Blog

Avaliação de aprendizagem contínua: conheça esse recurso

content

A aplicação de treinamentos e capacitações para as empresas de forma contínua é essencial para a atualização e crescimento frequente dos colaboradores. Realizar uma avaliação de aprendizagem contínua ajuda a mensurar se o que é passado pelas equipes de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) e RH (Recursos Humanos) realmente trazem bons resultados.

Com a recorrência dos treinamentos, este método permite que os colaboradores passem por ciclos de aprendizagem e se desenvolvam cada vez mais. Isso gera uma otimização nos conhecimentos dos funcionários e pode levar a uma alta performance dentro da empresa.

Se você quer saber como fazer essa análise de aprendizagem entre os colaboradores de sua empresa e está em busca de uma parceria para isso, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! 

Avaliação de aprendizagem contínua: o método Adaptive Learning nas empresas

O Adaptive Learning busca realizar provas de nivelamento para entender quais são as lacunas de conhecimento dos colaboradores e assim criar materiais que supram essa necessidade. Para saber se esse conteúdo realmente foi absorvido pelos profissionais, podem ser aplicadas avaliações contínuas e fazer uma análise dos resultados.

Nas empresas, os times de T&D podem aplicar a avaliação de aprendizagem contínua de duas formas: para nivelar o conhecimento de todos os colaboradores e para atualizá-los sobre determinado conteúdo. 

O nivelamento busca que todos os funcionários aprendam sobre um tema a partir do mesmo ponto de partida. Para isso é necessário disponibilizar treinamentos e materiais, de acordo com o gap de cada um, para que cheguem no mesmo nível de conhecimento.

Além disso, o time de T&D também pode levar materiais mais atualizados sobre um conteúdo que os colaboradores já trabalharam. Essa prática ajuda no ciclo de aprendizagem, revisando um tema conhecido, e diminui a curva de esquecimento dos funcionários.

Como funciona a avaliação de aprendizagem contínua da Skore?

Com base nos diferentes perfis que existem dentro das empresas, a Skore investiu em ferramentas com multiexperiências de aprendizagem. Esses recursos variados permitem que os funcionários escolham a opção que melhor se encaixam durante os estudos. Isso permite que eles revisem entre recursos, escolham os seus favoritos e consigam sair da mesmice dos treinamentos tradicionais. 

Com a plataforma da Skore também é possível coletar as métricas sobre o desempenho dos funcionários e fazer uma análise dos resultados. Essa avaliação individual permite que o administrador entenda onde os colaboradores mais aprenderam e o que obteve menos resultado.

Ainda sobre a mensuração dos resultados, com a plataforma é possível fazer uma avaliação de aprendizagem contínua com cards de habilidades e missões que foram cumpridas. Esse recurso da Skore libera etapas de conhecimento como um jogo, que a cada fase que o colaborador passa, entra em uma nova e mais difícil.

Quais são os benefícios da Skore para empresas e colaboradores?

Com a feature de adaptive learning da Skore, os colaboradores podem vivenciar um treinamento individualizado, desenvolvido para suprir as diferentes lacunas de conhecimento dos profissionais. 

Os conteúdos são integrados ao contexto da empresa e elaborados com diferentes metodologias. É possível também mapear as métricas e trazer insights  para otimização contínua da aprendizagem dos funcionários. Com suporte para mensuração dos resultados e variados recursos de ensino, a plataforma permite que uma empresa acabe com as lacunas de aprendizado e leve conhecimento pleno para os times.

Você também encontra outros benefícios com a Skore, como:

  • Gaps de conhecimento: os colaboradores não precisam se preocupar com temas muito rasos ou aprofundados, pois a plataforma oferece materiais completos, que atendem aos perfis com mais conhecimento em um tema e menos conhecimento naquele assunto;
  • Conteúdo ideal: se o funcionário não sabe de onde começar, ele pode realizar as avaliações da plataforma e conferir uma análise completa sobre os seus gaps de conhecimento. Com isso, torna-se mais fácil entender qual o conteúdo ideal para aquele momento;
  • Métricas reais: a Skore possui uma tecnologia que é possível analisar o grau de interação dos funcionários e quais são as suas maiores dificuldades em relação aos treinamentos e funções diárias;
  • Avaliação contínua: também oferecemos avaliações constantes, que buscam analisar como anda a curva de esquecimento dos colaboradores e se eles estão se desenvolvendo bem em relação a novos materiais;
  • Algoritmo de acertos/erros: por fim, o algoritmo de acertos e erros da plataforma ajuda na análise completa sobre o conhecimento do funcionário, já que ele leva em consideração o nível de cada questão (fácil, intermediária e difícil), além do tempo de resposta..

Conclusão

Entendemos até aqui que os diferentes perfis que existem dentro das empresas necessitam de atenção por parte do time de T&D. 

Com o método de avaliação de aprendizagem contínua é possível desenvolver não somente novas habilidades dos funcionários, como também diminuir a curva de esquecimento sobre um conteúdo e atualizá-lo quando for necessário.

Por isso, aproveite este momento para falar com especialistas que entendem deste assunto, converse com os nossos experts e venha ser parceiro UOL EdTech!