Blog

Áudio books: novas possibilidades em acessibilidade - UOL EdTech

content
 

Tecnologia Assistiva engloba todos os produtos e serviços utilizados para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. São recursos que visam a autonomiaindependênciaqualidade de vida e inclusão social dessas pessoas.

 

E a Tecnologia Assistiva também pode ser usada a favor da Educação Corporativa! Já há algum tempo muitas empresas trabalham com os leitores de tela para deficientes visuais, por exemplo, que transformam em áudio as informações presentes na tela do computador.

 

Mas o Áudio Book é uma alternativa atual e inovadora proposta pela Educação Corporativa Digital, que proporciona ao aluno com deficiência visual uma experiência de aprendizagem de maior qualidade e ainda mais prazerosa.

 

É uma opção moderna e de fácil acesso, que veio revolucionar as alternativas de estudo e acesso a variados conteúdos. Trata-se de um formato bastante significativo quando pensado como tecnologia assistiva, proporcionando a democratização do acesso a livros e variados conteúdos, promovendo a equiparação de oportunidades a esse público, atuando como ferramenta complementar ao Sistema Braille e aos Leitores de Tela.

 

O Áudio Book oferece:

  • democratização de acesso a conteúdos;
  • entonação diferenciada;
  • locutores experientes;
  • trilha sonora;
  • abordagem sintética;
  • otimização de tempo.

 

E além de atender ao público com deficiência visual, os áudio books também podem ser facilmente disponibilizados em múltiplos dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks, oferecendo mais uma alternativa de acesso ao conteúdo tanto para os deficientes visuais quanto para os demais colaboradores.

 

Por meio de múltiplos dispositivos, o Áudio Book proporciona a todos os públicos otimização de tempo, gasto em atividades morosas, como: deslocamento ao trabalho, prática de atividade física, entre outros