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Aprendizado on the job: um caminho para a produtividade

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Encontrar maneiras de aumentar a produtividade no trabalho é um desafio constante. Em vez de apenas remover obstáculos ao trabalho de seus funcionários, o que você pode fazer para realmente melhorar o desempenho geral de sua equipe?

As respostas a esta pergunta podem ser difíceis de encontrar. Embora seja sempre uma boa ideia evitar reuniões e distrações desnecessárias, fazer uma melhoria real na produtividade costuma ser um pouco mais complicado. A razão para isso é simples: os gerentes costumam perder a real fonte de produtividade.

Para a maioria das empresas modernas, a produtividade vai além de equipar as pessoas com as ferramentas certas para fazer seu trabalho e remover os obstáculos do caminho. Ela surge quando os funcionários de uma organização estão satisfeitos, motivados e engajados no que fazem.

Quando os funcionários se sentem bem com seu trabalho de maneira geral, eles se tornam mais produtivos. Nesse sentido, a produtividade não é um caminho direto para a melhoria contínua, mas um processo circular e centrado no ser humano.

Para melhorar a produtividade de sua equipe, você deve equipá-los para ter sucesso em todas as frentes. Fornecer a eles uma oportunidade de aprendizado on the job é uma forte ferramenta para isso. 

Como o aprendizado on the job aumenta a produtividade?

O aprendizado on the job tem a capacidade de realmente impulsionar os resultados de uma empresa, tanto a longo como a curto prazo.

No curto prazo, esse modelo de treinamento melhora a capacidade e mantém sua empresa atualizada com os novos conhecimentos. No entanto, é a longo prazo que o aprendizado prático pode realmente aumentar a produtividade.

As práticas de aprendizado no trabalho podem pagar dividendos por gerações, mantendo sua produtividade alta, independentemente das mudanças nos ambientes de negócios.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais áreas onde o treinamento on the job pode dar um impulso real à produtividade da sua empresa.

1. Menor rotatividade

A aprendizagem no trabalho pode ajudar muito a manter baixa a rotatividade da sua força de trabalho. Pesquisa do Linkedin mostra que 94% dos funcionários permaneceriam mais tempo em seus empregos se sua empresa investisse em suas carreiras.

Ao oferecer oportunidades de aprendizado no trabalho, você mostra a seus funcionários que os valoriza, o que pode melhorar a satisfação geral no trabalho.

Em estudos recentes da Mental Health America, 66% dos entrevistados revelaram que sentem que raramente podem contar com seus colegas de trabalho para obter ajuda nas atividades de trabalho. Apenas 36% dos entrevistados disseram que podiam confiar em seu supervisor para apoiá-los se as coisas no trabalho se tornassem difíceis. 

Esses são números chocantes, considerando que o mesmo estudo descobriu que o apoio dos colegas e do supervisor está fortemente relacionado à satisfação geral no trabalho. Já um estudo da Washington University apontou que os funcionários têm menos probabilidade de deixar seus empregos quando se sentem “ligados” a outras pessoas.

2. Maior desempenho

Cada empresa é única. Dos produtos ou serviços que você desenvolve aos valores corporativos que você defende, a melhor maneira de comunicar os objetivos da sua empresa aos seus funcionários, é por meio do aprendizado no trabalho.

Ao aprimorar o conhecimento de seus funcionários, você não apenas melhora suas habilidades, mas também sua compreensão de sua empresa e suas responsabilidades dentro dela. Isso, por sua vez, pode ajudar a aumentar a confiança dos colaboradores em seus papéis. 

Funcionários confiantes geralmente são melhores em seus empregos. Eles também são mais produtivos e menos propensos a buscar ajuda ou supervisão de outras pessoas. Se todos os funcionários tiverem habilidades e conhecimentos semelhantes, eles podem substituir uns pelos outros, se e quando for necessário.

Além disso, se você tornar mais fácil para seus funcionários se manterem atualizados sobre os padrões de mudança do setor, você será capaz de atender às suas necessidades de negócios em constante mudança mais rapidamente – e permanecer um forte concorrente dentro do setor.

