UOL EdTech Blog

Gestão do tempo e produtividade: como melhorar a performance dos colaboradores

Written by UOL EdTech | Jul 8, 2024 2:10:39 PM

Gestão do tempo e produtividade são temas essenciais no ambiente corporativo moderno. Em um cenário de constantes mudanças e demandas crescentes, as empresas precisam estar atentas a como seus colaboradores utilizam seu tempo e como isso impacta a produtividade e, consequentemente, os resultados da organização.

 

A má gestão do tempo pode levar a atrasos, estresse e baixa qualidade no trabalho, enquanto uma abordagem eficiente pode transformar a performance e a satisfação dos colaboradores.

 

Para apoiar as empresas nesse desafio, o Sapiência tem o prazer de anunciar a parceria com Lucas Lima, especialista em liderança e inovação. Lucas é palestrante e empreendedor na área de desenvolvimento de pessoas, e está trazendo uma série de conteúdos exclusivos sobre gestão do tempo e energia, priorização de tarefas, entre outros.

 

Essa parceria quer proporcionar aos colaboradores da sua empresa as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar o tempo e maximizar a produtividade, sem deixar a saúde mental de lado, beneficiando tanto as pessoas quanto a organização.

 

A gestão eficaz do tempo é uma competência essencial que todos os colaboradores devem desenvolver. Isso envolve não apenas a organização das tarefas diárias, mas também a priorização de atividades e a capacidade de manter o foco em um ambiente repleto de distrações.

Empresas que investem no desenvolvimento dessa habilidade em seus colaboradores colhem benefícios significativos, incluindo a melhoria na qualidade do trabalho, aumento da satisfação e do engajamento da equipe, e a obtenção de melhores resultados.

 

Quem é Lucas Lima?

 

Lucas Lima é empreendedor, creator e palestrante. Co-fundou a Profissas - Escola de Habilidades Humanas e Diversidade, é sócio e Board Member da Inevitable, escola digital para web3 e ex-membro do Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial para jovens líderes.

 

É certificado em Liderança e Inovação pelo MIT, pós-graduado em Negócios Digitais, Bacharel em Marketing e Graduado em Tecnologia, também é professor e palestrante de temáticas relacionadas a Liderança, Nova Economia e o Profissional do Futuro.

 

Próximos lançamentos

 

Em parceria com o Sapiência, Lucas Lima trará dois conteúdos exclusivos, focados em gestão do tempo. Confira os temas:

 

Gestão do tempo e da energia

 

Aprenda estratégias para planejar e organizar tarefas diárias, equilibrar demandas profissionais e pessoais, e como fazer a gestão da energia ao longo do dia.

 

Priorização de demandas

 

Aprenda identificar e focar o que realmente é importante, utilizando matrizes de priorização avançadas.

 

Além disso, em breve, também lançaremos com Lucas Lima um conteúdo sobre growth mindset com o objetivo de ajudar seus colaboradores a adotarem uma mentalidade de crescimento para melhorar seu desempenho, aumentar sua resiliência e promover um ambiente de trabalho mais adaptável e inovador, respeitando a saúde mental.

 

Todos os conteúdos serão práticos e aplicáveis, permitindo que os colaboradores implementem imediatamente os conceitos e técnicas aprendidos em seu dia a dia.

 

Para aquecer os motores

 

Enquanto os lançamentos não chegam, preparamos para você e o seu time uma trilha de aprendizagem de gestão do tempo e produtividade com conteúdos já disponíveis no Sapiência 360. Dá só uma olhada!

 

Etapa 1: fundamentos de planejamento e organização do tempo (2h05)

Inicie sua jornada com conceitos básicos de planejamento e organização do tempo, refletindo sobre hábitos e atitudes no ambiente de trabalho para aumentar a produtividade e eficiência pessoal e profissional.

 

Conteúdos sugeridos:

 

  • Planejamento do tempo – por UOL EdTech, 15 min.
  • Organização no trabalho – por UOL EdTech, 50 min.
  • Como evitar a dispersão: foco e disciplina – por UOL EdTech, 30 min.
  • Produtividade: automatize as atividades do seu dia a dia – por Caio Calado, 30 min.

 

Etapa 2: técnicas e ferramentas práticas de organização e gerenciamento do tempo (1h25)

 

Aprenda técnicas e ferramentas para aumentar a produtividade e gerenciar o tempo de forma eficiente.

 

Conteúdos sugeridos:

 

  • Plano de ação com 5W2H – por UOL EdTech, 20 min.
  • Matriz do tempo: metodologia de gestão de tarefas – por UOL EdTech, 20 min.
  • Kanban para gestão de tarefas – por UOL EdTech, 30 min.
  • Como mandar bem na gestão de tarefas com o Kanban? – quiz para complementar o aprendizado, por UOL EdTech, 15 min.

 

Aproveite todos esses conteúdos sobre gestão do tempo e produtividade disponíveis no Sapiência 360 para ajudar o seu time a melhorar a performance no ambiente de trabalho.

 

Se você ainda não tem o Sapiência 360, entre em contato com a nossa equipe e libere agora mesmo o acesso a esses e outros conteúdos.