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Liderança situacional: o que é e como promover na sua empresa?

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A figura de um líder é primordial para criar um espaço de trabalho saudável e evolutivo. Mesmo que existam vários chefes dentro de um mesmo setor, o ato de liderar é completamente diferente e apenas algumas pessoas desempenham essa função com maestria no mercado. A liderança situacional é uma das formas mais eficientes de realizar este serviço. Essa estratégia busca colocar situações cotidianas como base para o ensino.

 

Imagine que no ambiente de trabalho existam problemas em comum entre os funcionários sobre as funções de um software. A liderança situacional busca criar um conteúdo que tire todas as dúvidas em relação ao sistema e que evite treinamentos longos, com informações que não são relevantes para o momento. 

 

Neste artigo, vamos discutir como funciona esse modelo comportamental de líderes dentro do meio corporativo e entender como a liderança situacional pode beneficiar uma empresa e como ela funciona na prática.

 

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! 

O que é liderança situacional?

Muito provavelmente você já viu no mundo corporativo pessoas que entram numa empresa, mas que possuem ritmos diferentes para aprender as suas funções. Para aproximar o nível de aprendizagem entre os colaboradores, uma opção é pegar situações da rotina de trabalho, como um computador com problemas, e aplicar conteúdos que mostrem o que fazer e quando buscar ajuda de outros profissionais.

 

Com essa ideia em mente, a liderança situacional adapta o seu comportamento às diferentes situações para que o seu gerenciamento seja adequado para todos os públicos. É uma maneira de levar uma boa experiência de aprendizagem por parte da liderança para os colaboradores.

 

A procura para se adequar a este ambiente é uma maneira de se habituar ao lugar e aceitar novos desafios. Com isso, torna-se mais fácil aplicar otimizações na empresa em relação ao líder-liderado.

Como a liderança situacional beneficia uma empresa?

As empresas que adotam a medida de liderança situacional apostam em situações cotidianas que acontecem dentro do ambiente de trabalho. Essa racionalidade mostra que o RH se preocupa com o dia a dia dos colaboradores e que quer implementar uma pessoa realmente ativa e participativa para ajudar no desenvolvimento da empresa.

 

Por meio deste modelo podemos ver alguns benefícios que fazem bastante diferença para o meio corporativo. São eles:

 

Melhorias na comunicação

Para que uma empresa cresça e se desenvolva da maneira mais eficaz, é primordial que a comunicação esteja muito bem alinhada. Com o home office, o problema no relacionamento entre colaboradores prejudicou muitos fluxos de atividades e obrigou líderes a interferirem de maneira mais assertiva para solucionar esses problemas.

 

Por isso, a liderança situacional precisa estar atenta a cada voz dentro dos setores para que elas sejam transformadas em atitudes e numa comunicação ativa. Isto faz com que o líder melhore o círculo de relacionamento dentro da empresa dependendo de cada situação.

 

Fortalecimento do clima organizacional

Uma liderança situacional precisa vir com atitudes que fortaleçam o clima organizacional no ambiente de trabalho.

 

Por meio das capacitações dos funcionários, é possível criar um vínculo e descobrir novas habilidades entre líderes e colaboradores, de maneira que ajude principalmente no fortalecimento e na proximidade entre pessoas dentro da empresa.  

 

Essa melhora no clima organizacional implica no desenvolvimento de atividades com mais precisão, já que o diálogo se torna mais aberto, além de refletir diretamente na otimização de serviços realizados em equipe e que envolvam os líderes e liderados.

 

Construção de uma equipe focada

Outro benefício da liderança situacional é uma equipe mais focada, já que a todo instante temos o apoio de um líder que está ouvindo os colaboradores e disposto a ajudar em qualquer cenário que surgir dentro da empresa.

 

Ter uma pessoa especializada, com capacidade de liderança e disposição para superar os desafios diários pode formar um time muito mais empenhado, produtivo e voltado para o seu trabalho.

Como a liderança situacional funciona na prática?

Para que a liderança situacional funcione na prática de uma empresa, é primordial que esse líder seja treinado para enfrentar duas situações: o lado emocional do colaborador e as questões relacionadas às atividades do ambiente de trabalho.

 

Caso a figura de liderança foque apenas na parte emocional, certamente ela dará ouvidos para os colaboradores, usará da voz de todos os funcionários para desenvolver melhorias na empresa, mas não trará nenhum benefício relacionado às tarefas.

 

É fundamental que este responsável saiba gerir o papel de líder alinhando questões emocionais dos funcionários e situações ligadas às tarefas cotidianas do trabalho, como produtividade, organização e outros pontos técnicos.

 

Diferencie liderança de chefia

É necessário ressaltar em meio a isso que existe uma diferença enorme entre liderança situacional e chefia para circunstâncias que acontecem na empresa. Muitas vezes comparamos a figura de um líder com a de um chefe. Porém, apesar dos empresários tratarem dessa maneira, sabemos que não é bem assim.

 

Se você trabalha no setor de RH, contrate uma pessoa capacitada a incentivar e engajar outros colaboradores, que seja preparada para trabalhar com diversos cenários, situações e até mesmo desafios dentro da empresa.

 

O chefe é a imagem autoritária, que apenas manda e não mostra como crescer. O líder, porém, é a figura que muda o ambiente de trabalho e mostra o caminho certo para evoluir dentro da empresa. 

Conclusão

Por tudo o que destacamos até aqui, é primordial que as empresas entendam a importância de investir em profissionais que deem suporte dentro do ambiente de trabalho e que estejam sempre dispostos a ajudar o fortalecimento de um negócio. 

 

A metodologia de liderança situacional é uma excelente forma de aplicar isto e o UOL EdTech pode te ajudar nessa empreitada! Por meio da nossa plataforma é possível que os líderes tenham acesso e acompanhem o desenvolvimento de cada funcionário e analisem os resultados dos liderados. Com isso, conseguimos entender como foi o desempenho dos treinamentos.