Blog

Metodologia OKR: como implementar durante o trabalho remoto

content

Além de questões relacionadas com a saúde, o isolamento social obrigou que as pessoas adotassem o regime de trabalho home office e que as empresas se adaptassem rapidamente a este modelo. Nesse cenário, a metodologia OKR foi uma aliada do RH na hora de adequar todos os colaboradores a essa nova realidade.

Se você procura aplicar a metodologia OKR no home office, vamos apresentar neste artigo como essa estratégia funciona, como ela pode ser implementada e como é possível alavancar os resultados de uma empresa por meio dela. Boa leitura!

Faz sentido aplicar a metodologia OKR no home office?

Com a mudança repentina em que a sociedade se viu por conta da pandemia do coronavírus, muitas pessoas não conseguiram absorver as alterações e tiveram dificuldades para se adaptar à essa nova realidade. Em relação ao trabalho, o serviço remoto nunca tinha sido experimentado por grande parte das empresas, mostrando que essa seria uma missão bastante desafiadora.

Aplicar a metodologia OKR pode ser a melhor opção para este momento, pois o maior problema no serviço remoto está relacionado com o entendimento e compreensão das tarefas, além da comunicação efetiva entre os colaboradores.

Porém, com essa estratégia torna-se mais fácil manter este vínculo entre os funcionários, além de ser mais objetivo em relação aos serviços que devem ser desempenhados dentro da empresa. Aplicar a metodologia OKR no home office faz total sentido quando pensamos nessas características.

Como funciona a metodologia OKR?

A metodologia OKR funciona com reflexão sobre a educação corporativa dentro da empresa, onde a equipe de RH deve criar um engajamento entre os funcionários e alinhar todas as ideias, sejam para o desenvolvimento de tarefas ou até mesmo sobre como fazer um serviço em grupo.

A proposta do OKR, sigla em inglês para Objectives and Key Results (que pode ser traduzido como objetivos e resultados chave), é de mensurar os objetivos e resultados de uma empresa de maneira descomplicada para que todos possam entender e que não fique nenhuma lacuna nestas informações. 

Podemos dizer que essa é uma maneira de facilitar o acesso às informações dentro da empresa para que os colaboradores entendam melhor suas tarefas, as métricas do negócio, além de outros dados que antes eram repassados com ruídos na comunicação. 

Como implementar a metodologia OKR de forma remota? 

A metodologia OKR pode ser implementada através de inovações tecnológicas que proporcionam aos colaboradores não somente a chance de trabalhar fora do escritório, como também de acompanhar treinamentos, capacitações e demais atividades.

Veja quais são as formas de implementar a estratégia OKR e como ela pode ser benéfica:

 

Use ferramentas de comunicação

Em primeiro lugar, para otimizar o relacionamento entre os colaboradores dentro de uma empresa é primordial adotar ferramentas de comunicação, visto que elas vão auxiliar na proximidade dos mesmos.

Alguns aplicativos de comunicação como o Slack, por exemplo, são excelentes para substituir o informal WhatsApp e priorizar uma ferramenta corporativa para discussões. Além disso, plataformas como Trello, Asana e Monday podem também ajudar na organização das tarefas.

 

Crie rituais de controle e acompanhamento

É fundamental que o RH crie rituais de controle e acompanhamento para saber se os colaboradores estão desenvolvendo as suas funções da maneira correta. Esta não é uma maneira de vigiá-los e tirar o mínimo de autonomia no serviço, mas sim uma forma de monitorá-los e estar disponível em caso de qualquer dificuldade ou problema.

 

Mantenha conversas frequentes com a equipe

Mesmo que as equipes estejam distantes fisicamente, a metodologia OKR exige que você mantenha conversas frequentes com as equipes para saber o nível de satisfação com o trabalho, como andam os processos internos, entre outras situações que podem acontecer dentro deste serviço.

Essa é uma maneira de ficar atento ao que acontece com o nome da empresa e também de criar vínculos com os colaboradores.

 

Incentive o compartilhamento de novas ideias

Mesmo que todos estejam à distância, é primordial que o RH incentive que os colaboradores participem ativamente do desenvolvimento de novas ideias para que a empresa continue a se atualizar e que dê ouvidos aos seus funcionários. Escutar os colaboradores é uma maneira de criar aos poucos novidades para a empresa e mostrar que cada colaborador é importante para aquele espaço e que todos fazem parte deste projeto de inovação. 

 

Realize T&D à distância

Por fim, busque realizar T&D à distância, com sistemas especializados neste serviço e que levem o verdadeiro sentimento de aprendizagem para o home office de cada colaborador.

Caso os funcionários não estejam acostumados com este tipo de capacitação, busque aplicar estratégias de microlearning para que eles absorvam as informações aos poucos e fiquem ainda mais qualificados para o serviço. 

Como alavancar os resultados da empresa com a Metodologia OKR?

Já que tivemos um decréscimo bastante significativo em 2020, uma das propostas em adotar a metodologia OKR é de alavancar os resultados de uma empresa - mesmo que ela ainda esteja em regime home office.

Separamos aqui as principais estratégias da OKR que o RH deve colocar em ação para que os números se tornem positivos e que você veja mudanças expressivas em todos os setores. São elas:

 

Simplicidade nas ações

O primeiro passo para que a metodologia OKR seja aplicada é ter simplicidade nas ações. Para que todos os colaboradores estejam alinhados e entendam as tarefas que são destinadas, os responsáveis devem descrever cada função de forma simples e didática. Sem isso, pode acontecer de uma equipe ficar perdida e perder-se no desenvolvimento. 

 

Foco no que realmente importa

Além disso, essa estratégia deve focar somente no que importa dentro da empresa. O RH precisa mostrar aos colaboradores que demais atividades que não são de sua responsabilidade não devem entrar na lista e atrapalhar a elaboração de outras tarefas. 

 

Envolvimento de toda a equipe

Todos de uma equipe, sem exceções, devem participar da metodologia OKR. Mesmo que alguns tenham mais facilidade para entender as informações, os colaboradores precisam estar sintonizados para que nenhuma informação fique de fora e para que todos estejam no mesmo nível de engajamento para realizar o serviço. 

 

Mensuração prática dos resultados

Para saber se esta estratégia realmente está sendo eficaz, o RH deve fazer uma mensuração sobre os resultados e analisar quais foram os pontos mais altos e baixos dessa aplicação. Com isso é possível entender onde a metodologia está ajudando e se ela está deixando alguma pendência dentro da  organização de lado. 

 

Ciclo de aprendizagem

A aplicação da metodologia OKR deve criar um processo de aprendizagem dentro da empresa. O setor de RH precisa sempre oferecer treinamentos e demais capacitações para que os colaboradores entendam essa nova forma de comunicação e que não se dispersem e percam no serviço home office. 

Conclusão

Se você faz parte do RH ou até mesmo é dono de uma empresa, aproveite este momento para repensar sobre a aplicação da metodologia OKR entre os colaboradores. Os treinamentos e desenvolvimentos também são excelentes ferramentas e podem ajudar na adaptação e qualificação destes funcionários.

Aproveite para conhecer mais sobre o UOL EdTech e veja como podemos ser o seu parceira ideal, com uma aprendizagem única para a sua empresa. Saiba sobre as nossas soluções!