Blog

Como a educação corporativa promove a saúde no trabalho?

content

Embora se fale de educação corporativa com um grande foco na capacitação de profissionais, é importante destacar que ela também desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável. Mas de que forma essa linkagem pode ser realizada de forma apropriada?

 

O bem-estar já é uma questão fundamental para o ambiente corporativo e educar os colaboradores no que diz respeito ao assunto tem se tornado cada vez mais fundamental para o ambiente de trabalho.

O que é saúde no trabalho?

Conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde ocupacional se caracteriza pela "promoção e manutenção do mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões". Isso implica em garantir que os trabalhadores não sejam expostos a riscos desnecessários à sua saúde e segurança, além de proporcionar condições favoráveis que promovam seu bem-estar  de forma geral.

 

Claro que, no que diz respeito ao cotidiano organizacional, também é muito importante garantir com que as o ambiente ao redor promova bem-estar. Neste caso, quando falamos de saúde no trabalho também envolvemos boas relações interpessoais, já que garantem um ambiente de trabalho respeitoso, inclusivo e livre de assédio, além de uma cultura organizacional que preze pelo bem-estar de cada um de seus colaboradores. 

Qual a importância de promover a saúde no trabalho e como a educação corporativa impacta nisso?

Em um contexto organizacional, no que diz respeito à saúde, fala-se muito de wellbeing ou, em tradução livre, bem-estar. Considerando que já foi tido como um benefício a ser oferecido nas empresas junto com férias e seguro, o aspecto hoje é de extrema importância e ajuda as organizações a crescerem estrategicamente. A Healthy Organization, de Josh Bersin, apontou que CEOs, CFOs e CHROs já entenderam que colaboradores altamente engajados e capacitados são o supply chain mais importante que eles podem ter em um contexto de constante mudanças econômicas e tecnológicas. 

 

Além disso, o relatório anual HR Predictions for 2023, também de Josh Bersin, aponta que o bem-estar hoje em dia acaba sendo um problema estrutural nas empresas por não ser tão pensado. Isso acontece porque muitas empresas têm dificuldades de trabalhar a produtividade na rotina, fator chave para desenvolver o bem-estar organizacional. Mas o que a educação corporativa tem a ver com isso? São diversas as formas que ela pode impactar.

5 formas de usar a educação corporativa para melhorar o bem-estar nas empresas

1. Desenvolvimento de habilidades

 

  1. Por meio da educação corporativa, os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver habilidades relevantes para suas funções e, consequentemente, relacionadas ao bem estar organizacional. Isso inclui treinamentos técnicos, como aprimoramento de conhecimentos em software e sistemas, bem como habilidades comportamentais, como comunicação eficaz, liderança e resolução de conflitos.
  2.  
  3. Como apontado pelo relatório da Josh Bersin, é importante associar bem-estar com produtividade. Portanto, ao adquirir essas habilidades, os funcionários se sentem mais confiantes em suas tarefas e são capazes de desempenhar melhor suas funções, o que reduz o estresse relacionado ao trabalho.

 

  1. 2. Promoção da saúde mental

  2.  
  3. A educação corporativa pode abordar questões relacionadas à saúde mental, como o estresse, o esgotamento profissional e o equilíbrio emocional. Por meio de treinamentos, workshops ou palestras, os funcionários podem aprender sobre técnicas de autocuidado, gestão do estresse, habilidades de resiliência e comunicação efetiva. Isso contribui para a conscientização sobre a importância da saúde mental e fornece ferramentas práticas para lidar com desafios emocionais no ambiente de trabalho.

 

Essas iniciativas promovem um senso de progresso e crescimento individual. Ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, a empresa demonstra valorização e incentiva um ambiente de trabalho mais saudável, onde os profissionais se sintam cada vez mais engajados e motivados.

 

  1. 3. Conscientização sobre saúde e segurança

  2.  
  3. Além das capacidade técnicas, a educação corporativa permite com que os colaboradores recebam treinamentos e informações sobre saúde e segurança no trabalho. Isso não diz respeito somente ao conhecimento sobre medidas de prevenção de acidentes ou uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), mas fala também sobre boas práticas de ergonomia e identificação de riscos no ambiente de trabalho.


  4. Neste contexto, a educação corporativa pode oferecer programas de treinamento para desenvolver habilidades relacionadas à saúde, como técnicas de gerenciamento de estresse, promoção de hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos, e estratégias de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Ao adquirir essas habilidades, os funcionários podem melhorar sua saúde e bem-estar, lidar de forma mais eficaz com o estresse do trabalho e manter um estilo de vida saudável.

 

4. Estímulo à cultura de aprendizado

 

  1. Além de tudo isso, a educação corporativa ainda contribui para a criação de uma cultura de aprendizado contínuo na organização. Quando os funcionários são incentivados a buscar o autodesenvolvimento e a atualizar constantemente seus conhecimentos, isso estimula a curiosidade, a inovação e a busca por soluções melhores. Uma cultura que valoriza o aprendizado promove um ambiente de trabalho mais dinâmico, criativo e saudável, onde os colaboradores se sentem estimulados a crescer pessoal e profissionalmente.
  2.  
  1. Ao fornecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, a empresa cria um ambiente onde os colaboradores se sentem encorajados a buscar conhecimento, compartilhar ideias e propor melhorias, impactando diretamente no clima organizacional.

 

5. Melhoria das relações interpessoais

 

Alinhado ao aspecto anterior, este aspecto diz mais respeito a uma cultura de bem-estar organizacional nas empresas. Isso porque a educação corporativa permite com que os colaboradores possam participar de treinamentos e atividades que promovem a comunicação eficaz, a colaboração e a resolução construtiva de conflitos. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, onde as relações interpessoais são fortalecidas, os conflitos são minimizados e a cooperação é incentivada.

 

Este contexto acaba por permitir com que os colaboradores tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento e de capacitação. Por conta disso, eles se sentem valorizados pela empresa e percebem que há espaço para crescimento profissional, o que aumenta a motivação, o engajamento e a satisfação no trabalho, resultando em um clima organizacional mais saudável.

  1.  

 

Neste texto, conferimos a importância e as oportunidades que podem ser aproveitadas quanto a educação corporativa para desenvolver a saúde no trabalho. Também mostramos que a questão é muito comumente associada ao termo bem-estar organizacional e que existem diversas formas de impactar esse aspecto, com a intenção de melhorar a rotina dos colaboradores.

 

Gostou do conteúdo? Confira este outro texto que trata sobre saúde mental no contexto de lifelong learning