Blog

Todos são líderes dentro de sua realidade. A liderança é uma condição que está em cada um de nós. - UOL EdTech

content

 

Um gestor de uma empresa assumiu um novo projeto e, agora, deve delegar e executar tarefas com seus colaboradores. Uma dona de casa está gerenciando a reforma de sua casa: custos, logística, mão de obra etc. Um estudante universitário está desenvolvendo um projeto em grupo e reuniu os colegas para discutir o tema do trabalho.

 

Afinal, o que eles têm em comum?

 

Todos são líderes dentro de sua realidade. Seja em uma organização, em casa ou na universidade, a liderança é uma condição que está em cada um de nós. Porém, para que ela seja desempenhada de forma significativa, alcançando sempre os objetivos almejados, é preciso de foco no resultado.

 

Vale lembrar que o resultado não é um fator isolado. Por ser uma etapa final, alguns acreditam que o não sucesso de um projeto está vinculado somente a esta fase. Porém, para chegar a um resultado positivo, é preciso que todas as etapas estejam alinhadas às expectativas em seu planejamento, execução e operação.

 

O planejamento visa traçar os objetivos, as etapas e os possíveis riscos de um projeto; a execução é o momento em que os envolvidos se reúnem para alinhar e desenhar o projeto; e a operação é a implementação das etapas anteriores. Parece simples, mas, para que estas três esferas conversem entre si, é preciso que pessoas, processos e estratégias estejam coesos e alinhados a cada fase. Para isso, é preciso despertar comportamentos necessários, permitir-se a uma mudança cultural, priorizar demandas com excelência, ter e demonstrar confiança, fazer mais com menos e controlar o medo.

 

Em uma sociedade competitiva, cada vez mais exigente, que almeja padrões cada vez mais altos de eficiência, excelência e inovação, o grande diferencial é a habilidade de atingir o resultado esperado.