Blog

Como o treinamento de liderança gera figuras influentes?

content

A palavra liderança é uma expressão muito comum no meio corporativo. Porém, poucos gestores sabem como aplicá-la de maneira benéfica e prejudicam a imagem de uma empresa devido à má conduta. Por isso é fundamental que o setor de Recursos Humanos (RH) faça uma curadoria e ofereça um treinamento de liderança.

Para você, que faz parte do time de RH de uma empresa, vamos mostrar o que é realmente um treinamento de liderança e a importância dentro do espaço de trabalho. Também vamos discutir também sobre as principais competências de um líder e os tipos de capacitações e como promovê-las para essas pessoas.

O que é treinamento de liderança?

Como o grande pensador Mario Sergio Cortella disse, “a liderança para si e para outras pessoas precisa acolher e promover a energia vital e o encantamento que uma obra significativa e decente traz”. 

Logo, dentro de uma empresa, é essencial que existam figuras que sirvam de exemplo sobre comportamento, atitudes e até mesmo formas de lidar com as pessoas e obstáculos. 

Diferente do chefe tradicional, que somente dá ordens e não enxerga o colaborador de forma humanizada, o líder é capaz de ordenar um espaço sem ultrapassar os limites da empresa e das pessoas envolvidas.

Quando falamos sobre treinamento de liderança, então, estamos em busca de construir um mindset líder para dentro de uma empresa.

 

Por que esse treinamento é importante para o RH e empresa?

Por meio dessa lógica entendemos que o setor de RH deve se responsabilizar pelo desenvolvimento de treinamento de liderança. Uma vez que isso afeta completamente as relações dentro de uma empresa.

Além de transformar o ambiente em mais agradável, pois os colaboradores e até mesmo consumidores se sentem mais satisfeitos com o relacionamento, essa capacitação prepara novos talentos e muitos outros funcionários para a missão de ser um verdadeiro líder (pois todos podem se transformar em um). Contudo, é preciso definir objetivos para um treinamento estratégico. 

Quais as principais competências de bom líder?

Para você, que faz parte do RH, e está elaborando um treinamento de liderança para a sua empresa, listamos algumas características fundamentais que os colaboradores devem desenvolver para se tornarem bons líderes.

É importante destacar que cada pessoa desenvolve uma quantidade de características de líder. O mais importante é buscar sempre o interesse em crescer e mudar com a capacitação. 

  •  - Comunicar com todos de forma clara;
  •  - Saber delegar tarefas dentro da empresa;
  •  - Conseguir organizar a si e ao time que é responsável;
  •  - Dar voz e ouvir os colaboradores;
  •  - Manter um relacionamento saudável com a equipe;
  •  - Ser um exemplo.

Quais são os tipos de treinamento de liderança?

Você está realmente disposto a aplicar o treinamento de liderança dentro da empresa que trabalha e definir os melhores objetivos para as equipes de seu negócio? Aqui, separamos algumas formas de desenvolver esse processo e levar conhecimento a todos os colaboradores participantes. Acompanhe!

 

Gestão de metas

A primeira forma de desenvolver um treinamento de liderança é por meio da gestão de metas. Com estratégias bem delimitadas e objetivos traçados, essa capacitação deve mostrar ao colaborador como alcançar a meta e respeitar os limites de cada equipe.

 

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas pode ser traduzida como uma das skills mais importantes,  que visa manter uma equipe unida e motivada para chegar às metas da empresa durante o treinamento. 

Para isso podem ser usadas estratégias como: feedbacks positivos, diálogo aberto entre líder e funcionário, além de outras relações de proximidade. Isso resulta na resolução de conflitos, engajamento dos colaboradores, escuta ativa, entre outros.

 

Mentorias

A figura de um líder muitas vezes é a inspiração para os funcionários de uma empresa. Por isso, é extremamente importante o acompanhamento de um mentor para a pessoa que está sendo treinada ou grupo de colaboradores que estão na capacitação. A experiência deste líder é um ponto importantíssimo para a formação de outros líderes dentro de um negócio.

 

Treinamentos para evitar microgestão

O treinamento de liderança para evitar microgestão, contudo, é uma maneira diferente de capacitar os colaboradores de uma empresa. Essa metodologia ensina ao líder como fazer um controle de atividades focado nas entregas finais e não controlando cada passo da execução. É preciso saber dar autonomia aos colaboradores de forma que não se transforme em microgestões. 

 

Treinamentos como exemplo de liderança

Por fim, uma parte fundamental e que todos os setores de RH deveriam oferecer para os colaboradores é sobre os treinamentos de um líder. Para isso é necessário criar um script com as normas da empresa, limites que não devem ser ultrapassados, além da posição que cada funcionário está naquele espaço. 

E, claro, para que tudo isso seja eficaz, o líder deve mostrar uma postura impecável, seguindo todas as regras de compliance e mostrando que é fundamental agir dessa maneira dentro da empresa.

Como promover um treinamento de liderança em sua empresa?

Para você que está pensando em promover um treinamento de liderança para sua empresa existem diversas formas no mercado. Uma bastante interessante, que cresceu principalmente no ano de 2020 devido à doença do COVID-19 é o treinamento remoto. 

Além de levar conforto para o colaborador, esse modelo pode oferecer ferramentas tecnológicas que as capacitações presenciais não disponibilizam, como:

  •  - Plataformas interativas;
  •  - Gamificação;
  •  - E demais funções. 

Tradicionalmente, os treinamentos de líderes eram comumente presenciais e voltados para o contato entre treinador e aprendiz. Contudo, com o crescimento do ensino remoto e adesão de ferramentas tecnológicas, essa realidade mudou e trouxe uma nova forma de capacitação para as empresas.

Neste momento, a evolução da tecnologia é uma excelente aliada para que os times de RH desenvolvam o melhor conteúdo de treinamento para uma empresa.

Para você que chegou até aqui, temos uma dica imperdível: o UOL EdTech é uma empresa especializada em treinamentos e está aqui para oferecer resultados por meio da aprendizagem digital.

Se você está pensando em realizar um treinamento de liderança remoto, conheça as nossas soluções e tenha a melhor capacitação do mercado!