Blog

Ética nas Organizações. Como garantir que os colaboradores sigam a conduta ética definida pela organização? - UOL EdTech

content

Esses são alguns dos nomes dados às orientações sobre comportamentos que envolvem as relações humanas.

 

Tais orientações visam ao desenvolvimento da capacidade de cuidar da vida coletiva e existem em todo lugar – empresas, clubes, associações e, até mesmo, família. Elas são baseadas nos princípios e valores de um grupo e são utilizadas como uma diretriz para a convivência em determinado ambiente e/ou situação.

 

Os princípios e valores utilizados para estabelecer essas orientações, que regem a conduta da vida coletiva, correspondem à Ética de um grupo.

 

Como garantir que os colaboradores sigam a conduta ética definida pela organização?

 

Nas organizações, é muito comum vivenciar situações de conflito, em que questões éticas são levantadas. Por isso, segundo o Prof. Dr. Mario Sergio Cortella*, é importante que elas estejam preparadas para discutir o tema abertamente com todos os colaboradores e procurem adotar ações de convencimento, que envolvam os colaboradores e os façam aceitar as normas de conduta por acreditarem que é a melhor forma de cuidar da vida coletiva naquele ambiente.

 

Uma forma de auxiliar o colaborador sobre as decisões éticas do dia a dia é incentivá-lo a, diante da dúvida sobre um comportamento a ser adotado, responder a três perguntas e refletir sobre suas respostas:

 

Quero? Devo? Posso?

 

Ao ter clareza da conduta ética da organização para pautar suas respostas, o colaborador terá tranquilidade para respondê-las e tomar suas decisões.