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Inovações de empreendedores para superar a pandemia: conheça as principais - UOL EdTech

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A pandemia de Covid-19, trouxe muitos desafios para todos nós. Muitos foram demitidos de seus empregos formais e partiram para o empreendedorismo, trilhando o próprio caminho para o sucesso e apostando neste rumo. 

 

Mas, e para quem já era dono do próprio negócio enquanto tudo isso começou a rolar por aqui? 

Recentemente, um dado sobre o ramo da gastronomia virou notícia. A Abrasel-SP, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo, divulgou o número assustador de 12 mil estabelecimentos fechados quando a “marca” foi atingida. 

 

Só para ficar no exemplo da cidade de São Paulo. 

 

Inclusive, muitos restaurantes que não tinham delivery, tiveram que se adaptar e passar a contar com esse sistema. 

 

Com as pessoas passando mais tempo em casa, vários estabelecimentos passaram a contar com o sistema de entregas à domicílio. 

 

É aí que os empresários têm que usar a criatividade para inovar e sobreviver aos tempos de crise. 

Pensando nisso, escrevemos esse artigo para mostrar as principais inovações dos   empreendedores para superar a pandemia. Quem sabe não ajuda você a também dar a volta por cima? 

 

O empreendedorismo e suas inovações durante a pandemia

 

Para muitos, a pandemia foi catastrófica. Para outros, oportunidades vieram. Mas é preciso abraçar essas oportunidades e inovar.

 

Para se ter uma ideia, segundo o SEBRAE, em uma pesquisa juntamente com a FGV, descobriram que um em cada quatro microempresários que inovaram de alguma maneira seu negócio, conseguiram reaver seus níveis de faturamento. 

 

Esses inovadores tiveram perda de 32% de sua receita, enquanto que, os que não inovaram de nenhuma maneira, registraram cerca de 39% de perda de suas receitas. 

 

A inovação pode abrir um mundo de oportunidades para seu negócio, seja qual ramo você esteja. 

Portanto, vamos listar aqui algumas inovações que empreendedores implantaram em seus negócios para superar essa pandemia que nos assola. 

Inovação através da criação de um novo produto ou serviço

Para você que é empresário(a), tem que estar sempre atenta(o) às necessidades e reclamações de consumidores. Por exemplo, muitas pessoas que usam óculos reclamam de como as lentes embaçam enquanto estão usando máscaras faciais. 

 

Eis que um empresário do ramo da ótica percebeu essa janela de oportunidade e junto com outros empresários, criaram uma flanela antiembaçante. Já são mais de 325 mil flanelas vendidas em cerca de quatro meses, segundo eles. 

 

E há quem comece um novo serviço que não é muito explorado por aqui. Como ser “personal shopper” de plantas. 

 

Uma ex-empresária do ramo de eventos que viu seu negócio ruir por causa da pandemia, agora se vê com esse negócio totalmente novo de analisar o apartamento dos clientes, conferir sua luminosidade, espaço e até a rotina do morador para sugerir a espécie de planta ideal para a residência. 

 

Ela juntou a paixão por plantas e começou seu próprio negócio. Quem sabe sirva de inspiração para você? 

Investir em e-commerce

Para seu negócio crescer hoje em dia, você precisa considerar ter uma loja virtual para seu produto ou serviço. 

 

Sim serviço também, não importa o ramo, você consegue inovar. Há quem está realizando serviços de barbearia à domicílio, por exemplo. 

 

Afinal, como foi dito antes, muitas pessoas passaram a fazer de tudo em casa. O home office está aí. Então, nada como ter seu produto ou serviço entregue no endereço de preferência do cliente. 

Para se ter uma ideia, o setor de e-commerce cresceu 73,88% no acumulado do ano de 2020. 

 

Vantagens de se ter uma loja virtual

Aqui vamos listar as principais vantagens de abrir um e-shop para entregar seus produtos. E aqui vamos além de anunciar em rede social, pois rede social é boa para criar relacionamentos. 

Mas enfim, isso é assunto para outro post. 

 

Confira as vantagens de você inovar com uma loja virtual:

  •  
  • - custos mais baixos

- Com uma loja virtual, os custos em comparação a uma loja física são bem menores. A hospedagem de um site é menor que o aluguel de um salão. 

  •  praticidade para seus clientes

- Com uma loja virtual, seus clientes podem te achar mais rápido e facilmente. Entender melhor os seus produtos ou serviços, e por fim, conhecer mais sobre você e seu negócio. 

  • melhor controle de resultados

- Muitas plataformas de marketplaces oferecem sistemas de métricas para melhor mensurar os resultados. Quantidade de vendas, cliques nos anúncios, volume de transações, entre outras funções são muito úteis para quem tem e quer ter uma loja virtual para alavancar as vendas. 

  • fazer a loja trabalhar para você

- Com um negócio online, se também formos comparar com uma loja física, pode ficar aberta durante 24 horas, ao invés do famoso horário comercial. Pessoas podem comprar na calada da madrugada enquanto você estiver dormindo. Ou também, vincular seu negócio com o Google e usar o calendário do dele para agendamento dos seus serviços.

Inovação em seu site ou blog

Outra dica essencial que podemos dar a você sobre inovações de empreendedores para superar a pandemia é, com certeza, aprimorar seu site e, se ainda não tem, implantar um blog para ele. 

Você sabia que com um blog, você pode duplicar os acessos ao seu site? 

 

Com um blog você pode: 

  • - criar autoridade ao longo do tempo
  • - entender melhor as necessidades dos seus clientes fiéis
  • - conseguir novos clientes
  • - agregar valor ao seu site

 

Claro que com isso, vem mais uma responsabilidade para seu negócio, mas vem mais autoridade com o tempo. 

 

Isto é, através de seu nicho de mercado, com a experiência adquirida, você se torna um especialista. Daí que vem sua credibilidade para postar conteúdo de qualidade e construir autoridade no mercado. 

Garantindo assim, um público cativo que vai tirar dúvidas com você sempre que precisarem. 

Quem sabe para isso, você precisará de um planejador web, afinal, isso pode ser feito por uma agência de marketing. 

 

Isto é, muitos empresários, devido a correria que é cuidar já de tanta coisa, não tem tempo para cuidar do marketing da empresa. 

Lembre-se, muitas pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa e na internet. 

 

Pode ser uma boa ideia ter um plano de ação para atuar online.