Blog

Quais são os tipos de cursos EaD mais comuns?

content

Seja pela rotina mais corrida ou pela necessidade de se manter em isolamento social, as pessoas viram que era preciso aderir à transformação digital e adotar novos recursos para estudar e realizar capacitações.

 

Os primeiros registros de ensino a distância é de 1728, quando um professor de taquigrafia de Boston divulgou os seus serviços por meio do jornal local e ofereceu o material que ensinava para pessoas de qualquer lugar do mundo. Hoje em dia essa modalidade também é comum dentro das empresas e com novas tecnologias envolvidas.

 

Neste artigo, vamos discutir quais são os tipos de ensino a distância que existem atualmente e que podem servir de ferramenta de aprendizagem para o meio corporativo.

Quais os tipos de ensino a distância?

Até meados de 2005, o EaD gerava muito preconceito por parte dos estudantes. Muitos acreditavam que a qualidade dos cursos oferecidos nessa modalidade era bem inferior em comparação com o ensino presencial. Mas, de lá para cá, muitas coisas mudaram.

 

Quando falamos em cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo, as instituições de ensino começaram a criar  metodologias próprias de ensino e também investiram tecnologia para oferecer a melhor experiência possível - uma experiência, inclusive, que pode ser superior àquela do ensino presencial.

 

Alguns dos tipos de cursos EaD disponíveis no mercado são:

 

Graduação e pós-graduação

Os cursos de graduação e pós-graduação são os mais procurados na modalidade EaD. Eles buscam ensinar e preparar uma pessoa para atuar em uma área no mercado de trabalho. Segundo o Censo EaD.BR 2019-2020, realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o número de alunos matriculados na modalidade EaD cresceu de 8.027.297 em 2015 para 8.603.824 em 2019.

 

Muitas instituições de ensino superior acabam investindo no desenvolvimento de tecnologias mais complexas e que ofereçam uma experiência completa para o estudante. A Anhembi-Morumbi, por exemplo, tem uma série de cursos que utilizam laboratórios virtuais ou momentos de realidade virtual para tornar mais imersiva e prática a aprendizagem.

 

Cursos de extensão, atualização e livres

Os cursos de extensão, atualização e livres partem do pressuposto de que o estudante já conhece determinado assunto, mas precisa de informações complementares para se aprofundar ou atualizar o conhecimento.

 

Alguns cursos de extensão ou livres não exigem conhecimento prévio do tema. Porém, os cursos de atualização pedem, no ato de inscrição, um diploma de graduação ou pós-graduação, dependendo do tema a ser trabalhado.

 

Cursos de aperfeiçoamento, capacitação e treinamentos

Os três cursos são extremamente comuns dentro das empresas e trazem algumas especificidades particulares. Porém, todos procuram ensinar habilidades específicas ou atualizar o colaborador com novidades sobre um assunto já conhecido.

O que levar na hora de construir o seu programa de T&D a distância?

Ao optar pela modalidade EaD nos programas de T&D, é essencial prestar atenção em diversos pontos. E aqui não falamos apenas da escolha da plataforma, mas em entender o que o programa deverá abordar e quais são as estratégias para que os colaboradores participem ativamente do treinamento oferecido.

 

Os principais itens que devem ser levados em consideração são:

  • - Em primeiro lugar, é essencial identificar quais são as carências de aprendizagem dos colaboradores. O que essas pessoas precisam ou querem aprender? Quais são as necessidades para a evolução do desempenho dos colaboradores? Como posso incentivá-los com os programas de T&D?
  • - Planeje todo o treinamento: entenda quais são os pontos que deverão ser resolvidos, considere o perfil dos colaboradores e defina o formato ideal para construir um treinamento.
  • - Na hora de produzir o conteúdo, tente fazer isso com o máximo de qualidade possível. Se você não tiver um orçamento específico para produzir conteúdo internamente, faça um trabalho de curadoria.
  • - Torne os seus conteúdos acessíveis! A maioria das empresas conta com pessoas com algum tipo de deficiência auditiva e visual. Invista em conteúdos que tenham tradução por libras ou audiodescrição.
  • - Ofereça os recursos necessários para que seus colaboradores tenham acesso ao seu programa de T&D. Uma plataforma completa e com cursos incríveis, como o UOL EdTech, pode ser a solução para concentrar tudo num único lugar e oferecer a melhor experiência no processo de aprendizagem.
    - Mensure o impacto do seu curso e ofereça atualizações constantes. O ideal é fazer um trabalho de análise de dados, entendendo o engajamento e a busca dos colaboradores no programa de T&D. Também é legal pensar em formas de manter os seus programas com informações atualizadas. O microlearning, por exemplo, pode ser uma solução para não precisar refazer um curso por inteiro.