Blog

Como desenvolver o hábito da leitura e aproveitar melhor um livro?

content

Sabia que o hábito de leitura não está presente na vida de 48% da população brasileira? Isso representa 93 milhões de pessoas que não leram sequer um trecho de um livro em um período de três meses.

 

Provavelmente você deve concordar que ler mais e com qualidade é algo positivo. Mas, você sabe quais são os benefícios que podem ser gerados a partir disso? Inspirados por um movimento que vem incentivando a leitura no país, neste artigo explicamos algumas vantagens e os melhores meios para se habituar melhor com os livros. 

Como criar o hábito da leitura?

Todo mundo sabe e concorda com essa máxima: o hábito de leitura é excelente para agregar mais conhecimento, se deparar com novos assuntos, melhorar nossa escrita e até mesmo para aprimorar o senso crítico.

 

É isso o que diz o pós-doutor em psicolinguística Augusto Buchweitz e a Doutora em Linguística e Letras Aline Fay em entrevista ao portal PUC-RS. Eles ainda afirmam que ler é um exercício que melhora a aprendizagem, exercita a mentalização, favorece a criatividade e que tem relação direta com a saúde mental, especialmente na diminuição do estresse.

 

Inserir essas ações no dia a dia - com destaque para a diminuição do stress -, é importante entender que vale muito mais ler um livro bem e absorver seu conteúdo do que priorizar vários títulos em um curto período de tempo só para ler mais. Existem pessoas que preferem ler 8 livros num mês do que sentar e aproveitar de verdade 2 ou 3 títulos, dependendo do seu tempo de leitura. É tipo quando você está assistindo a uma série ou filme e fica mexendo no celular: o quanto do conteúdo você está realmente absorvendo?

 

A primeira dica que podemos passar é que você procure por livros com temáticas interessantes e do seu gosto. Se você não tem nenhum interesse por física quântica, por que vai ler um livro sobre esse assunto? Ler sobre o que você gosta traz mais motivação e facilita a leitura.

 

Participar de clubes de leitura ou clubes de assinatura de livros, como a Tag Livros, também é muito legal. Com esse hábito, você se depara com títulos que, provavelmente, nunca procuraria. Mas o ideal para quem quer criar esse hábito no seu dia a dia é começar com suas preferências e ir saindo aos poucos da sua zona de conforto, até chegar a títulos mais desafiadores. 

 

Lembre-se que a criação de um hábito está ligado à repetição. É mais válido ler um pouco a cada dia do que ler muito esporadicamente. Além dos clubes de livros, você também pode se inspirar junto a influenciadores como Bookster e o Ler Antes de Morrer, o canal da Editora Antofágica ou o podcast Plantando Histórias, da empresa Árvore. Ao escolher seguir uma pessoa e consumir o seu conteúdo, você com certeza irá descobrir novas opções de seu interesse, conhecer novas visões sobre as leituras e até criar um “senso de comunidade” em torno do seu novo hábito.

Como tirar o máximo do seu tempo de leitura?

Além de fugir do óbvio de deixar o celular de lado para evitar distrações e procurar um ambiente confortável para ler, separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a  enriquecer a sua experiência junto aos livros. Confira: 

 

Grife os trechos mais relevantes

Essa dica pode arrepiar algumas pessoas, mas vamos lá: caso o livro seja seu, pegue um lápis, caneta ou marca texto e grife os trechos mais importantes ou aqueles que mais chamaram a atenção. Se você tiver dó de estragar o livro, copie o trecho em algum caderno ou utilize o Kindle para isso.

 

Fazer isso é uma excelente maneira de melhorar a sua relação com a obra, fixando na memória o que ela tem de mais relevante, estimulando sua compreensão, destacando seus pontos mais interessantes e impulsionando novas percepções de aprendizagem caso você revisite-a. 

 

Pesquise pelas referências trazidas nos livros ou por termos e pessoas que você não conhece

Muitos livros trazem uma série de termos, nomes, lugares ou situações que não são aprofundados. E o que fazer para resolver isso? Pesquisar! Um hábito muito legal durante a leitura é anotar essas dúvidas ou, se deparando com algum termo ou situação desconhecida, fazer uma rápida pesquisa. Assim, além de evitar a leitura no automático e não processar as informações, você será capaz de melhorar sua capacidade de memorização e construir significados com cada vez mais autonomia.

 

Converse sobre suas leituras com outras pessoas

Um mesmo livro pode provocar sentimentos e trazer visões diferentes às pessoas. Conversar sobre isso com outras pessoas ajuda a explorar melhor cada obra. Essas trocas, além de aumentar ou mudar sua compreensão sobre aquilo que você está lendo, ajuda a criar um hábito de leitura constante justamente porque falar sobre seus títulos preferidos na roda de conversa entre os amigos é sempre prazeroso.

 

O mesmo raciocínio é válido durante a participação em um clube do livro, acompanhar influenciadores que tratam sobre o assunto ou trocar experiências com colegas de trabalho que participam do mesmo programa de desenvolvimento de equipes que você. 

 

Mescle um livro de ficção com um de não ficção para dividir a atenção

É normal que as pessoas percam o interesse em alguns assuntos em certos momentos. Isso não quer dizer que deixamos de gostar de algo, mas só que queremos outras coisas naquele momento. Às vezes temos mais vontade de ler algo não ficcional, em outras um bom romance ou até uma leitura profissional para aumentar nosso reconhecimento no trabalho. 

 

Para manter o costume, uma boa ideia é ler mais de um gênero por vez, para não precisar abandonar a leitura quando você não estiver “no clima” para certo assunto. Nada melhor do que se dar a liberdade de aproveitar os títulos que você deseja sem sentir culpa por adiar os demais. 

 

O hábito da leitura pode ser valioso em diversas esferas de nossas vidas, e certamente tem impactos diretos sobre o sucesso profissional. Se você quer complementar os livros com as melhores soluções de aprendizagem para a sua empresa, não deixe de conhecer a plataforma definitiva da área. Clique aqui e saiba mais sobre as soluções do UOL EdTech.