Onde você quer estar daqui a 5 anos? Se você nunca parou para pensar de verdade sobre essa pergunta, talvez você precise de mentoria. A mentoria profissional é um formato de liderança que ajuda profissionais a desenvolver suas carreiras de maneira estratégica, destacando características individuais para exponencializar os resultados.
A mentoria é indicada para todos os profissionais, independente de qual etapa da carreira ele esteja. É importante apenas que este profissional esteja interessado em desenvolver uma estratégia de carreira para si. Na mentoria os profissionais passam a ser protagonistas de suas carreiras. O processo de mentoria é extremamente interessante para quem que querem circular por diversas áreas, aprender novas formas de trabalho e desenvolver habilidades. O papel do mentor é ajudar esse profissional a tirar o maior proveito dessa flexibilidade da empresa e do mercado de trabalho no geral.
Como a mentoria visa o desenvolvimento do profissional a ser assessorado, o ideal é dar ferramentas para que a liderança possa servir de mentoria, mas deixar o profissional livre para escolher seu mentor.
Na relação entre lider e liderado, contudo, ações de mentoria podem ser trabalhadas para aumentar a produtividade, reduzir atritos ou mesmo desenvolver melhor o clima e a cultura da empresa. Alguns exemplos de ação de mentoria são bem próximos aos de gestão de singularidade:
– feedback 360;
– programas de treinamento específicos;
– desenho do plano de carreira na estrutura organizacional;
– metas individuais de acordo com as habilidades e nível do profissional.
Para encontrar um bom mentor, é importante inicialmente identificar um bom líder. Alguém que seja uma influência pessoal para você e que consiga entender os desafios pessoais e de carreira que você tem. Se for seu líder imediato, tanto melhor, porque é uma pessoa inserida no seu dia a dia.
É importante também que você não tenha medo de pedir ajuda e direcionamento no processo de mentoria. E esteja preparado para feedbacks que podem não ser muito bons ou fáceis. Trabalhar seus pontos de melhoria são o primeiro passo para desenvolver sua carreira de maneira sólida e estratégica. Esse é o papel do mentor – direcionar o seu crescimento.