Blog

Qual a importância do networking dentro do mundo corporativo?

content

O networking é um tema que está em alta no universo corporativo há algum tempo, e não é à toa, visto que cultivar uma rede de relacionamentos é tão importante que existe até uma rede social exclusivamente para isso.

O LinkedIn surgiu dessa ideia, mas antes mesmo de sua criação, muitas pessoas já se preocupavam em estabelecer a sua rede de contatos profissionais.

A partir dela descobrimos oportunidades, conhecemos pessoas mais experientes e construímos um caminho promissor na carreira profissional.

Nenhuma pessoa está sozinha e ninguém consegue ir muito longe contando apenas com a sorte e os próprios conhecimentos. Afinal, durante o percurso, o contato com os demais ajuda a sair da zona de conforto e encarar os desafios pela frente.

Embora não exista a fórmula do sucesso, sem dúvidas o networking é um ingrediente essencial para se chegar lá. Por isso, este é o momento de avaliar como está o seu relacionamento profissional com outras pessoas.

É dessa forma que vai encontrar novas oportunidades de trabalho, clientes, parceiros e outros elementos importantes para a carreira.

Neste artigo, vamos definir o conceito de networking, por que fazê-lo dentro do mundo corporativo e quais são os benefícios desse recurso.

O que é networking, afinal?

Você já parou para pensar como um profissional consegue alcançar um cargo tão renomado dentro de uma multinacional? Com exceção dos presidentes e fundadores, alcançar altas posições não tem a ver apenas com competências e habilidades.

É claro que elas importam, mas o que leva muitos indivíduos a terem sucesso em suas carreiras é o modo como elas se relacionam e com quem elas se relacionam.

O gestor de uma grande empresa de serviço de impressão chegou onde está porque reúne as habilidades e competências necessárias, possui uma boa experiência profissional e cultiva um bom networking.

Trata-se do trabalho realizado para manter a rede de contatos, procurando maneiras de trocar informações relevantes e colaborar de maneira mútua com todos aqueles que fazem parte dela.

Esse trabalho diz respeito a uma série de atividades focadas na carreira e nos negócios, e que consistem na manutenção de relacionamentos produtivos.

Então, uma pessoa que faz networking constrói e estreita relacionamentos, e ela faz isso auxiliando e obtendo auxílio para qualquer tipo de necessidade profissional. Também é dentro do networking que outras situações acontecem, como:

  • Acesso a informações;
  • Vagas de trabalho;
  • Promoções;
  • Contato com investidores;
  • Contato com novos clientes.

Empresas e profissionais devem investir no cultivo dessa rede por várias razões que justificam sua importância no universo corporativo.

A importância do networking para o mundo corporativo

O networking é considerado vital para o mundo corporativo porque, por meio da criação de uma rede é possível realizar grandes negócios, além de ter acesso a oportunidades únicas trazidas pelos contatos.

Empresas dos mais variados setores, como uma instituição de ensino voltada para os cursos de inteligência emocional, sabem que o mercado está muito aquecido, o que aumenta a concorrência em vários setores.

É com o networking que o negócio descobre boas oportunidades e consegue aproveitá-las antes de seus concorrentes.

Contudo, para aproveitar todas as vantagens dessa prática, ela precisa integrar o dia a dia dos profissionais da corporação de maneira natural.

Tanto é que situações do cotidiano, vivenciadas ao longo do tempo, podem ser consideradas como momentos apropriados para fazer novos contatos e aumentar o networking.

Por exemplo, os profissionais podem fazer isso em jantares, reuniões, viagens a trabalho, no meio acadêmico, em eventos beneficentes, e assim por diante.

A construção de bons contatos profissionais traz benefícios e influências, contudo, é imprescindível ter uma boa percepção e uma visão ampla das possibilidades existentes.

Embora o networking seja recomendado, as companhias precisam enxergá-lo como uma obrigação, afinal, é por meio dele que surgem oportunidades de participar como sócio em outros negócios e até ofertas de empréstimos.

O networking também ajuda a estabelecer contatos que possam fazer do empreendedor um pioneiro em determinado projeto ou evento.

Assim, até mesmo uma empresa de manutenções hidráulicas é capaz de estabelecer um contato direto com os fornecedores ou se tornar a primeira a vender determinado produto ou serviço.

Essa prática também é fundamental no universo corporativo porque traz oportunidades de negócios diferenciados, às quais poucos conseguem ter acesso.

Nesse contexto, para entender um pouco mais a importância do networking, empreendedores e demais profissionais devem conhecer os benefícios trazidos por ele.

