Blog

Mentoria profissional: o que você precisa saber - UOL EdTech

content

Onde você quer estar daqui a 5 anos? Se você nunca parou para pensar de verdade sobre essa pergunta, talvez você precise de mentoria. A mentoria profissional é um formato de liderança que ajuda profissionais a desenvolver suas carreiras de maneira estratégica, destacando características individuais para exponencializar os resultados.

 

Para quem a mentoria profissional é indicada?

 

A mentoria é indicada para todos os profissionais, independente de qual etapa da carreira ele esteja. É importante apenas que este profissional esteja interessado em desenvolver uma estratégia de carreira para si. Na mentoria os profissionais passam a ser protagonistas de suas carreiras. O processo de mentoria é extremamente interessante para quem que querem circular por diversas áreas, aprender novas formas de trabalho e desenvolver habilidades. O papel do mentor é ajudar esse profissional a tirar o maior proveito dessa flexibilidade da empresa e do mercado de trabalho no geral.

 

Devo ter um programa de mentoria na minha empresa?

 

Como a mentoria visa o desenvolvimento do profissional a ser assessorado, o ideal é dar ferramentas para que a liderança possa servir de mentoria, mas deixar o profissional livre para escolher seu mentor.

Na relação entre lider e liderado, contudo, ações de mentoria podem ser trabalhadas para aumentar a produtividade, reduzir atritos ou mesmo desenvolver melhor o clima e a cultura da empresa. Alguns exemplos de ação de mentoria são bem próximos aos de gestão de singularidade:

 

– feedback 360;
– programas de treinamento específicos;
– desenho do plano de carreira na estrutura organizacional;
– metas individuais de acordo com as habilidades e nível do profissional.

 

Como escolher um mentor?

 

Para encontrar um bom mentor, é importante inicialmente identificar um bom líder. Alguém que seja uma influência pessoal para você e que consiga entender os desafios pessoais e de carreira que você tem. Se for seu líder imediato, tanto melhor, porque é uma pessoa inserida no seu dia a dia.

 

É importante também que você não tenha medo de pedir ajuda e direcionamento no processo de mentoria. E esteja preparado para feedbacks que podem não ser muito bons ou fáceis. Trabalhar seus pontos de melhoria são o primeiro passo para desenvolver sua carreira de maneira sólida e estratégica. Esse é o papel do mentor – direcionar o seu crescimento.

 

Mentoria é o terceiro tema da série de artigos sobre Liderança que o UOL EdTech está realizando no mês de fevereiro. O tema também faz parte do catálogo Leading the change – Sapiência 2022.

Para conhecer mais do catálogo Sapiência 2022, clique aqui.