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Employer Branding: como atrair e reter talentos

Written by UOL EdTech | May 2, 2022 3:00:00 AM

Manter colaboradores é uma das estratégias das empresas para se destacar dentre as concorrentes

Muitas empresas acabam perdendo seus funcionários para uma concorrente. Ao não poder contar mais com uma pessoa qualificada, precisa se esforçar para conseguir outra que trabalhe em seu lugar. Para tanto há uma grande dor de cabeça para encontrar tal profissional e ainda treiná-lo para determinada função. Assim, muitas empresas hoje em dia investem em se tornar Employer Branding, isto é, uma marca empregadora que atrai talentos ao invés de repeli-los.

Para manter e ganhar talentos, é preciso desenvolver uma série de estratégias. É preciso de bastante foco e competência para segurar os melhores profissionais e ainda conseguir outros novos. Há grande competitividade no mercado e investir na retenção de talentos se faz necessário. Reter os talentos significa uma economia e tanto com novas contratações.

É fundamental que a empresa passe uma imagem positiva para o mercado em todos os aspectos, mas principalmente como sendo um bom local de trabalho. A organização precisa reunir uma gama de qualidades para que os colaboradores se sintam motivados a continuar trabalhando para ela, como, por exemplo, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional.

Os salários e benefícios são fatores fundamentais para atrair e manter funcionários, mas não é só isso que basta. Os colaboradores necessitam de um ambiente de trabalho que os agrade além de ser motivador profissionalmente. É preciso que eles tenham uma rotina com desafios, mas sem a pressão que hoje em dia leva a muitos casos de Síndrome de Burnout.

É também essencial ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Não adianta fazer modificações do espaço de trabalho que o superior ache melhor. Os colaboradores precisam ter um canal de comunicação para expressar quais são suas necessidades no ambiente para que trabalhem melhor.

O local de trabalho não deve ser somente focado na produtividade. Pausas para um lanche ou confraternização podem melhorar o clima da equipe. O ideal é consultar os colaboradores e encontrar os melhores horários para a realização de tais atividades. Experiências de lazer em equipe também podem agradar. O importante é que todos se sintam bem, motivados e valorizados na empresa.

Os planos de carreira são fundamentais para que os colaboradores possam se enxergar crescendo dentro da empresa e não ficarão estagnados em uma mesma função. Eles podem então visualizar um futuro e trabalhar para alcançar o que almejam dentro da empresa.

As certificações como as do Cebraspe são um importante instrumento de avaliação utilizado para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Assim, é possível mensurar em que níveis se encontram e o progresso na linha do tempo. Com uma ferramenta desse tipo, é possível acompanhar se os objetivos estão sendo alcançados.