Blog

Educação corporativa: o que é e qual a sua importância?

content

28 de abril é nacionalmente celebrado como o Dia da Educação e embora falemos muito sobre ensino de forma geral, pouco se destaca sobre a educação corporativa. Fundamental para o desenvolvimento dentro do ambiente organizacional, a educação corporativa trata-se do processo de aprendizagem que capacita colaboradores, oferecendo habilidades, conhecimentos e competências necessárias para a realização de atividades de forma mais eficiente e eficaz.

 

Mas o que é a educação corporativa na prática? Entender o conceito com clareza torna mais clara a necessidade dele no nosso cotidiano organizacional. Neste texto, você confere um pouco mais sobre o tema!

Por que focar em educação corporativa?

Antes de tudo, é importante destacar que a educação corporativa está diretamente relacionada à competitividade de mercado, já que as empresas precisam de profissionais capacitados e atualizados para evoluírem cada vez mais.

 

A autora Jeanne Meister, que possui diversas obras relacionadas à educação corporativa, define o conceito como um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar colaboradores, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”. Dessa forma, trabalhar tendo a educação corporativa como mote, ajuda as pessoas a se manterem cientes das melhores práticas a serem tomadas em suas atividades rotineiras.

 

A partir disso, a educação corporativa permite com que as organizações desenvolvam suas próprias estratégias de treinamento, alinhando-as aos objetivos da empresa e às necessidades específicas de seus colaboradores.

 

Ultimamente, o mercado está entrando no processo de formação de colaboradores, oferecendo cursos e selecionando profissionais de forma mais adequada. Durante toda essa etapa se espera que a tecnologia ofertada pela educação corporativa possa potencializar os métodos de ensino para uma formação ágil, focada em competências e melhor integração com o mercado.

 

Que falta faz investir em educação corporativa?

 

De acordo com o estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, 67,6% dos jovens entrevistados acreditam que faltam oportunidades de qualificação e 58,8% acreditam que os cursos disponíveis não estão sintonizados com as vagas de trabalhos existentes.

 

Já quando inseridas dentro do mercado de trabalho, isso com o contexto corporativo pode significar que as pessoas estão tendo problemas no cotidiano organizacional. Neste cenário, o mesmo estudo mostra que 82,3% das organizações não conseguem contratar jovens com a qualificação necessária para vagas disponíveis.

Quais os benefícios práticos de se investir em educação corporativa?

E os benefícios reais de se desenvolver a educação corporativa na sua organização? Confira 4 dos principais aspectos!

 

1. Aumente a satisfação e engajamento dos funcionários

 

Esse aspecto diz respeito a uma consequência simples de entender: quando os funcionários se sentem valorizados e percebem que a empresa está investindo em seu desenvolvimento profissional, há uma maior satisfação e engajamento por parte deles.

 

2. Aumente a produtividade

 

Um grande benefício da educação corporativa é a eficiência de diversos processos empresariais. Isso porque ela dá um grande foco para a capacitação dos colaboradores, portanto as empresas podem melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, reduzir custos e tempo de produção, além de aumentar a satisfação dos clientes.

 

3. Retenha talentos

 

Outro grande destaque em trabalhar com a educação corporativa é, não só atrair novos profissionais, quanto reter talentos. Por se sentirem mais valorizados depois da capacitação, os colaboradores percebem que têm oportunidades de crescimento dentro da organização. O resultado disso é um aumento na motivação e no engajamento dos profissionais, contribuindo para a redução do turnover e para a criação de uma cultura organizacional mais saudável.

 

4. Fomente a inovação

 

A educação corporativa pode ser uma fonte de novas ideias e soluções tomadas por uma empresa. Essas podem surgir de diversas formas, tais quais programas de treinamento e capacitação para colaboradores ou a promoção de cursos e workshops que estimulem a criatividade dos colaboradores, por exemplo.

 

Neste texto, você pôde conferir um pouco da importância de se investir em educação corporativa no cotidiano da organização, com exemplos de benefícios reais de sua aplicação. Também mostramos o quão fundamental é o conceito para o desenvolvimento profissional de forma geral.


Gostou do texto? Confira o conteúdo do Sapiência sobre Inovação na Educação e fique ainda mais alinhado às melhores práticas!