Blog

Integração na empresa: como inserir novos funcionários?

content

A etapa de contratar um novo funcionário sempre gera expectativa nos recrutadores e colaboradores. Nunca se sabe o que esperar ao certo, como a pessoa irá se desenvolver e se ela realmente vai se encaixar no cargo. Contudo, uma forma de entender mais sobre essa pessoa e fazer que se sinta mais acolhida pela equipe é realizando uma integração na empresa.

 

Essa etapa possibilita que os colaboradores criem vínculos e se aproximem do novo funcionário, enquanto o novato começa a se adaptar ao espaço e se sentir mais familiarizado. Fazer esta imersão permite então construir um ambiente mais colaborativo, em que todos tentam se conhecer e atuar juntos.

 

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas de como você deve fazer a integração na empresa para novos funcionários. Você também entenderá a importância dessa imersão e como promovê-la no ambiente de trabalho.

Qual a importância da integração entre colaboradores?

A integração na empresa é fundamental para que os novos funcionários, em primeiro lugar, se sintam acolhidos no ambiente de trabalho. Embora eles já atuem no cargo que irão ocupar, é importante conhecer a empresa, saber como funcionam os trabalhos colaborativos e as missões e valores do negócio.

 

Além disso, essa imersão vai muito além de apresentar o novo colaborador aos demais funcionários, ela também permite que esse profissional veja como funcionam as dinâmicas da empresa e o que cada pessoa faz naquele espaço.

 

O entendimento sobre como os processos internos ajudam o novo colaborador a se familiarizar com as pessoas, atividades e conduta da empresa. 

Como promover a integração entre colaboradores?

Para que uma empresa desenvolva a integração dos colaboradores é importante que os times de RH e T&D criem treinamentos que trabalhem para apresentar as subjetividades do negócio.

 

Para isso é necessário seguir algumas etapas, que irão ajudar na aplicação de treinamentos bem desenvolvidos e que gerarão bons resultados. Veja qual é esse passo a passo:

 

Crie um plano de ação

Essa é uma prática que ajuda as empresas a criarem um roteiro sobre os seus planos de imersão. Se o negócio quer contratar novos funcionários, por exemplo, ele pode desenvolver um projeto de onboarding e depois outros processos para familiarizá-los ao ambiente de trabalho.

 

Uma forma de aplicar esse plano  é com o recurso 5W2H, que ajuda a organizar as ações que devem ser feitas durante o treinamento e como alcançá-las. Essa prática deve responder às seguintes perguntas:

  • - What? 
  • - Why?
  • - Where? 
  • - When?
  • - Who?
  • - How?
  • - How much?
  •  

Apresente a empresa, sua missão e valores

A integração na empresa deve priorizar o entendimento sobre as missões e valores. O novo colaborador precisa conhecer essa característica própria do negócio para entender o objetivo de cada projeto e respeitar todos os caminhos que são projetados no mercado.

 

Se uma das missões é investir na diversidade dentro da empresa, por exemplo, é importante que os colaboradores procurem entender sobre a importância dessa diversidade e atuem junto a essa prática.

 

Crie uma cultura de boas vindas

Uma prática muito interessante para a integração na empresa é fazer um onboarding para receber o novo funcionário.

Para isso pode ser desenvolvido uma reunião com todos da empresa, em que cada um se apresenta e mostra o que faz no ambiente de trabalho. Além disso, convidar o novo funcionário a falar de si, seus propósitos e o que procura com aquele serviço também é interessante.

 

Uma dica é criar um kit com materiais que o funcionário irá usar no cargo e presenteá-lo. Isso aumenta o conforto no ambiente de trabalho e a sensação de bem-estar. 

 

Sane todas as dúvidas

O processo seletivo nem sempre é suficiente para tirar todas as dúvidas. Por isso, durante a etapa de imersão é importante que a empresa esteja preparada para responder todas as perguntas do novo funcionário. 

 

Isso faz com que ele se sinta mais confiante para ocupar o seu cargo e consiga desenvolver melhor os projetos do negócio. Deixe tudo o mais claro e transparente possível, explicando cada etapa das atividades. 

 

Estabeleça metas claras

As empresas são feitas de metas. Logo, elas precisam dessa mensuração para manter o padrão mínimo de qualidade e para crescer no mercado. Por isso, na hora de integrar um novo funcionário é importantíssimo estabelecer as metas e mostrá-las claramente, sem nenhum ruído na comunicação.

 

Com essa informação bem explicada, o colaborador consegue se desenvolver mais rápido e gasta menos tempo com a adaptação às dinâmicas da empresa. 

 

Um exemplo bastante didático: uma loja de tinta precisa vender 100 mil reais em produtos por mês para bater o lucro planejado. Nesse caso, os dois funcionários precisam então chegar a meta de 50 mil de vendas cada um para que esse objetivo seja alcançado. 

 

Invista em eventos de integração

As empresas nem sempre fazem uma integração com os novos funcionários. Em negócios de pequeno porte, é comum a apresentação para as pessoas do mesmo time. 

 

Porém, quando se trata de uma média ou grande empresa, às vezes só é comunicado a entrada de um novato e qual cargo que ele irá ocupar.  

 

Para fazer imersão entre colaboradores e facilitar essa reunião de todos os funcionários é interessante fazer uma integração virtualmente, por meio de uma plataforma de treinamentos. 

 

Um happy hour virtual é uma opção bastante interessante, que permite que todos participem do evento e conheçam o novo ou novos funcionários.

 

Ofereça treinamentos diferenciados

Por fim, é de suma importância que a empresa ofereça treinamentos diferenciados, que fujam do convencional e entreguem uma proposta mais atualizada com as missões do negócio e com as funções que envolvam o cargo que a pessoa irá trabalhar.

 

A aplicação de um onboarding bem elaborado pode suprir essa necessidade inicial, já que ela ajuda o funcionário a entender como o ambiente de trabalho funciona e como é preciso se desenvolver para conquistar mais espaço na empresa e no mercado.

Conclusão

Como vimos, a integração na empresa é uma etapa extremamente importante para que o novo colaborador se sinta parte daquele ambiente de trabalho. Para os colaboradores antigos, é a oportunidade de colaborar com o andamento do trabalho, mas respeitando as missões e valores do negócio. 

 

Nós podemos ajudar o time de T&D a desenvolver um onboarding completo, com tudo que é necessário para integrar o colaborador ao ambiente de trabalho!

 

O UOL EdTech oferece soluções digitais e multiexperiências de aprendizagem para os funcionários de uma empresa. Para saber mais, conheça as nossas soluções!