A realização de treinamentos via e-learning é crescente entre as empresas, e algumas ações são fundamentais para que seus impactos realmente gerem os resultados esperados entre os colaboradores.
Em 2020, cerca de 27% dos esforços corporativos de treinamento e desenvolvimento (T&D) foram totalmente on-line, sendo que 24% deles foram feitos de maneira mista, ou seja, de forma conjunta entre a educação presencial e EaD.
É evidente que o e-learning já é muito relevante para as organizações e só tende a crescer no mercado. Mas, como ampliar seus impactos entre os profissionais e garantir um maior nível de engajamento mesmo quando não há interações físicas com os aprendizes?
Antes de apresentar os melhores meios de aumentar os impactos do e-learning nos treinamentos, vamos nos aprofundar um pouco mais em seu conceito.
Em inglês, o termo quer dizer “aprendizagem eletrônica”, o que significa que ele está diretamente relacionado aos modelos de ensino baseados em plataformas virtuais.
Por meio de métodos de T&D realizados em sistemas on-line, as empresas encontram mais viabilidade para desenvolver suas abordagens de qualificação, com um maior nível de personalização do conteúdo e acesso ilimitado ao que é compartilhado aos alunos.
Os temas propostos podem ser atualizados e segmentados de acordo com as demandas de cada perfil de colaborador, que tem sua própria curva de aprendizagem respeitada e alinhada ao que o negócio precisa.
Outro ponto importante é que as plataformas EaD oferecem diversas métricas, KPIs e meios de monitoramento, para que seja possível avaliar continuamente o desempenho das ações e traçar estratégias que tornem os aprendizados ainda mais efetivos.
Graças à aprendizagem mais personalizada e flexível, os níveis de engajamento no e-learning também tendem a ser maiores, mas é importante que os gestores saibam como incentivar os colaboradores a realizar os treinamentos online para que isso seja realmente possível.
Ao mesmo tempo em que um treinamento em e-learning pode ser inspirador e muito valioso para os colaboradores, ele também pode ser maçante e pouco atrativo durante as rotinas dos profissionais.
Para encorajar os funcionários a participar das ações de educação a distância, algumas estratégias são fundamentais para tornar essa modalidade realmente atraente e reforçar seu valor para impulsionar o desenvolvimento das equipes. São elas:
Boas histórias têm o poder de cativar as pessoas, divertir, apresentar novas perspectivas e até de compartilhar aprendizados significativos.
Quando o storytelling é empregado como um recurso de treinamento, sua fixação entre as pessoas se torna maior e o conteúdo apresentado passa a ganhar apelo emocional.
Boas narrativas simplificam certos temas, elucidam conceitos, demonstram os impactos que determinadas ações geram e motivam o aprendizado.
Para empregar o storytelling nos treinamentos e-learning, procure utilizar sempre contextos que sejam familiares aos aprendizes, como aqueles da própria empresa.
Além disso, é importante criar uma conexão entre as histórias e as pessoas, por exemplo, dando a mesma função aos personagens que os funcionários têm em seus cargos.
Não deixe também de adicionar mais emoção às histórias, como humor ou otimismo, além de formatos com imagens, vídeos, capturas de tela e até diálogos reais com clientes.
Dessa maneira, o storytelling se torna mais rico, alinhado ao comportamento das pessoas é capaz de reforçar a mentalidade que você deseja criar em seu treinamento.
Quando criam empatia ou se reconhecem nos personagens, os colaboradores conseguem criar paralelos com suas experiências pessoais, de forma a se engajar com as lições e a fixá-las de maneira muito mais eficiente.
Ser próximo da realidade dos aprendizes é fundamental, seja nos storytellings que citamos acima ou em qualquer modelo de lição via EaD.
A ideia é transmitir no treinamento um cenário que seria encontrado na rotina de trabalho, para que os colaboradores tomem decisões sobre ele e compreendam os efeitos que elas teriam na vida real. Ou seja, ao invés de simplesmente apresentar um vídeo, um slide ou uma palestra, é importante que a compreensão do conteúdo seja obtida a partir da sua aplicação prática e factível.
Procure desenvolver cenários específicos para cada grupo de alunos e solicite que certas decisões sejam tomadas sobre ele. Para isso, construa um problema e desafie sua resolução, que deve ser apoiada em pensamentos críticos que seriam utilizados dentro da própria empresa.
Se o setor de operações comete muitos erros iguais em uma mesma tarefa, por exemplo, a ideia não é simplesmente preparar um workshop para apresentar essas falhas e os meios de evitá-las. Na verdade, o treinamento e-learning deve criar um cenário com situação semelhante, para que os aprendizes trabalhem sobre ele.
Dentro desse ambiente controlado, é possível emitir feedbacks sobre o desempenho em relação ao caso fictício, para que as pessoas compreendam as consequências da resolução adotada, repitam suas etapas e desenvolvam as habilidade necessárias de forma mais natural e produtiva, de forma a replicá-la nas rotinas do negócio.
Todo método de treinamento precisa gerar resultados alinhados às necessidades e objetivos da empresa, e na educação a distância isso não é diferente.
Pode até parecer um conceito óbvio, mas estima-se que 36% das estratégias de aprendizagem não estejam em sintonia com o que as organizações pretendem e mais precisam.
É fundamental que as lideranças saibam analisar as capacidades de todos os colaboradores e reconhecer quais são aquelas indispensáveis para o sucesso do negócio.
Só assim é possível desenvolver meios de treinamento e desenvolvimento que tenham impactos reais sobre o que a empresa precisa alcançar e o que os funcionários devem atingir para alcançar seu devido sucesso e reconhecimento.
Alinhado a essa necessidade, está o fato de que os profissionais se sentem realmente engajados com o aprendizado quando percebem nele os meios que precisam para atingir as prioridades que são reconhecidas na rotina laboral e as próprias metas que seus líderes cobram.
Ou seja, os níveis de interação, participação e o impacto do EaD como um todo aumenta quando as pessoas reconhecem o quão útil o e-learning pode ser em suas carreiras e na resolução dos seus problemas diários.
Isso só reforça o quanto é importante considerar as demandas e a cultura organizacional ao definir os métodos de educação à distância, bem como medir seus resultados continuamente para reconhecer os verdadeiros impactos que a aprendizagem gera diante dos resultados da empresa.
Agora que você já sabe como aumentar o impacto dos seus treinamentos e-learning, e a relevância que eles têm para o seu negócio, não deixe de conhecer a solução definitiva para impulsionar seus resultados na área. Clique aqui e explore todas as possibilidades oferecidas pelo UOL EdTech.