Blog

Quais soft skills são mais valiosos para uma startup?

content

A startup é um modelo de negócio que está em alta, e vem com a promessa de revolucionar o mercado com novas soluções. Mas, assim como no caso dos profissionais, essas empresas também precisam possuir habilidades para se dar bem no mercado.

Diariamente, os profissionais lidam com diferentes desafios relacionados à sua profissão, no entanto, também existem situações semelhantes que acontecem todos os dias, independentemente de seu cargo ou área de atuação.

Por exemplo, todo profissional lida com pessoas, mesmo quando faz home office ou atua como freelancer. Em algum momento, essa pessoa vai ter que lidar com parceiros, colegas de trabalho, líderes, entre outros.

Pelo fato de termos contato com pessoas todos os dias, é fundamental que saibamos lidar com diferentes personalidades, opiniões e experiências.

Também podemos usar como exemplo a produtividade, pois sempre vamos encontrar alguém que não se sente produtivo porque está com muitas tarefas, dentre outros motivos.

Esses são alguns exemplos que exigem empatia por parte de todos, e esta soft skill também deve fazer parte das startups que querem crescer no mercado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é uma startup, como a soft skills podem ajudar a alavancar esse tipo de negócio, além de mostrar quais são as principais habilidades nesse contexto. Acompanhe!

O conceito de startup

Apesar de startup ser um termo bastante recente, ele já se tornou muito conhecido, mas poucos realmente sabem o que ele quer dizer.

A maioria acredita que uma startup é aquela empresa que está começando no mercado. De fato, a maioria dos negócios desse tipo está começando, mas este não é o conceito da palavra.

Ao contrário de um grande fabricante de bateria heliar 60 a, chamamos de startup as organizações que possuem um modelo de negócio repetível e escalável.

São organizações inovadoras e que dependem da tecnologia para seu funcionamento, além disso, são formadas por pessoas com um grande perfil empreendedor.

Existem diferentes tipos de startups, como as B2B (Business to Business). Esse tipo de negócio tem como foco outras empresas, ou seja, ele oferece soluções para outras organizações.

Podemos citar como exemplo os fornecedores de lojas, fabricantes de produtos de limpeza que vendem para supermercados, desenvolvedores de softwares de gestão, e assim por diante.

Outro tipo de startup bastante comum é o B2C (Business to Consumer), que tem como foco o consumidor final, e dentre os exemplos desse tipo de negócio, temos:

  • Supermercados;
  • Lojas de roupas;
  • Restaurantes;
  • Padarias.

No caso das startups, existem muitas empresas com foco no consumidor final, como no caso dos motoristas de aplicativo.

Por fim, também é possível encontrar startups que são B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer), que são aquelas que vendem para empresas e consumidores finais.

Mas, independentemente do seu tipo de startup ou dos serviços que ela presta, como lavagem de tapetes residenciais, é fundamental que conte com algumas soft skills para melhorar os negócios.

Como as soft skills podem ajudar as startups

As soft skills são habilidades emocionais que melhoram o ambiente de trabalho. Por conta disso, qualquer empresa precisa desenvolver esse tipo de inteligência dentro do seu negócio.

Dentre as soft skills mais comuns, temos as habilidades de comunicação, liderança, postura ética, entrega de soluções criativas, bom gerenciamento do tempo, saber solucionar conflitos e conseguir trabalhar em equipe.

Essas habilidades são muito importantes para as startups porque o ambiente corporativo muda continuamente. Por conta disso, não basta ter apenas conhecimentos técnicos e específicos.

Se o empreendedor quer que o seu negócio cresça, ele precisa saber se comunicar e se relacionar com outras pessoas.

Essas habilidades também permitem que a organização perceba quais são os seus pontos fortes e fracos, permitindo que elas trabalhem soluções que melhorem o ambiente corporativo.

É essencial pensar na necessidade de soft skills porque o próprio consumidor quer muito mais das empresas que oferecem produtos e serviços.

Por exemplo, uma pessoa que está procurando por chaveiro mais próximo quer muito mais do que uma cópia de chave ou que o profissional abra a porta do seu carro.

Esse consumidor quer e precisa ser bem atendido, portanto, é fundamental que esse chaveiro saiba atendê-lo e possua as habilidades necessárias para lidar com pessoas.

As soft skills são transferíveis, por conta disso, estão sempre evoluindo, sendo importantes para qualquer startup, independentemente de seu mercado de atuação.

É por meio delas que as organizações melhoram o clima organizacional e permitem que seus colaboradores se adaptem com mais facilidade.

