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Por que o SXO é uma grande aposta de sucesso para os negócios?

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Entenda como funciona estratégia e como implementá-la em conjunto com outras ferramentas digitais

 

Certamente, você já ouviu falar sobre a experiência do usuário (UX) ou mesmo sobre a sigla SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca). Ambos os mecanismos são muito importantes dentro do mundo corporativo e têm ganhado relevância ao longo dos últimos anos, uma vez que possibilitam o crescimento digital dos negócios. No entanto, nos últimos tempos, uma outra sigla tem feito sucesso e seu uso se provou bastante eficiente na transformação digital das empresas, especialmente após a pandemia: o SXO.

A sigla, criada em 2015, nada mais é do que uma junção entre o UX e o SEO e significa Search Experience Optimization (Otimização da experiência de busca). Em linhas gerais, significa dizer que o SXO vem para unir uma melhor colocação nos mecanismos de busca, para ser bem notado pelos algoritmos, com uma experiência agradável ao usuário – tudo pensado de maneira fluida, orgânica e intuitiva.

O SXO na era da experiência do cliente

Em um momento no qual a experiência é o grande acerto do momento, o SXO desempenha um papel importantíssimo na jornada de compra do consumidor. Isso ocorre porque, independentemente do serviço ou produto ofertado, vivemos um momento em que é preciso antes adaptar os negócios aos ambientes digitais e jogar o jogo, conforme as regras – o que implica dizer que uma marca que não se adequa às ordens dos algoritmos tem o dobro de dificuldade para se destacar e alcançar o maior número de usuários possível.

Assim, o SXO aparece como uma estratégia que não apenas molda todo o negócio dentro das regras dos algoritmos – e ajuda a manter o negócio na tão sonhada primeira página do Google –, mas também se preocupa com a experiência do usuário durante sua busca. Tudo isso ocorre de maneira orgânica, ou seja, uma construção que não é dependente do pagamento de anúncios para garantir um resultado satisfatório.

As vantagens do uso dessa estratégia são inúmeras, mas uma das mais relevantes é poder proporcionar ao consumidor algo que vai além da facilidade de busca: uma experiência positiva, sem fricções, intuitiva e fluida como nunca.

O que o SXO tem a ver com a omnicanalidade?

Você pode se perguntar qual é a relação e o que é omnichannel combinado com SXO. Bem, ocorre que a estratégia se relaciona muito bem com outras ferramentas que garantem a personalização da experiência, e a omnicanalidade é uma delas. Assim, promover um atendimento no qual o usuário pode se relacionar com a marca, por meio de vários canais – e-mail, WhatsApp, redes sociais, telefone, entre outros – e de maneira integrada, pode ser um bom incremento para uma jornada e experiência do usuário mais satisfatória.

Há de se notar, portanto, que o SXO só é possível mediante à mudança de mentalidade dos negócios, uma vez que é baseado quase que inteiramente na estratégia de centralidade do usuário (customer centric). Afinal, a experiência é criada a partir do usuário, e é justamente por esse motivo que essa estratégia tem conquistado o coração das empresas.