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A verdade que não te contaram sobre a Educação Corporativa

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Você prefere uma mentira confortável que te mantém na zona de segurança ou uma verdade incômoda e difícil de lidar? Esse é um dilema com o qual nos deparamos frequentemente. As verdades incômodas podem ter pouco impacto, como esconder que o novo corte de cabelo de alguém não ficou bom, mas também podem oferecer riscos a vida, como os efeitos colaterais de um medicamento.‍

As organizações, por sua vez, também possuem verdades que preferem amenizar em asteriscos e letras minúsculas ou ignorar por pura conveniência. É de uma delas que quero falar.

Quando olhamos para a educação corporativa, aquilo que as empresas preferem fingir que não existe é, provavelmente, onde se escondem os maiores ganhos de performance. Explorar isso é o caminho mais eficiente para evolução dos programas de educação dentro das organizações.

Uma verdade que não te contaram.

Se você está insatisfeito com os resultados dos programas educacionais da sua empresa e não sabe ao certo o que está faltando para que seus treinamentos gerem o impacto esperado, talvez não tenham te contado, ainda, uma das maiores verdades da Educação Corporativa: não existe uma experiência definitiva para um processo de aprendizagem.

‍É confortável vender experiências prontas de ensino ou pacotes de conteúdo como se essa fosse a solução do seu problema. É muito fácil assumir que essa receita pronta vai gerar engajamento e resultados para sua empresa. Mas não vai.

‍Encarar a verdade dá trabalho. A construção de uma experiência assertiva de educação corporativa exige conhecer mais da sua audiência, olhar mais para os números, testar diferentes conteúdos e formatos.

Não existe uma fórmula mágica na educação corporativa.

Você saberia responder, por exemplo, qual a experiência de ensino ideal para cada audiência da sua empresa? Existem inúmeras respostas para isso.

‍Seu usuário pode gostar de liberdade para consumir conteúdo ou pode precisar ser guiado. Podem haver vendedores que estão na rua o dia inteiro e analistas com computadores de alta performance no escritório. Talvez existam usuários que só leem e-mails e times que estão o tempo todo trocando informações no slack. Não faz sentido definir uma receita, porque ela simplesmente não existe. 

‍Na prática, isso quer dizer que as únicas pessoas capazes de definir como criar e distribuir conhecimento para sua empresa, são as pessoas da sua empresa. Afinal, se cada empresa possui características e necessidades diferentes, como uma experiência de ensino empacotada e pré-definida pode atender a todas?

É preciso parar de tentar ajustar a educação corporativa a modelos padronizados e construir ativamente o processo de ensino, com liberdade para experimentar e testar, quantas vezes for necessário, até encontrar um modelo que se adéqua a SUA realidade. Isso nada mais é do que o modelo lean aplicado a educação.

Aqui na Skore, acreditamos que o papel de uma plataforma de aprendizado é simplesmente “sair do caminho” para que as empresas façam o que elas fazem de melhor e parar de criar barreiras para o desenvolvimento do conhecimento.

‍Não temos a pretensão de dizer a forma que sua empresa precisa entregar o conhecimento para os seus colaboradores. Para nós, a evolução dos programas educacionais é testar as experiências que fizerem sentido para seus objetivos, com os conteúdos que atenderem a sua necessidade e as métricas necessárias para o seu sucesso.

Experiências de aprendizado precisam ser testadas.

Sabemos que fazer esse processo de experimentação na mão é praticamente impossível e que usar diversas ferramentas para construir cada uma das experiências de aprendizagem é uma saída extremamente trabalhosa e ineficiente.‍ A única coisa capaz de garantir agilidade e liberdade na construção experiências de aprendizagem é ter o poder de combinar (ou recombinar) diferentes canais, conteúdos e experiências de forma simples, rápida e sem barreiras.

Agora que você já sabe a verdade que está travando os resultados dos seus programas educacionais, você tem apenas duas escolhas a fazer: (1) continuar acreditando que um modelo pré-definido de experiência é suficiente para gerar o resultado ou (2) deixar de lado o modelos prescritivos e impositivos das plataformas de treinamento e construir experiências de aprendizado personalizadas para suas as necessidades e as das suas audiências.

Caso você escolha a segunda opção, clique aqui e descubra como o UOL EdTech pode te ajudar nessa missão.