O que traz grandes desafios para a Educação Corporativa e seus programas de Onboarding, dentre eles:
- Reduzir a curva de aprendizagem;
- Promover a ágil aplicação das habilidades necessárias para o negócio;
- Estimular a resolução de problemas e o pensamento crítico.
Para alcançar esses objetivos as organizações devem desenvolver soluções de Onboarding alinhadas aos objetivos de negócio e com a utilização dos melhores formatos e abordagens para um público cada vez mais digital, que tem como características:
Conexão;
- Apreciação de conteúdos multimídia;
- Fácil acesso à informação, o que exige que o foco da solução educacional seja no significado e não apenas na informação;
- Apreciação por conteúdos curtos, objetivos e com aplicação imediata.
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A seguir, algumas ideias para a utilização do Microlearning, importante tendência da educação digital, em seus programas de Onboarding:
1 – Peças rápidas com orientações para os primeiros dias
Os primeiros dias em um trabalho novo podem ser angustiantes, afinal trata-se de um ambiente desconhecido e há uma curva de aprendizagem considerável pela frente.
Mas é possível oferecer ao público uma experiência valiosa para essa etapa inicial, com simulações que reproduzam vários aspectos da empresa.
Exemplos:
- Um tour virtual de cinco minutos por unidades ou setores da organização.
- Simulação online de softwares ou equipamentos que o colaborador utilizará.
Recomendações:
- Utilize imagens, sons e detalhes para deixar a experiência o mais realista possível.
- Inclua informações fidedignas à rotina e ao ambiente da empresa.
2 – Cenários simulados para trabalhar habilidades essenciais
Certas habilidades são difíceis de dominar no trabalho. Experimentar com antecedência uma situação real pode ser o aprendizado mais efetivo, mas um erro pode custar um cliente ou até comprometer a receita da empresa.
Com um cenário de simulação, personagens realistas e situações do cotidiano é possível ajudar o profissional recém-contratado a desenvolver a habilidade em questão.
Exemplo:
- Um vídeo interativo para o novo colaborador treinar habilidades de comunicação assertiva em situações diversas com clientes, com cases baseados em situações comuns.
Recomendações:
- Procure pensar em situações reais do dia a dia da função, que permitam ao colaborador se deparar com as consequências de suas ações e comportamentos.
3 – Assessments
Assessments são ideais para programas de Onboarding, pois permitem aos colaboradores acompanhar seu progresso e identificar pontos de melhoria. Assim, eles podem buscar recursos adicionais para desenvolver determinado conhecimento ou habilidade.
Exemplo:
- Enquanto, tradicionalmente, um curso online pode incluir um exame para verificar a aprendizagem de cada tarefa, habilidade e política da empresa, uma avaliação em formato microlearning se concentra em um único conjunto de habilidades ou processo de trabalho por vez.
Recomendações:
- Para criar uma avaliação curta e eficaz, selecione pequenos objetivos ou temas por treinamento.
- Ofereça a possibilidade de acessar materiais complementares para os pontos de melhoria indicados ao colaborador.
4 – Jogos Educacionais sobre Compliance
Para muitas empresas, treinamentos de Compliance são chatos e longos. Mas é possível transformar esses conteúdos em experiências mais engajadoras que mostrem de forma leve o impacto de determinados comportamentos para a empresa, o negócio e o próprio colaborador.
Ao utilizar estratégias de jogos para tratar de temas densos, os novos colaboradores aprendem sobre procedimentos de segurança ou políticas da empresa de forma mais fluida.
Exemplo:
- Gamifique não somente o conteúdo, mas toda a experiência do participante com o tema. Crie símbolos de reconhecimento e êxito na participação no jogo. Lembre-se: serious games trazem personagens, histórias e desafios envolventes!
Recomendações:
- Os funcionários devem superar cada obstáculo/desafio para então avançar para o próximo nível do jogo.
5 – Flexibilidade e Mobilidade com Podcasts
Políticas da empresa também podem ser um tema árido. Mas com a utilização de podcasts, é possível deixar essas informações disponíveis de forma ágil e facilmente atualizável.
Os colaboradores têm a flexibilidade de ouvir os podcasts no momento mais conveniente e, assim, absorverão os conteúdos com mais facilidade.
Exemplo:
- Cada podcast pode abordar um tópico diferente, desde o histórico da organização até regulamentos sobre saúde e segurança.
Recomendações:
- Para facilitar a busca, crie um guia de organização dos podcasts com categorias – por exemplo, uma seção para os procedimentos de cada área, outra para código de conduta, etc.
6 – Tutoriais on-the-job
Certas situações pedem treinamentos bastante pontuais. Novos funcionários não têm tempo para acessar o LMS e fazer um curso online de 20 minutos – eles precisam de informações em tempo real para garantir um atendimento ao cliente eficaz, por exemplo. Os tutoriais em formato de microlearning atendem essa demanda.
Exemplo:
- Um novo colaborador está pronto para efetuar sua primeira venda, mas não se lembra de como usar o sistema.
- Um funcionário de TI precisa solucionar um problema de cliente e não é capaz de usar a ferramenta de diagnóstico.
Recomendações:
- Eles podem ser na forma de vídeo, apresentações virtuais, ou mesmo listas com tópicos. Seja qual for o caso, eles provêm informações que os colaboradores precisam acessar rapidamente.
7 – Vídeos demonstrativos de produtos e serviços
Seus colaboradores atuais absorvem informações sobre novos produtos com maior facilidade do que um recém-contratado. Isso porque o novo colaborador tem um leque de informações muito mais amplo para ser incorporado a seu repertório, com dados sobre demonstração dos produtos, recursos, especificações, benefícios, etc.
Com o microlearning é possível que seu time absorva a informação sobre cada produto em um formato facilmente digerível.
Exemplo:
- Vídeos curtos apresentando os itens do catálogo de produtos ou serviços da empresa, incluindo lançamentos pontuais ou de renovação do portfólio.
Recomendações:
- Faça um vídeo para cada produto, para facilitar a busca pelo colaborador.
- Inclua orientações completas para produtos mais relevantes. Além disso, incorpore gráficos, diagramas e imagens para mostrar detalhes que fazem diferença na hora da venda.
- Apresente os produtos de forma bem contextualizada à necessidade do cliente e à sua proposta de valor.
- Os novos colaboradores podem explorar um produto antes de passar para o próximo, e até mesmo rever o treinamento para atualizar sua memória.
O microlearning é uma metodologia essencial a ser incorporada ao seu Programa de Onboarding, na medida em que apoia a construção do repertório e o desenvolvimento de habilidades de forma objetiva, contextualizada às necessidades do novo colaborador e rapidamente aplicável.