Blog

Mundo BANI: 5 motivos para capacitar seus colaboradores AGORA! - UOL EdTech

content
 

Você já deve ter ouvido falar em BANI, mas, se não ouviu, ele é uma espécie de “evolução” do famoso mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

Nesse contexto, BANI (frágil, ansioso, não-linear e Incompreensível) representa muito melhor a nossa realidade atual, pós crise mundial de saúde. Ele representa uma aceleração absurda e inesperada em termos de tecnologia, comportamento humano e conexões.

 

Mas, no fim do dia, o que isso tudo significa? Existem alguns estudos importantes sobre esse tema que talvez você deva ler. Mesmo assim, vou resumir de forma prática em 5 pontos principais:

 

  • O mundo acelerou em 1 ano transformações previstas para 2 décadas.

 

O home office se tornou o principal modelo de trabalho para 43% das empresas brasileiras. Ao mesmo tempo, temos cerca de 60% dos funcionários trabalhando de casa, em home office que, mesmo involuntário, veio para ficar.

[fonte BTA]

 

  • Por causa disso, fomos “obrigados” a mudar nossa forma de nos comunicar, conectar, agir e trabalhar. O impacto disso? Nosso repertório e conhecimento prévio precisa ser, no mínimo, atualizado.

15 competências para ressignificar e atualizar:

[fonte Fórum Econômico Mundial]

 

  • Para continuarmos relevantes no mercado de trabalho, é necessário adaptar todo ou de grande parte do nosso conhecimento prévio e de competências desenvolvidas! Do contrário, não conseguiremos ter os resultados esperados.

Veja que 14% dos colaboradores no mundo precisam requalificar (aprender novamente) TUDO o que sabem, conhecem e aplicam, enquanto 40% precisam requalificar apenas PARTE do que sabem, conhecem e aplicam. Os 46% restantes não precisam descartar nenhum conhecimento prévio, mas precisam URGENTEMENTE ressignificar TUDO o que sabem, conhecem e aplicam.

[fonte McKinsey Global Institute]

 

  • A mudança complexa gera inquietação, ansiedade e nos exige mais foco, energia para adaptação e criatividade.

De acordo uma pesquisa realizada pela Talenses, em parceria com a Fundação Dom Cabral, foi possível mapear que os colaboradores estão com a sensação de que a carga de atividades em casa aumentou 51% em relação à rotina do escritório.

Além disso, 33% dos entrevistados afirmam que têm se sentido mais esgotados por conta do acúmulo de funções e 28% reconhecem que estão se forçando a trabalhar mais para se sentirem mais produtivos.

[fonte]

 

  • Esse movimento de mudança não vai mais parar. Vai, no mínimo, acelerar. Por isso, é necessário estar aberto a novas formas de fazer, novas experiências e aprender constantemente, todos os dias.

A procura por capacitação e ensino a distância cresceram absurdamente desde 2020, por motivos óbvios: era a única alternativa disponível para continuar a formação e capacitação, seja acadêmica, seja corporativa. Uma recente pesquisa sobre o cenário das startups no Brasil revelou que uma das áreas com expressivo número de buscas foi justamente a de softwares educacionais.

 

 

O reflexo disso foi o aumento pelo interesse de requalificação, onde cerca de 54% dos colaboradores afirmaram buscar continuamente cursos para se atualizarem e 25% desses entrevistados vão além e iniciaram cursos acadêmicos para formação, como pós-graduações e MBAs. Um salto considerável no hábito de aprender e relevância do conhecimento.

[fonte]

 

Para concluir, você deve ter percebido que, mais importante do que o significado das letras B A N I, é compreender a importância de revisitar TODO o nosso conhecimento prévio, avaliar o que precisamos descartar para aprender algo novo e o que podemos adaptar para o cenário atual.

 

Nosso conhecimento não será perdido, claro que não! Mas a aceleração tecnológica e necessidade de adaptação criam a urgente realidade de reaprendermos constantemente, o mais rápido possível para responder ao novo cenário com resultados atingidos. Hoje, recapacitação e requalificação são mais urgentes do que em qualquer outra virada de chave em nossas vidas.

 

Você está preparado? Sua equipe está pronta? A empresa apoia o desenvolvimento dos colaboradores para esse enorme desafio?

 

A equipe de treinamento e RH não precisa desenvolver tudo sozinha! Para apoiar nessa jornada capacitação IMEDIATA para uma resposta ágil, o UOL EdTech criou uma coleção que apoia o desenvolvimento e requalificação:

 

Não espere o mundo mudar novamente para preparar os seus colaboradores e manter a empresa competitiva e adaptada ao mercado.

 

A solução é disponibilizar o mais rápido possível soluções rápidas, descomplicadas e eficientes para recapacitar as pessoas e recuperar competitividade no novo mercado.