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6 ações de reconhecimento para colaboradores que valem a pena

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A ação de um colaborador dentro de uma empresa é essencial para que os objetivos do negócio sejam alcançados. Como eles são responsáveis por girar uma engrenagem que faz o produto ou serviço ser desejado e comprado, ações de reconhecimento se tornam cada vez mais comuns como técnicas de incentivo.

 

Tal estratégia faz com que essa pessoa se sinta como uma peça importante dentro da empresa, gerando uma maior motivação.

 

Neste artigo vamos discutir sobre a importância das ações de reconhecimento para colaboradores, além de apresentar 6 formas de aplicar essa estratégia dentro de sua empresa. Se você ficou curioso com o assunto, continue aqui e acompanhe! 

Por que investir em ações de reconhecimento para colaboradores?

O meio corporativo busca cada vez mais  avançar em relação ao bem-estar de seus colaboradores. Com esse interesse, muitos métodos estão sendo aplicados dentro das empresas para que as pessoas sejam mais representadas e realmente se sintam parte daquele espaço. 

 

Investir em ações de reconhecimento para colaboradores pode trazer uma série de benefícios, que vão ajudar principalmente no desenvolvimento dentro da empresa. Alguns desses pontos positivos são: 

 

Aumento da produtividade

O colaborador que se sente valorizado no espaço em que trabalha mostra mais vontade de realizar os seus serviços. Consequentemente, a pessoa se torna mais produtiva para o negócio. Logo, esse incentivo é fundamental para a produção de uma empresa.

 

Diminuição de despesas e aumento do retorno financeiro

Com o colaborador se sentindo mais disposto para trabalhar, entregando serviço de qualidade e dispensando situações em que os gestores chamam a atenção devido à falta de produtividade, a empresa não precisa mais gastar tanto com novos recrutamentos e com a dispensa de funcionários (além de pagamento de rescisões e afins). 

 

Já que há uma produtividade de qualidade maior entre os funcionários, certamente esse aumento na produção reflete nas contas e traz um maior retorno financeiro para a organização. 

 

Cultura voltada à inovação

Além disso, uma empresa que constrói a cultura voltada à inovação com base em seus valores e missões faz com que o colaborador se identifique com esses pontos e que sinta-se como parte do negócio.

 

Esse sentimento de pertencimento é excelente para que o funcionário veja que está sendo reconhecido pela empresa e para que também enxergue que o negócio investe em suas missões.

 

Melhora do clima organizacional

Um benefício muito importante garantido ao aplicar as ações de reconhecimento para colaboradores é o sentimento de pertencimento àquele espaço, que gera uma melhora no clima organizacional. Isso faz com que as equipes convivam melhor e consigam trabalhar em grupo de forma mais tranquila e eficaz, produzindo e trazendo frutos para a empresa. 

6 ações de reconhecimento para os colaboradores 

Para que você mude agora mesmo o sentimento de pertencimento e incentivo dentro da sua empresa, separamos 6 ações de reconhecimento para colaboradores, que vão transformar as relações dentro de seu negócio e torná-las muito mais produtivas e empenhadas.

 

Anote todas as informações a seguir, pois elas são extremamente importantes! 

  1. - Crie um programa de reconhecimento profissional: dentro das empresas é primordial desenvolver programas e projetos que mostrem a importância do profissional para aquele espaço e como ele faz a diferença para a empresa;
  2. - Elogie o desempenho: além disso, é fundamental fazer elogios à eficiência do colaborador e mostrar como está o desempenho dele dentro da empresa;
  3. - Crie uma cultura de feedbacks: os feedbacks, sejam positivos ou negativos, precisam ser levantados com frequência para que o funcionário veja onde está errando e acertando em sua produtividade;
  4. - Ofereça uma bonificação financeira: sim, incentivos com palavras são bons, mas um colaborador reconhecido com bonificação se sente importante dentro do negócio e busca ainda mais melhorar o seu serviço;
  5. - Elabore um plano de carreira: o plano de carreira é o maior reconhecimento que esse funcionário pode ter, uma vez que ele vê a possibilidade de crescer de cargo de acordo com a sua otimização e empenho;
  6. - Ofereça treinamentos de liderança: por fim, selecionar os melhores colaboradores, que demonstram uma alta performance e dedicação ao trabalho para serem treinados e transformarem-se no futuro em líderes também é uma forma de investir no aprendizado e reconhecer o valor do funcionário.

Conclusão

Para você que deseja transformar as ações de reconhecimento para colaboradores de sua empresa e, até mesmo, criar potenciais líderes, que buscam levar a satisfação e reconhecimento para esse espaço, conheça o UOL EdTech!

 

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