Blog

Entenda o que é preciso para garantir a manutenção de clientes

content

Fidelização e retenção de clientes é essencial para promover o sucesso comercial de empreendimentos

 

Um dos segredos das empresas para se manter e se desenvolver no mercado é a manutenção de clientes. Com uma alta competitividade, principalmente no meio online, é muito importante diminuir a rotatividade dos consumidores, uma vez que conquistar novos clientes pode representar um custo ainda maior.

 

Enquanto novos clientes são importantes para ampliar os lucros e permitir o crescimento da empresa, fidelizar os antigos consumidores é extremamente importante para dar uma segurança aos rendimentos mensais. Para isso, é necessário deixar os consumidores satisfeitos, a ponto de querer comprar novamente.

 

No entanto, é cada vez mais difícil competir com outras empresas, principalmente online. Todos os dias, surgem novas opções que são de fácil acesso para os consumidores, fazendo com que todas as marcas precisem se empenhar para conquistar a atenção dos clientes.

 

Veja algumas dicas para a manutenção de clientes e conseguir ter mais sucesso entre a concorrência.

 

Mantenha canais abertos de comunicação

 

Seja para atender a dúvidas durante a compra ou ajudar no pós-venda, é muito importante ter canais acessíveis para atender o cliente. Seja por e-mail, telefone ou redes sociais, procure manter a presença em vários meios. Há, ainda, o WhatsApp Business API, que consegue integrar meios de comunicação com ferramentas de gestão, o que facilitaria os processos das pequenas e médias empresas.

 

Entretanto, não basta apenas estar presente. É preciso garantir agilidade e qualidade nos atendimentos, sabendo utilizar bem os recursos de cada plataforma, para que os clientes não tenham dúvidas e se sintam realmente bem assistidos quando mais precisam.

 

Agilidade no atendimento e na entrega

 

Em um mundo cada vez mais rápido, às vezes, é até difícil competir, principalmente com concorrentes maiores, que contam com infraestrutura humana e logística para atender prontamente os clientes. Entretanto, ainda que a empresa seja pequena, há um diferencial que pode fazer a diferença: o contato humanizado.

 

Ainda que não possa oferecer o atendimento e a entrega mais rápidos do mercado, ofereça uma experiência humanizada e com afeto, mostrando que os clientes são importantes para a sua empresa.

 

Gere interesse pela marca

 

Além do contato direto com o cliente, pense no posicionamento da marca. Cada vez mais pessoas têm suas decisões de compra baseadas nos valores das marcas, como responsabilidade social e ambiental. Por isso, também vale a pena usar o potencial da marca para buscar soluções que ajudem a humanidade de alguma forma, criando, em troca, mais interesse orgânico entre o seu público.