Apostar e investir em um colaborador nunca foi uma atitude tão valiosa. Essa decisão interfere principalmente no futuro do mesmo dentro da empresa, visto que muitos buscam crescer no negócio e aprender constantemente com o seu trabalho.
Contudo, empresas que não investem em boas experiências de aprendizado, correm um grande risco de perder seus talentos. De acordo com o Relatório de Aprendizagem da Força de Trabalho de 2019 do LinkedIn, 94% dos funcionários afirmam que ficariam mais tempo na empresa se simplesmente investissem em ajudá-los a aprender.
Mas, você sabe a diferença entre uma boa experiência de aprendizado e o treinamento convencional? Entenda o que é cada uma e como a experiência de aprendizagem está à frente de qualquer outro método de ensino dentro das empresas!
Aproveite e veja também algumas estratégias utilizadas para realizar esse processo de maneira otimizada. Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe!
Quando se trata de aprendizagem corporativa, muitos colaboradores se sentem distantes desse processo. Nesse cenário, a organização precisa incentivar e investir na sua evolução, pois isso é uma chave essencial dentro de qualquer negócio!
Imagine que você tenha uma equipe de T&D dentro de sua empresa. Porém, mesmo que esse seja um time voltado para ajudar o funcionário a se desenvolver no empreendimento, as técnicas utilizadas pelo grupo são antiquadas e não incentivam o verdadeiro crescimento. Isso, além de prejudicar o colaborador, faz que ele desanime do trabalho.
A aprendizagem corporativa é de suma importância pois ela ajuda os membros de sua empresa a crescerem no mercado como profissionais e parceiros de seu negócio. Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da própria organização.
Dentro disso, temos a experiência de aprendizagem, que é um dos métodos mais eficazes de crescimento em uma organização. Veja mais a seguir!
Quando falamos sobre aprendizagem corporativa não estamos lidando com um sinônimo de experiência de aprendizagem. A primeira expressão é uma medida que empresas tomam para tentar levar desenvolvimento pessoal e profissional para os seus colaboradores.
No entanto, quando falamos de experiência de aprendizagem, estamos falando do meio pelo qual o conhecimento é levado para esse colaborador e que faz ele se sentir engajado pelo conteúdo.
A relação entre experiência de aprendizagem e o treinamento corporativo convencional parte do pressuposto de que o primeiro realmente visa o aprendizado dos colaboradores, mas de uma maneira mais benéfica para a empresa. Isso diz respeito quanto ao que foi ensinado, ao custo, entre outros.
Em contrapartida, os treinamentos convencionais são, sim, muito importantes, mas eles aplicam às empresas eventos mais genéricos, que não se aprofundam tanto. Essa questão pode sair mais cara para o negócio e fazer com que o empresário tenha mais gastos com com esses eventos. .
Para você que está pensando em adotar a experiência de aprendizagem em sua empresa, entenda algumas que estratégias são fundamentais. Elas irão ajudá-lo a aplicar essas mudanças e a levar conhecimento de qualidade para a sua equipe.
Ainda, entre os principais tipos de aprendizagem corporativa estão:
Em primeiro lugar, uma dica muito interessante é oferecer a aprendizagem por meio de experiências de profissionais da área.
Se você quer trabalhar com um time de Recursos Humanos, por exemplo, leve uma pessoa que seja inspiração para eles e que mostre as suas verdadeiras experiências.
Além disso, é importante mostrar para esse quadro de colaboradores que estão em treinamento que é possível aprender pela cultura da organização.
Se o seu negócio valoriza os direitos humanos, certamente uma palestra, reunião ou até mesmo curso deve pautar essa temática.
Por último, a aprendizagem ativa é outra estratégia fundamental durante os treinamentos. Além de incentivar o colaborador, faz que ele se sinta mais animado e engajado para aprender o conteúdo que é passado.
Além desses três tipo citados, é possível ainda incorporar outras estratégias, como:
É importante ressaltar, em meio a isso, que não são somente estratégias que levam à experiência de aprendizagem de um colaborador durante treinamentos e demais situações. É essencial que a empresa ofereça também um ambiente adequado, que propicie boas relações entre todos.
A política, a estrutura do negócio e as ações gerenciais também modificam o olhar desse colaborador. Quanto melhor forem esses três tópicos, mais esse trabalhador se sentirá motivado e buscará, até mesmo por si só, aprender novas habilidades.
O incentivo é o principal tópico para o crescimento pessoal e profissional!
Para você que está pensando em adotar essa jornada de aprendizagem, entenda que existem alguns pontos essenciais a serem colocados em pauta:
Métodos convencionais, que não abarcam a experiência de aprendizagem, podem fazer com que seus funcionários se sintam desmotivados e que não queiram nem ao menos participar deste tipo de processo.
Consequentemente, pode gerar uma perda enorme para a empresa, pois não haverá crescimento da equipe em momento algum.
Por fim, entendemos que uma boa experiência de aprendizagem visa principalmente métodos mais adequados, que enxerguem as necessidades do funcionário e que busque levar o verdadeiro conhecimento a ele. Se você precisar de uma ajudinha com isso, a Skore pode proporcionar esse sentimento!
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