Blog

UX: o que é e porque você deve usar em seus projetos digitais? - UOL EdTech

content
 

Seja para criar um site de vendas online ou qualquer outro tipo de site, é fundamental compreender o que é UX e porque ele é tão importante para projetos digitais! Existem diversos métodos e técnicas de UX que você pode executar em seus projetos para promover a centralização no usuário. Na verdade, UX é um grande campo que permite muitas possibilidades, mas também é onde podemos nos perder facilmente. 

 

Afinal, o que você pode fazer para garantir a criação de seu produto ou serviço do ponto de vista do usuário final? 

 

Além disso, existem fatores importantes a serem considerados, como o tempo alocado e os recursos que você tem. Portanto, definir um caminho de UX claro não é uma coisa fácil quando se trata de decidir quais métodos você vai aplicar em seu projeto. 

 

No entanto, deixar de aplicar as técnicas de UX em seu site não deve ser uma opção caso você queira não somente atrair usuário para a sua página, mas conquistá-los. 

 

Com este artigo, você compreenderá o que é UX e porque deve utilizá-lo em seus projetos digitais para oferecer uma ótima experiência para os usuários. 

Continue a leitura e confira! 

 

O que é UX? 

A experiência do usuário (UX) refere-se a qualquer interação que um usuário tenha com um produto ou serviço. 

 

O UX considera cada um dos elementos que moldam essa experiência, como isso faz o usuário se sentir e como é fácil para o usuário realizar as tarefas desejadas. 

Pode ser qualquer coisa, desde a sensação de um produto físico em sua mão até o quão simples é o processo de finalização da compra ao comprar algo online. 

O objetivo do UX é criar experiências agradáveis ​​fáceis, eficientes, relevantes e abrangentes para o usuário.

 

Quem trabalha com aplicando as técnicas de UX combina pesquisa de mercado, desenvolvimento de produto, estratégia e design para criar experiências de usuário perfeitas para produtos, serviços e processos. 

 

Eles constroem uma ponte para o cliente, ajudando a empresa a entender melhor – e atender – suas necessidades e expectativas.

 

Por que devo usar UX em meus projetos digitais? 

Quando se trata de projetos digitais o UX se torna ainda mais importante. Afinal de contas, ao visitar um site, por exemplo, é extremamente importante que o usuário tenha uma experiência agradável para permanecer acessando a página. 

 

Uma boa experiência do usuário é definida pela facilidade da jornada do usuário e sua eficácia em alcançar o melhor resultado para o seu negócio. 

 

Em outras palavras, trata-se de fornecer a plataforma mais útil, intuitiva e agradável para seus clientes interagirem, para que eles vejam o valor do que você tem a oferecer.

 

O design UX considera a pesquisa do usuário – suas motivações e os problemas que estão tentando resolver – primeiro. Ao priorizar esses fatores, você pode criar experiências positivas que dão confiança aos usuários e os mantêm fiéis à sua marca.

 

Veja a seguir uma lista mais detalhada com os principais motivos para você usar UX em seus projetos digitais! 

 

1. Gera novo fluxo de receita

Uma interface amigável que atende às necessidades do usuário tem mais probabilidade de se converter em uma venda. 

A facilidade de uso do aplicativo ou site da sua empresa tem impacto direto nas vendas. Um designer de UX garantirá que seu aplicativo ou site seja fácil de usar e englobe navegação intuitiva, integração útil e padrões de design de UX. 

Ao garantir que o seu projeto digital esteja de acordo com as regras de usabilidade que são geralmente aceitas, seus usuários têm maior probabilidade de realizar as interações desejadas – por exemplo, fazer uma compra ou criar uma conta.

 

2. Cresce a marca da sua empresa

A primeira vez que muitos clientes em potencial ouvem sobre sua empresa é quando são direcionados para seu site ou aplicativo. 

Por isso, eles devem apresentar uma ideia clara da marca de sua empresa, juntamente com a primeira impressão que você deseja transmitir aos usuários.

Os especialistas de UX podem combinar:

  • Marketing;
  • Pesquisa de usuário;
  • Técnicas psicológicas e tecnológicas.
  • E muito mais! 

Tudo isso é feito para criar recursos diferenciados que visam promover o reconhecimento da marca e facilidade de uso.

 

3. Aumenta o envolvimento do cliente

Seja B2B ou  B2C, sua empresa só se beneficiará de um projeto digital quando seus usuários forem bem-sucedidos. O sucesso do usuário vem de um design intuitivo que antecipa as necessidades que ele possui. 

Para entender completamente os desafios, frustrações, objetivos e motivações do seu usuário, um designer UX irá interagir com ele de uma forma que mapeie a sua jornada e interações quando utiliza o seu aplicativo ou site, por exemplo. 

Quando a UX melhora, isso afeta diretamente o ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre Investimento, em Português) da empresa porque bons investimentos em UX aumentam a satisfação do cliente. 

 

Clientes satisfeitos são leais, eles gostam de seu envolvimento com sua empresa e retornam para mais, por isso são vitais para todos os negócios.

 

O projeto digital da sua empresa deve ser tão bom quanto a experiência do usuário. 

Os profissionais que trabalham com UX se dedicam para obter designs de aplicativos e sites amigáveis ​​ao usuário, fáceis de usar e intuitivos, que aumentam o envolvimento do cliente e geram receita. 

Experiências digitais inovadoras são importantes para todas os setores, incluindo B2B ou B2C. 

 

Conclusão

Ao criar qualquer tipo de projeto digital, se você deseja obter clientes com eles, precisa ter em mente que é fundamental oferecer uma ótima experiência para o usuário. 

 

Se não fizer isso, provavelmente não conseguirá os resultados que deseja. Isso porque os usuários precisam encontrar sites e aplicativos – mas também podem ser outros tipos de projetos digitais – que realmente sejam desenvolvidos para eles. 

 

Se você criou o site ou aplicativo da sua empresa, por exemplo, sem UX, é muito provável que os seus potenciais clientes os estão acessando, mas não estão conversando para clientes.  

Isso acontece justamente porque sem UX, você pode ter criado um site ou aplicativo que não tem absolutamente nada a ver com o seu público-alvo. E pior, eles podem ser muito desagradáveis para o seu público. 

 

Esperamos que a partir de agora, depois deste artigo, você tenha compreendido o que é UX e porque é tão importante utilizá-lo em seus projetos digitais.