Saiba mais

UOL EdTech adquire Qulture.Rocks

Blog

Conheça maneiras para manter a produtividade no home office

content

Trabalho remoto gera desafios, mas vira tendência em várias empresas

O home office não é um modelo de trabalho que foi criado nos últimos anos. Apesar disso, essa forma de trabalhar virou tendência em 2020, quando a pandemia do coronavírus atingiu o Brasil e muitos brasileiros tiveram que aderir ao trabalho remoto. Dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) identificaram que 46% das empresas nacionais adotaram o home office durante a pandemia de 2020.

Um grande desafio, em que muitas empresas foram forçadas, no início, a aplicar esse modelo. A pandemia não acabou, mas a maioria das cidades e dos estados já afrouxou muitos protocolos sanitários, e o home office ainda vai continuar em definitivo em alguns lugares.

A partir daí, vem uma série de desafios, incluindo manter a produtividade da equipe que está trabalhando remotamente. Para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso incentivar o colaborador a ter um ambiente de trabalho adequado. Um manual com boas práticas para o home office pode auxiliar nesse aspecto. Ter um local específico, sem distrações, com boa iluminação e ventilação, são pontos fundamentais que devem ser abordados.

Horários de trabalho devem ser definidos. Estabelecer prazos máximos é importante para evitar que eventuais cansaços aconteçam, gerando erros no processo de trabalho. Em tarefas que precisam ser realizadas por uma equipe, o horário fixo permite que todos estejam online, de forma simultânea, sem prejudicar as demandas.

Manter uma comunicação clara e objetiva é fundamental no trabalho presencial. No modelo remoto, é indispensável. Falhas de compreensão podem se estender e demorar a ser resolvidas, gerando ainda mais dificuldades no clima organizacional existente. Detalhe: esse é um fator que deve ser aplicado independentemente da hierarquia, seja de gestor para subordinado, ou vice-versa.

Disponibilizar uma estrutura adequada para o profissional é uma das principais ações a serem realizadas. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) identificou que mais de 35% dos entrevistados alegaram falta de computadores e outros equipamentos. 22% relataram dificuldades em lidar com sistemas obsoletos. Então, ofereça notebooks, agendas, calendários, cadeira gamer e mesas adequadas. Isso irá aumentar a produtividade e garantir o conforto do profissional.

Criar padrões é indispensável para que as operações aconteçam da maneira mais eficiente possível. É importante disponibilizar softwares para que o colaborador possa interagir com outros colegas de trabalho. Dados compartilhados em nuvem, com sistemas de redes seguras e robustas, devem garantir todo o tráfego de dados sem nenhum problema.

O aumento do home office vem reconfigurando o mercado de trabalho e os modelos de negócios. Startups e empresas estão se tornando mais flexíveis, e isso gera motivação para os profissionais. Aplicando essas dicas, certamente, a equipe que trabalha de forma remota irá manter a produtividade em alta.