferenciais, que vão desde a possibilidade de inserir qualquer formato de conteúdo nativamente, até os diferentes métodos e trilhas de ensino, que podem ser desenvolvidos por meio de missões, espaços e páginas do usuário.

 

A qualquer hora e em qualquer lugar, os colaboradores podem acessar o sistema via App ou desktop, para que obtenham os conhecimentos que necessitam de acordo com seu perfil e suas demandas profissionais.

 

Por meio do analytics, você pode analisar o comportamento dos usuários e a eficiência dos métodos adotados, sempre com facilidade para atualizar ou mudar os conteúdos, para criar e adaptar novas linhas de aprendizagem e para engajar a todos diante de suas metas. 

 

 

Se você quer tornar as mudanças organizacionais da sua empresa mais ágeis e efetivas, não deixe de conhecer a solução líder em educação corporativa. Clique aqui e explore todas as possibilidades oferecidas pelo UOL EdTech.