Blog

Reskilling: a habilidade dos profissionais do futuro

content

O mercado de trabalho busca cada vez mais pessoas que se especializam e mantêm uma rotina de desenvolvimento. A prática de reskilling é um diferencial, principalmente quando um profissional já está submerso em uma área, mas busca aumentar as suas habilidades e atualizar-se nas informações.

Mas, afinal, você já ouviu falar sobre o reskilling? Neste post, entenda o conceito dessa palavra, além de sua importância para o mercado de trabalho nos dias de hoje. Aproveite e veja também como transformar essa prática em um diferencial na sua carreira e para adequar-se de vez às novas relações de trabalho.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! 

Reskilling: um profissional do futuro

Você deve estar se perguntando neste momento “o que é reskilling?”. A palavra em inglês, na tradução pessoal, pode ser interpretada como requalificação. Muitos profissionais buscam se especializar e reestudar determinadas temáticas para se aprofundar no mercado.

O reskilling é basicamente isso, mas com um ponto específico: o desenvolvimento de novas habilidades deve vir ancorado na tecnologia. Se você, por exemplo, trabalha com T&D e está oferecendo treinamento para a sua equipe, é de suma importância cogitar palestras e demais reuniões não somente de forma presencial, mas também virtualmente por plataformas de videoconferência. 

Dessa maneira, além de realizar novas discussões e aperfeiçoamento das pessoas presentes no treinamento, você inclui uma ferramenta digital, que mostra o cenário tecnológico que vivemos hoje em dia. 

 

A importância do reskilling no mercado de trabalho

O maior erro dos profissionais é acreditar que o seu conhecimento na área de trabalho já é suficiente. Mesmo que você tenha graduação, pós-graduação e demais formações acadêmicas, é fundamental estar atualizado com o mercado de trabalho e entender quais são as exigências dessa nova fase.

Imagine que você faz parte de um time de Recursos Humanos (RH) e que a contratação de novos funcionários ainda ocorra de maneira antiquada. Isto é, com entrevistas longas e presenciais, com interrogatórios constantes e sem uma ferramenta online viável para enviar o currículo. 

O reskilling, então, surge como uma atualização para o mercado. Essa equipe de RH precisa se adaptar às novas tecnologias e utilizar instrumentos para otimizar reuniões, treinamentos em grupos, entre outros serviços. A importância está na adequação à nova realidade que o mundo vive. 

Afinal, como se transformar em um profissional do futuro?

Podemos dizer que o reskilling transforma profissionais do futuro. Porém, para se tornar esse tipo de profissional não basta somente mudanças repentinas e adequações em um curto prazo de tempo na adoção de novas tecnologias.

Para isso é necessário também realizar uma série de alterações no comportamento, forma de enxergar o mundo, além de outras estruturas que fazem parte do mercado de trabalho. Para tal, confira as principais habilidades esperadas em um profissional do futuro:

 

Trabalho inteligente

Os profissionais do futuro são aqueles que realizam trabalhos inteligentes. 

Escutamos diariamente que o trabalho árduo é a palavra-chave para um negócio. No entanto, isso só ocorre quando o profissional usa de seus conhecimentos de forma benéfica, que traga realmente resultados expressivos para o seu serviço. 

 

Adaptação ao novo mundo

O profissional do futuro precisa entender que todas essas características surgem em meio à tecnologia. Mesmo que você se capacite ainda mais, é muito importante enxergar que a adaptação ao novo mundo atravessa a transformação digital e que deve vir ancorada nessa mudança. 

Sem esse treinamento, até mesmo uma empresa inteira pode ficar para trás no mercado. 

Reskilling e Accountability: como diferenciar

Como vimos até aqui, as práticas de reskilling são essenciais para o novo mercado de trabalho. Contudo, existem algumas atitudes que vão além de uma simples adequação, mas uma obrigação no meio profissional. Nesse momento, então, é preciso entender qual a distinção entre eles.

Por isso, listamos aqui 5 passos fundamentais para gerar novas habilidades no mercado e para trabalhar com uma empresa. Acompanhe!

 

1. Identifique as habilidades necessárias

Em primeiro lugar você precisa saber quais são as habilidades necessárias. Durante um treinamento, por exemplo, o colaborador pode alegar que simples conhecimentos são diferenciais no seu perfil, mas na verdade são características comuns, que não o transforma em um profissional do futuro.

A própria equipe também deve entender essa diferença. Adotar medidas tecnológicas, comportamentais e até mesmo desenvolver novas habilidades para trabalhar com RH são funções primordiais. 

 

2. Desenvolva habilidades mais críticas

Áreas como T&D e RH devem desenvolver habilidades mais críticas em seu serviço, principalmente para otimizar o funcionamento de uma empresa e ajudar outros colaboradores no crescimento pessoal. Outros ramos também devem seguir isso para que haja a criação de uma nova presença no mercado.

 

3. Reflita sobre as jornadas de treinamento

O treinamento realizado pelas empresas não deve ser somente uma palestra para preencher as horas vagas dos colaboradores. 

Se você faz parte de um time de T&D, ofereça àquelas pessoas tudo que você possui de conhecimento na sua carreira e ensine-as a como se transformar diante o mercado atual. É preciso refletir sobre jornadas antiquadas, que não buscam ajudar as pessoas.

 

4. Aprenda no processo seletivo

Se você trabalha dentro de um RH, é extremamente importante criar um processo seletivo em que você também aprenda junto ao candidato. 

Provas, testes e demais avaliações são criadas para fazer o candidato refletir sobre o conteúdo e aprender com ele. Nesse meio, você também pode absorver conhecimento e mostrar que o reskilling também está dentro disso.

 

5. Cuide do orçamento disponível para T&D

Por último, mas não menos importante, no momento de realizar planejamentos e mudanças para a sua empresa, de maneira que se adapte para novas tecnologias e novos comportamentos, é fundamental separar uma parte do orçamento para o T&D. 

Esses são profissionais que ajudam na transformação de uma equipe e que também precisam passar por alterações para se encaixar num novo cenário. 

Como atualizar suas competências para o mercado?

Para você se transformar em um profissional do futuro é preciso, então, entender sobre a nova relação de trabalho no mundo. 

Coloque em primeiro lugar o desenvolvimento de novas capacidades. Além disso, adapte-se às novas tecnologias, entenda que elas são uma faceta do século XXI e que estão presentes dentro de qualquer trabalho. 

O reskilling é uma excelente maneira de se atualizar e estar cada vez mais à frente de seus concorrentes no mercado. O “Novo Normal”, fase que ficou conhecida no pós-pandemia, exige esse tipo de prática de cada profissional.