Blog

O que é ambiente virtual de aprendizagem e como aproveitá-lo?

content

Vivemos nos dias de hoje a transformação digital. Este já era um processo que acontecia em passos lentos no mundo, mas que acelerou-se drasticamente no ano de 2020 devido à necessidade de se adaptar ao regime remoto durante a pandemia do Covid-19. 

 

Com isso, as empresas buscaram formas de se adaptar às tecnologias e continuarem com o desenvolvimento das suas atividades de forma atualizada. Nesse novo cenário, muitas empresas começaram a pesquisar mais sobre o que é ambiente virtual de aprendizagem e como aproveitá-lo diante desse novo sistema de trabalho remoto.

 

Este artigo vai ajudar você, responsável pelas inovações e otimizações dentro das empresas, entender o que é o ambiente virtual de aprendizagem e qual a importância deste meio para o desenvolvimento dos colaboradores. Também mostraremos os benefícios dessa nova forma ferramenta e como funciona este ambiente.

O que é ambiente virtual de aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é um espaço onde os estudantes realizam todas as suas atividades de estudo e desenvolvimento, como aulas, treinamentos, provas ou testes. Hoje, o AVA é utilizado principalmente por universidades e empresas para oferecer cursos online. Do lado profissional, muitas organizações optaram por realizar cursos online e treinamentos remotos através dessas plataformas, garantindo mais agilidade e eficiência na hora de desenvolver os seus colaboradores. 

Qual sua importância para o conhecimento dos colaboradores?

A digitalização das nossas atividades vem mudando a forma como lidamos com a tecnologia diariamente. A aceleração exigida na pandemia para a maioria das empresas fez com que elas repensassem como seriam disponibilizados  conteúdos, atividades e demais formas de gerar aprendizagem durante a atuação remota. A solução veio através de plataformas online, como as soluções do UOL EdTech, que permite que o colaborador se especialize de forma assíncrona no seu ritmo.

 

Além de ser uma ótima forma para levar o conhecimento a todos os lugares, esse é um sistema ideal, principalmente, para quem busca aplicar técnicas de andragogia dentro das empresas.

O que ocorre no ambiente virtual de aprendizagem?

Se você ainda não adotou essa forma de treinamento dentro de sua empresa, vamos mostrar como o ambiente virtual de aprendizagem pode trazer benefícios para a sua empresa e como você deve aplicar essa estratégia!

 

Por isso, aproveite para pegar uma caneta e um papel, pois todas as informações a seguir são de suma importância. Veja quais são: 

 

Estimula o protagonismo

O colaborador que é submetido ao ambiente virtual de aprendizagem tem o seu protagonismo estimulado. Isso faz com que ele enxergue e invista na sua própria atuação e que busque sempre novas aprendizagens.

 

Além disso, a necessidade de se organizar em casa, sem uma pessoa ao seu lado para dizer o que e quando deve ser feito, é outra maneira de estimular esse protagonismo. 

 

Revisão e fixação do conteúdo

Com uma plataforma de aprendizagem virtual é possível disponibilizar conteúdos de revisão e outros materiais que ajudem na retirada de dúvidas, estudos mais aprofundados e até mesmo para fazer um pente fino em tudo que foi apresentado.

 

O grande diferencial em relação aos materiais passados de forma física é a facilidade de acessar os documentos e salvá-los em um único espaço, sem não gastar espaço na sua casa e abarrotar de papéis e mais papéis.

 

Análise de dados educacionais

Já que há um software envolvido atrás disso, é possível que o RH analise os dados educacionais dos colaboradores por meio de participações, testes e outras ferramentas que são disponibilizadas neste sistema. 

 

A frequência nos treinamentos, o resultado em testes e até mesmo a participação com perguntas dentro da plataforma são algumas das possibilidades que os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos têm e podem utilizar como ferramenta de análise.

 

Podemos dizer, em outras palavras, que essa é uma forma de acompanhar o resultado dos funcionários e realizar um relatório de desempenho. 

 

Personalização do ensino

Sem dúvidas, este é um dos maiores benefícios na hora que alguém pesquisa sobre o que é aprendizagem em ambiente virtual. 

 

A personalização do ensino, podendo assistir aos treinamentos a hora que quiser, no lugar que tiver vontade e ainda ter a possibilidade de tirar dúvidas no momento que achar ideal mostra que o conhecimento está a um passo do colaborador e que basta ele apenas escolher a hora certa.

 

Mais segurança e controle

Por meio de um sistema com materiais, conteúdos e outras ferramentas de ensino é possível ter mais controle sobre o que você estuda em um dia e deixa para fazer em outro. Além de oferecer mais segurança em relação a onde você guarda anotações e tarefas.

 

Conteúdo responsivo

Por fim, com uma parceria que realmente seja de qualidade, a plataforma de aprendizagem virtual pode levar um conteúdo responsivo, que realmente gere novas habilidades nos colaboradores e que faça eles se desenvolverem cada vez mais. 

Conclusão

Vimos, então, que a plataforma de aprendizagem virtual é uma excelente ferramenta para o meio corporativo e que pode ajudar positivamente no desenvolvimento de novas habilidades entre os colaboradores. Mesmo que exista ainda aplicações presenciais, essa é uma modalidade que cresce cada vez mais e que mostra seus benefícios a todos.

 

Para quem está em busca de um serviço como esse, o UOL EdTech é a melhor opção do mercado! Somos uma empresa especializada em levar uma aprendizagem única para dentro do seu negócio e temos diversos cases de sucesso no mercado.

 

Se você agora sabe o que é ambiente virtual de aprendizagem e está a fim de investir nisso para as equipes da empresa em que trabalha, conheça as nossas soluções!