Blog

Qual a importância da Libras na educação corporativa?

content

Em 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais, popularmente conhecida como Libras, foi reconhecida oficialmente como uma forma de comunicação gestual e visual no Brasil. Por conta disso, hoje ela tem ganhado força dentro das comunidades de pessoas surdas e de pessoas com deficiência auditiva, que dependem da linguagem de sinais para não só interagirem mas também reforçarem aspectos culturais e identitários.

 

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas surdas e, quando se fala em educação, a porcentagem de formados nos mais diversos níveis ainda é bem pequena. Conforme estudo realizado em 2019 pelo Instituto Locomotiva e Semana da Acessibilidade Surda, cerca de 7% têm ensino superior completo, 15% frequentaram a escola até o ensino médio, 46% foram até o fundamental, e 32% não têm um grau de instrução.

 

Consequentemente, isso traz impactos negativos para os números de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho: e, caso nada seja feito a respeito, esse tipo de preconceito pode continuar acontecendo. Neste texto, você vai conferir com mais detalhes a importância da Libras no ambiente organizacional e como educar as equipes para torná-la comum na rotina. Confira!

Por que a Libras é necessária no contexto organizacional?

Garantida por lei, a Libras é um tipo de comunicação possibilitada por meio de gestos e do visual e, justamente por isso, ela é oficialmente reconhecida no país e também adotada como a forma mais fundamental de interação entre surdos e pessoas com deficiência auditiva.

 

Por meio da Libras, essas comunidades podem participar ativamente da sociedade, ter acesso à informação, educação e serviços públicos, bem como exercer seus direitos como cidadãos. Não seria diferente no ambiente organizacional, que inclusive, por muitas vezes pode até mesmo evidenciar algumas dificuldades presenciadas por pessoas com deficiência auditiva nesses espaços, tais como:

 

  • Falta de autonomia — justamente pelo ambiente não contar com tecnologias assistivas e uma cultura efetivamente inclusiva, o profissional acaba sendo impossibilitado de executar as suas tarefas sozinho;

  •  

  • Preconceito — por faltar ações da empresa na inclusão desses sujeitos, acaba acontecendo uma exclusão social, uma vez que a comunicação da pessoa surda ou com deficiência auditiva acaba sendo bastante limitada com os demais;

  •  

  • Pouco crescimento profissional — uma vez que a empresa não esteja adaptada às necessidades desses colaboradores, progredir na carreira acaba sendo um processo muito mais difícil;

  •  

Falta de qualificação profissional — considerando que até mesmo as escolas e as universidades, espaços de capacitação, também não possuem medidas inclusivas adequadas.

Como incluir Libras no cotidiano da organização? Confira 5 dicas!

Considerando o impacto positivo que a Libras pode exercer no contexto organizacional, existem alguns passos iniciais a serem seguidos para começar a incluí-la no cotidiano da empresa. De forma geral, esse processo diz respeito a uma campanha de aprendizagem que deve repensar alguns hábitos rotineiros que todos os colaboradores possuem para poder tornar a sua empresa mais diversa. Confira-as a seguir!

 

1. Aprenda o básico de Libras

 

Sem pular etapas, é fundamental entender que participar de um plano de aprendizagem de Libras é o passo inicial para poder aplicá-la no seu ambiente organizacional. Com a comunicação tornando-se cada vez mais clara, estratégias passam a ser mais bem aproveitadas no cotidiano da empresa.

 

2. Foque na comunicação

 

É importante destacar que alguns hábitos aparentemente simples da comunicação falada precisam ser repensados quando se comunicar em libras, já que existe a necessidade de falar olhando diretamente para a pessoa e sem nada para obstruir a sua comunicação.

 

3. Integre as pessoas ao ambiente

 

Novamente mencionando a importância de rever atitudes que parecem simples para pessoas que não têm deficiência auditiva, é importante apresentá-las devidamente em cada espaço do ambiente de trabalho, lhe proporcionar o máximo de visão e integrá-las em situações de interação social.

 

4. Estruture reuniões mais inclusivas

 

Existem algumas formas de se fazer isso adequadamente para não só incluir pessoas, como também tornar os padrões de comunicação da empresa mais completos. Alguns exemplos incluem exibir apresentações que incluem Libras e imagens que sirvam de apoio visual e até mesmo pautar as pessoas que dependem da linguagem com antecedência.

 

5. Capacite todas as pessoas colaboradoras

 

Trazer a pauta para toda a empresa é fundamental e isso pode ser feito por meio de treinamentos ou workshops apresentados para a empresa toda, por exemplo. Em casos como esses, além do ambiente ficar mais solícito para os surdos e pessoas com deficiência auditiva, esses colaboradores também possuem maior chance de progressão em suas carreiras.

Neste conteúdo, trouxemos a importância de se aprender Libras no ambiente corporativo com o intuito de impactar positivamente todas as pessoas. Muito além de apenas uma forma de comunicação, destacamos que Libras é uma língua que possui gramática própria e variações regionais complexas, o que contribui para o reconhecimento cultural e linguístico do país, bem como a inclusão de pessoas, independente de serem surdas ou deficientes auditivas.

Gostou do conteúdo? O Sapiência já tem dois materiais muito bacanas sobre o tema, que são o Comunicação Básica em Libras e o Libras no dia a dia corporativo. Confira e aplique os conhecimentos na sua empresa!