Pesquisas mostram que o aprendizado on the job pode melhorar o desempenho dos funcionários em um nível qualitativo e quantitativo. Em outras palavras, além de tornar os funcionários melhores em suas funções, o aprendizado prático também pode melhorar a sensação geral de bem-estar que eles têm sobre trabalhar na sua empresa.

3. Torne-se atraente para funcionários em potencial

Ao considerar uma oferta de emprego, 87% dos funcionários da geração Y observam o potencial de crescimento e desenvolvimento dentro de uma função. Entretanto, quase 80% destes funcionários afirmam não receber nenhuma oportunidade de capacitação. 

Ter práticas efetivas de treinamento on the job pode fazer você se destacar em relação à aquisição de novos talentos. 

Este é um benefício não só para os colaboradores, mas para sua empresa também. Ao promover a mentalidade de “sempre aprender”, você está criando uma força de trabalho qualificada em sua empresa. Isso trará uma grande recompensa quando você precisar desenvolver novas habilidades ou quando estiver procurando contratar novos gerentes.

Em vez de recrutar novos funcionários (o que pode ser caro), você terá um grupo de funcionários qualificados (e talvez mais importante, leais) para escolher. Além disso, eles já conhecerão as características do seu negócio.

As empresas que não dão a seus funcionários a opção de receber oportunidades de aprendizagem flexíveis, centralizadas e dinâmicas correm o risco de que os melhores talentos sigam outro caminho.

É importante lembrar que, para muitos setores, a perspectiva de automação do trabalho está cada vez mais presente. Mas isso não significa necessariamente que sua força de trabalho se tornará redundante. Permanecer competitivo no futuro envolverá a atualização do conjunto de habilidades de seus funcionários.

A Amazon, por exemplo, está planejando um enorme investimento no treinamento para adaptar seus colaboradores a uma economia digitalizada e mostra que investir no aprendizado no trabalho logo se tornará uma necessidade, não uma opção. Para muitas empresas, isso significa treinar agora ou pagar depois.

4. Construa a sua marca

Os executivos costumam relutar em investir no aprendizado prático para seus funcionários.

Por quê? Porque têm uma percepção limitada dos benefícios que a aprendizagem on the job pode proporcionar a uma empresa.

Alguns gerentes veem o treinamento puramente como um método para melhorar as habilidades dos funcionários dentro de uma faixa relativamente estreita. No entanto, os benefícios do treinamento no local de trabalho vão muito além de apenas manter as habilidades dos funcionários atualizadas. Treinar seus funcionários pode construir sua marca.

O aprendizado no trabalho cria uma empresa na qual os funcionários se sentem bem em trabalhar e, consequentemente, os clientes se sentem bem em fazer negócios. Isso ocorre porque o aprendizado no trabalho cria um legado de sentimento positivo em relação a uma empresa.

Os funcionários que têm a chance de aproveitar oportunidades de aprendizagem no trabalho e acabam saindo da empresa, geralmente o fazem em boas condições. O aprendizado no trabalho pode transformar os funcionários em embaixadores da empresa, mesmo depois que eles saem.

Isso, por sua vez, cria um ciclo de feedback positivo para a satisfação de seus funcionários atuais.

Considerações finais

O aprendizado on the job aumenta a produtividade. Ele faz isso aprimorando o ativo mais importante de qualquer empresa – seu pessoal.

Quando as pessoas têm oportunidades de continuar aprendendo enquanto trabalham, elas trabalham mais, ficam mais tempo e promovem seu negócio, mesmo depois de partirem.

A primeira coisa que você precisa fazer para criar um sistema de aprendizagem no trabalho que aumenta a produtividade da sua empresa é fazer um balanço da sua organização do ponto de vista do treinamento.

Um programa eficaz de aprendizado no trabalho se integrará perfeitamente aos programas de negócios existentes. Isso significa que você precisa avaliar as habilidades de sua equipe e os requisitos de sua organização antes de começar a planejar um futuro em que sua equipe possa colher os benefícios de um ótimo programa de aprendizagem on the job.

Para tornar esse futuro uma realidade, você pode contar com o UOL EdTech.