Saiba mais

UOL EdTech adquire startup Skore - Plataforma LXP

Blog

Entenda a importância das soft skills para o mercado de trabalho - UOL EdTech

content

 

Recrutadores estão valorizando mais habilidades sociais, pois elas criam ambientes de trabalho acolhedores, colaborativos e que estimulam produtividade

 

Através da tela de um computador ou celular, hoje, conseguimos facilmente aprender algo novo. Seja um idioma, uma ferramenta, ou até mesmo uma profissão. O acesso à informação aumentou as possibilidades de aprendizagem a um nível nunca antes visto, e isso fez com que as empresas passassem a procurar outras habilidades em candidatos.

 

As chamadas hard skills, que representam o conhecimento técnico de uma pessoa, não deixaram de ser importantes para os recrutadores. Contudo, atualmente, os processos seletivos estão considerando e valorizando ainda mais um outro fator: as soft skills. Elas formam a personalidade de um profissional e podem determinar a maneira de agir.

 

Um estudo realizado pelo site de recrutamento CareerBuilder mostra que 77% das empresas consideram as habilidades sociais tão importantes quanto as técnicas. Esse fato não é uma surpresa; afinal, em ambientes de trabalho cada vez mais dinâmicos, colaborativos e que demandam bastante produtividade, existem alguns comportamentos que ajudam a manter a harmonia na relação entre os colegas.

 

Ter inteligência emocional e um bom relacionamento interpessoal são algumas das competências mais valorizadas. No entanto, práticas do tipo, em geral, são desenvolvidas ao decorrer das experiências de vida; portanto, não são tão simples de aprender como as hard skills, que podem ser ensinadas com mais facilidade.

 

Para quem está insatisfeito com a própria maneira de agir ou para os que buscam ser pessoas melhores, sempre há tempo para aprimorar a forma de lidar com as situações – basta exercer a paciência e a determinação. Um bom início está na palma da mão, a partir do uso de aplicativos de produtividade, gestão de tempo, saúde mental, entre outros.

 

Mas, se o seu celular é uma ferramenta de trabalho, seja para aprender algo, potencializar a rotina ou desenvolver uma soft skill, é recomendado contratar seguro para iPhone, Samsung, Xiaomi ou demais marcas. Assim, você garante uma proteção a mais, mesmo diante de situações inesperadas.

 

Saber se comunicar, tanto na fala, quanto na escrita, está entre as competências primordiais no trabalho, pois é preciso se fazer entender, mas também compreender o outro. A empatia e a colaboração são outras habilidades capazes de criar verdadeiros laços de união entre os colegas, deixando o ambiente muito mais acolhedor.

 

Nem todos conseguem, mas a gestão de tempo, organização e flexibilidade para conseguir lidar com novas demandas ou situações que surgirem são outros exemplos que, se demonstrados, agradam bastante os recrutadores e rendem uma boa chance de destaque durante processos seletivos.

 

O segredo do sucesso no desenvolvimento das soft skills está na inteligência emocional, que, em diferentes níveis, todos temos – basta despertá-la. Há diferentes maneiras de alcançar o equilíbrio emocional; por isso, persista. Conseguir lidar com questões internas é um ato de força, e, além de contribuir com uma boa colocação profissional, também representa a busca pela evolução pessoal.