Blog

Qual é a importância do employee experience?

content

O RH do futuro é um novo conceito que deve ser desenvolvido dentro das empresas. Por muitos anos, este foi um setor pouco investido e que os empresários acreditavam servir somente para questões burocráticas. Só que a área de recursos humanos é fundamental para um negócio, principalmente na hora de incentivar os colaboradores e criar um vínculo de valores e imersão dentro do negócio. Uma das estratégias utilizadas é a de employee experience.

 

Neste artigo vamos apresentar o que é essa estratégia, além da sua importância para as empresas no dia de hoje. Mostraremos também como o employee experience pode otimizar diversos setores dentro de uma organização.

 

Se você ficou curioso com o assunto, continue aqui e acompanhe! 

O que é employee experience?

O termo employee experience pode ser traduzido como experiência dos colaboradores. Todos os dias vemos as empresas falarem sobre a importância de entregar a melhor usabilidade (UX) para os consumidores. 

Normalmente os colaboradores entendem que somente os clientes são valorizados e acreditam receber o mínimo de investimento e reconhecimento.

 

A estratégia de employee experience busca criar uma conexão com o colaborador para que as experiências dentro daquele espaço de trabalho sejam vistas de maneira positiva e para que influencie no bem-estar do clima organizacional. 

 

O employee experience, em outras palavras, é quando a gestão de pessoas procura mostrar a todos os valores da empresa e que isso sirva como uma experiência positiva em sua carreira. Com o sentimento de pertencimento, a experiência de aprendizagem dentro desse espaço se torna muito mais agradável.

Por que o employee experience é fundamental para as empresas?

O sentimento de bem-estar dentro do ambiente de trabalho muda completamente a sensação de pertencimento e até mesmo no nível de produtividade de um colaborador.

 

Quando um colaborador sente que não está adaptado no ambiente em que trabalha, certamente a sua rotina é mais puxada e nada confortável. Contudo, com uma empresa que demonstra seus valores e busca sempre engajar todos os envolvidos, a motivação se torna mais evidente e até mesmo os relacionamentos ficam mais saudáveis. 

 

Essa é uma maneira que o RH tem para investir na saúde e satisfação dos funcionários dentro de um espaço de trabalho. Quanto mais engajado e acompanhado por verdadeiros líderes, que mostram os valores da empresa e reconhecimento dos seus colaboradores, maior será o incentivo para trabalhar naquele ambiente. 

Como melhorar o employee experience de uma empresa?

Não pense que essa tarefa precise somente de um incentivo em palavras e poucas mudanças. É preciso alterar hábitos e ter investimentos para que os funcionários vejam as suas necessidades representadas e queiram se adequar aos valores da empresa.

 

Separamos algumas dicas para que o RH aplique no employee experience e traga uma imersão com menos lacunas de habilidades e que realmente favoreçam aos funcionários. Acompanhe: 

 

Invista em People Analytics

Para entender as diferentes necessidades dos colaboradores dentro de uma empresa é fundamental adotar uma ferramenta que faça esse intermédio e que ajude a otimizar o relacionamento interno.

 

Através do People Analytics é possível que o RH faça o levantamento sobre o que os colaboradores mais precisam dentro da empresa e que analise se esse investimento está realmente sendo bom para o empreendimento. 

 

Faça o desenho da jornada do colaborador

A jornada do colaborador é uma etapa imprescindível para o employee experience. Isso se deve, principalmente, pela necessidade de criar uma experiência positiva entre as equipes para que elas se sintam bem dentro do espaço em que trabalham.

 

Com isso, há uma taxa menor de turn-over, já que os funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho. Em uma atitude conjunta entre todos os sistemas de RH, deve-se criar essa ação para que todos os membros desenvolvam este sentimento pela empresa.

 

Alinhe interesses

É primordial que a empresa alinhe os seus interesses com o que os funcionários também estão interessados. O RH do futuro deve mostrar acolhimento em relação ao que o colaborador busca e gerar um grau de satisfação para que o mesmo produza mais e sinta-se mais feliz no ambiente de trabalho.

 

Com isso, o funcionário se sente mais satisfeito, já que a empresa atendeu aos seus pedidos, e a empresa também ganha o que está em busca, já que foi feita uma troca dentro desse ambiente.

 

Invista em benefícios

O employee experience não deve ficar somente no incentivo em palavras e em algumas mudanças dentro da empresa. É muito importante que o RH ofereça também benefícios ao colaborador para que ele queira cada vez mais se imergir dentro da empresa. 

 

Premiações e treinamentos remotos e gratuitos oferecidos pelo empreendimento são alguns exemplos. Isso mostra o reconhecimento e a vontade dele crescer naquele espaço. 

 

Garanta oportunidades de crescimento

Já que falamos sobre benefícios, o employee experience também pode oferecer oportunidades de crescimento dentro de uma empresa.

 

O RH deve pensar seriamente na hora de criar um plano de carreira para o negócio, visto que cada colaborador vai se sentir mais motivado ao ver as oportunidades de crescer dentro da empresa e entregar-se de corpo e alma ao seu desenvolvimento.

 

Ofereça e solicite feedbacks

Nessa relação é importante manter a comunicação sempre ativa. Por isso, sempre ofereça comentários construtivos em relação ao trabalho desenvolvido pelos profissionais, mas também dê abertura para que eles falem livremente sobre o que acham da tarefa que estão desempenhando e outros quesitos da empresa.

 

Isso torna muito mais fácil o diálogo dentro do espaço de trabalho e o crescimento mútuo entre funcionários, líderes e demais agentes responsáveis pelos recursos humanos. 

 

Desenvolva os liderados

Por fim, os líderes responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores devem aplicar práticas para melhoria de habilidades, que deem a possibilidade de crescimento no espaço de trabalho, entre muitas outras oportunidades para desenvolver novos conhecimentos dentro da empresa.

 

Com esse investimento, o employee experience cria uma relação de satisfação com o colaborador, pois ele vê que os treinamentos vieram para complementar e que o negócio realmente acredita em seu potencial e está ali para investir nisso.

Conclusão

Ao longo deste artigo, entendemos que o employee experience é primordial para manter um time motivado e desempenhando bem na empresa.

 

Logo, investir no desenvolvimento dos colaboradores é um excelente passo para o RH do futuro, que busca qualificar cada vez mais o funcionário e torná-lo em um grande aliado para a empresa.