Blog

10 Benefícios de uma Plataforma LMS - UOL EdTech

content
 

Através de um software eficiente e uma equipe bem preparada é possível estruturar jornadas de aprendizado muito mais eficientes e significativas. Uma plataforma LMS não só vai de encontro com as mudanças de paradigma em relação a maneira como aprendemos, mas também traz diversos benefícios para a cultura corporativa e os objetivos de negócios de empresas.

 

A seguir listamos 10 dos principais benefícios que um LMS traz em um universo corporativo: 

 

1 – Aprendizado Centralizado

Um dos maiores benefícios de se ter um sistema de gestão de aprendizado (ou LMS) incorporado na sua empresa é a centralização de todos os materiais e documentos de treinamento. Ao invés de possuir conteúdos de treinamento espalhados em gavetas, pastas na rede e diferentes computadores, todos os materiais estarão disponíveis em um só lugar. E com acesso extremamente facilitado. Com essa centralização o treinamento pode ser entregue de forma rápida e conveniente, permitindo que seus colaboradores adquiram novas habilidades de forma imediata.

 

2 – Redução de custos com treinamento

O treinamento corporativo sem uma grande força digital como base pode se tornar um custo bem significativo até mesmo para grandes empresas. Através de um LMS os seus processos de treinamento não apenas se tornam mais integrados e ágeis, mas também reduzem custos como impressão de materiais, viagens, locações, equipes e palestras. Além de também economizar o tempo útil dos colaboradores pois não há necessidade de deslocamentos.

Transformando o treinamento em uma parte da rotina dos trabalhadores através de uma plataforma LMS robusta e de fácil acesso seus custos podem ser reduzidos significativamente.

 

3 – Atração e desenvolvimento de talentos

Uma cultura corporativa de aprendizagem digital não apenas prepara seus colaboradores, mas mostra para eles que a sua empresa se preocupa com o seu desenvolvimento e está em constante busca pelo aperfeiçoamento. Uma cultura de aprendizagem digital também transmite para recém-chegados características de modernidade e tecnologia, o que pode ser um grande ponto positivo para atrair talentos e perfis inovadores. 

 

4 – Inclusão / Mobilidade Acessibilidade

Utilizando uma plataforma de LMS corporativo é possível oferecer o mesmo treinamento para diversos colaboradores não importa o quão longe eles estejam um dos outros, ou da sua sede principal. Com um LMS seus colaboradores poderão ter acesso a grandes conteúdos não importa o lugar e nem a hora.

 

5 – Mantém a empresa atualizada sobre regulamentações de compliance

Além de consultores especializados em estratégias educacionais, aqui na Ciatech possuímos uma equipe de produção de conteúdos para auxiliar na construção de cursos personalizados para nossos clientes. Podemos transformar para o digital qualquer formato tradicional de treinamento (seja uma apostila, livro, apresentação de slides ou uma série de vídeos). Com nossa expertise podemos te ajudar a adaptar seus materiais em infográficos e vídeos interativos, pílulas de animação, sites one page, jogos e até mesmo mesclar recursos inovadores como realidade virtual.

 

6 – Expandir cursos e conteúdos com facilidade e conveniência

Mas ainda podemos ir além da adequação e transformação dos seus materiais tradicionais. Dentro da Ciatech possuímos um catálogo de cursos prontos que construímos em parceria com grandes palestrantes e especialistas do Brasil. Você pode enriquecer a oferta de conteúdos para seus colaboradores adicionando cursos como Liderança por Mario Sergio Cortella, sobre transformação digital como Reskilling e New Business Models por Eduardo Carmello e Maria Augusta Orofino, respectivamente.  Ou até mesmo cursos sobre novas ferramentas de negócios para agilizar processos como o Moonshot Thinking e Scrum.

Abrindo esse leque você permite que as pessoas da sua organização também se desenvolvam absorvendo os conhecimentos dos maiores especialistas e referências nacionais em seus respectivos assuntos.

 

7 –  Treinamento de alta qualidade

O treinamento dos seus funcionários se torna melhor.  Um fator importante que eleva a qualidade do aprendizado é a possibilidade de se trabalhar com dados concretos sobre a evolução e engajamento dos usuários. Isso melhora a tomada de decisão e também a visão dos departamentos de RH sobre o desenvolvimento dos funcionários. O LMS Atena gera reports automáticos que podem ser configurados de acordo as necessidades da empresa ou da diretoria. Através de uma análise de dados bem estruturada, a empresa pode entender quais conteúdos são mais relevantes para seus colaboradores.

 

8 – Processo de aprendizado simplificado e personalizado

Com conteúdos em formatos variados, gamification e mobilidade o processo de aprendizado dos seus colaboradores será muito mais eficiente e proveitoso para o futuro da sua empresa. Não é novidade que esquecemos a grande maioria do que aprendemos em poucos dias, ainda mais se não aplicarmos esse conhecimento. Com uma plataforma LMS esse conhecimento estará disponível para seus colaboradores quando eles precisarem, seja para relembrar algum ponto específico quanto para usar em momentos de necessidade ou embasamento de projetos.

 

9 – Aprendizado focado no colaborador

Através do treinamento online e individual colaboradores podem estudar os conteúdos no seu próprio ritmo. Ou seja, eles não precisam se apressar para acompanhar conteúdos que estão sendo apresentados em uma sala de aula, ou para se adequarem à velocidade dos demais alunos. Com uma série de conteúdos digitais os alunos podem ver e rever as aulas quantas vezes julgarem necessário para absorverem os conhecimentos.

 

10 – Aumenta a performance dos seus colaboradores

Mas não podemos nos esquecer do principal benefício de um grande LMS recheado de grandes conteúdos: você terá melhores funcionários. Mais engajados e bem preparados, com diversos conhecimentos e com uma rotina de constante aprendizado. Eles estarão melhores treinados sejam quais forem os seus objetivos de treinamento. E os ganhos em eficiência e produtividade farão parte da cultura corporativa da sua empresa.