Por dentro das vantagens do networking

Você já sabe que ter um networking ativo é indispensável para quem quer crescer profissionalmente. Mas ele não pode ser confundido com as estratégias de venda, visto que seu propósito é construir relacionamentos de longo prazo.

Consequentemente, o profissional ou uma empresa de internet consegue melhorar sua reputação no decorrer do tempo.

Essa rede reúne você e o seu negócio com outras pessoas que podem ajudar e potencializar seu crescimento. Ela é formada por amigos, colegas de trabalho, familiares, dentre outros membros.

Quanto mais variado for o networking, mais vantagens ele traz. Dentre as que mais se destacam, podemos mencionar:

1 - Apoio e orientação a qualquer momento

É muito benéfico receber um conselho ou um apoio de pessoas mais experientes em certas situações. São momentos em que é possível discutir desafios e oportunidades, e assim abrir as portas para orientações valiosas.

Mas assim como você recebe apoio e orientação, também deve oferecê-los aos seus contatos quando eles precisarem, pois é assim que se constrói uma base sólida e benéfica para todos.

2 - Acesso a novas informações

O networking também se configura como uma oportunidade para trocar conhecimento e boas práticas. É assim que aprendemos novas técnicas e nos conscientizamos acerca dos últimos acontecimentos presentes no mercado.

Tudo dentro do negócio pode ser melhorado, desde os recursos financeiros até as mais variadas opções de internets empresariais.

Ademais, se a rede de contatos é bastante ampla e todos estão interligados, seus membros têm acesso amplo a informações valiosas e sempre atualizadas.

3 - Acesso a novas oportunidades

Quanto mais alguém expande seus contatos, mas oportunidades aparecem, e elas ajudam a progredir na carreira, trazem maior crescimento pessoal e agregam conhecimentos em várias vertentes.

Em outras palavras, podemos dizer que, quando ativo e atualizado, o networking pode transformar qualquer profissional em um “top of mind” do mercado em que atua.

4 - Melhora o perfil

Aquele ditado que diz  que o que não é visto não é lembrado se aplica muito bem às pessoas que não cultivam um bom networking.

Se um profissional de pintura residencial externa cultivar contatos promissores com outras pessoas, se torna mais visível e notado, fazendo com que seja lembrado pelos demais.

Isso é muito importante para construir uma carreira sólida e mostrar que fornecedores, clientes, parceiros e investidores podem confiar em você e no seu trabalho.

Só que para chegar a esse nível de atividade no networking, é crucial participar de eventos sociais e profissionais, assim como palestras, convenções, dentre outros tipos, pois eles tornam suas habilidades e seu rosto mais conhecidos.

A medida em que o profissional participa desses eventos, começa a se posicionar como experiente e constrói uma boa reputação, sempre se mostrando ser confiável e um bom suporte para os demais.

Logo, um especialista em móveis para escritórios, por exemplo, poderá ser procurado para oferecer informações úteis e dicas para quem precisa.

5 - Mantém as ideias frescas

O networking pode ser uma excelente fonte de novas ideias e perspectivas para a carreira profissional de qualquer um. Isso se dá por meio da troca de informações sobre desafios, objetivos e experiências.

Ao longo do tempo, empresas e profissionais adquirem novos conhecimentos que antes nunca imaginaram ter.

O acúmulo de conhecimento e informação permite oferecer ideias úteis para todos os seus contatos, o que te posiciona como alguém inovador, reflexivo e de boa reputação.

6 - Fortalece as relações

Não podemos encerrar essas vantagens sem mencionar que o networking fortalece as relações para todos os seus membros, desde uma empresa de assentamentos de paver aos profissionais autônomos das mais variadas áreas.

Uma boa rede de contatos requer confiança e disposição de todos para ajudar uns aos outros a alcançarem suas metas.

Por essa razão, quando se decide trabalhar em cima dela, nos envolvemos com os contatos e encontramos maneiras de ajudá-los, o que acaba por fortalecer o relacionamento.

Consequentemente, o profissional semeia atitudes recíprocas, recebendo ajuda de outras pessoas para alcançar seus próprios objetivos.

Considerações finais

O networking é uma rede de contatos fundamental para qualquer empresa ou profissional que queira crescer e se destacar no mercado em que atua.

Trata-se de um processo contínuo de cultivo de relacionamentos proveitosos e que realmente tragam oportunidades únicas aos seus membros, e dentro do mundo corporativo, essa prática é indispensável para potencializar o crescimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.