Qualquer empresa pode adquirir soft skills ao longo do tempo, visto que elas também estão relacionadas às experiências das pessoas que formam a empresa, principalmente, aquelas vividas pelo empreendedor.

Ao compararmos duas clínicas veterinárias, por exemplo, aquela que conta com funcionários com boas soft skills, vai conseguir executar suas tarefas de maneira mais eficiente, além de desenvolver soluções mais criativas.

Pelo fato de essas habilidades serem muito importantes para qualquer empresa, é fundamental que você entenda quais são elas, e é o que vamos mostrar no próximo tópico.

Principais habilidades para startups

Como sabemos, o mercado valoriza algumas habilidades que melhoram o desempenho dos negócios, e dentre aquelas que beneficiam as startups estão:

1 - Planejar adequadamente

Toda empresa precisa de profissionais que saibam planejar, e isso traz benefícios não só para a companhia, como também para o colaborador.

Dentro de uma empresa de conserto compressor de ar, saber fazer um planejamento permite que os prazos sejam cumpridos, evita retrabalho e otimiza o tempo necessário para a execução das tarefas.

Assim, o planejamento envolve a previsão de possíveis imprevistos para garantir que o projeto seja concluído.

2 - Saber controlar as emoções

De nada adianta desenvolver uma boa ideia se você não é capaz de controlar suas emoções. As maiores empresas do mundo sabem muito bem disso, por isso, elas procuram profissionais que consigam controlar suas emoções.

São pessoas autocentradas que conseguem manter a calma e preservar a energia para as situações necessárias.

Existem muitas vantagens em saber ter o controle das emoções, e uma delas é a possibilidade de utilizar momentos de estresse como um gatilho da produtividade.

Isto é, a pessoa é capaz de converter ambientes e situações estressantes em um momento oportuno, ou seja, é um profissional que consegue aproveitar de maneira positiva algo que a princípio parecia ruim.

3 - Ser multitarefa

Um fabricante de torniquete controle de acesso, assim como uma startup, precisa de pessoas que conseguem se envolver em diferentes projetos e cuidar de suas tarefas, sempre mantendo o nível de qualidade.

Em outras palavras, as empresas procuram pessoas que possam acumular funções e responsabilidades, sem que isso afete no que foi combinado e previsto.

No entanto, mesmo sendo uma soft skill muito procurada pelas organizações, você precisa ter cuidado para não acumular mais obrigações do que é capaz de cumprir.

4 - Ser criativo

Pessoas criativas conseguem enxergar soluções viáveis para um problema. Se você possui um funcionário que consegue ter essa visão, vai perceber que ele consegue desenvolver soluções para qualquer tipo de problema, de maneira rápida.

Um fabricante de persiana rolo com bandô pode ajudar seus colaboradores a desenvolverem essa habilidade, utilizando diferentes fontes de conhecimento.

A startup deve levar em conta as capacidades técnicas, experiências passadas de seus colaboradores e a capacidade que eles têm de abstrair, uma vez que são características que ajudam a ter um pensamento mais criativo.

5 - Ser uma pessoa positiva

Algumas pessoas estão sempre enxergando oportunidades e veem tudo de maneira mais positiva. Isso é muito importante para as startups porque nem sempre é fácil acreditar no sucesso de um projeto ou no alcance de uma meta.

Mas, se você conta com uma pessoa que tenha um pensamento positivo, ela vai acreditar nas possibilidades do projeto e sempre vai buscar soluções para os problemas.

Entretanto, não estamos falando de alguém que vai investir esforços em algo que visivelmente não vai funcionar. Estamos falando de pessoas que inspiram outras e mostram o caminho, mesmo que elas não consigam visualizar o mesmo resultado.

6 - Ter espírito colaborativo

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre essa habilidade muito importante para qualquer tipo de empresa, como um fabricante de refrigerador industrial.

Saber trabalhar em equipe é muito importante para chegar a bons resultados. Um colaborador que se dá bem com todo time de profissionais é capaz de relevar situações estressantes e conquistar a confiança dos demais

É um profissional que tem mais habilidade para obter informações e consegue apoio para as suas atividades. Por conta disso, ele pode ajudar todos os outros colegas de trabalho.

Conclusão

Uma startup é um modelo de negócio que traz uma solução inédita para o mercado. Entretanto, mesmo que seja uma fonte de novidades, essas empresas precisam de pessoas que tenham boas soft skills.

É assim que elas vão oferecer o melhor de si nos projetos da companhia, melhorando o clima organizacional e trazendo muitas vantagens para a organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.