Blog

Mundo BANI: o que esperar do novo conceito? - UOL EdTech

content

O mundo VUCA, criado nos anos 90, ficou para trás. O conceito deu agora lugar ao Mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), criado pelo antropólogo Jamais Cascio, quando percebeu que VUCA já não funcionava mais depois de tanto tempo. Em 2020, a pandemia acelerou o processo de implementação do conceito para nos adaptarmos ao novo mundo.

 

Mas afinal, o que significa BANI?

 

Brittle – Frágil

O mundo é frágil. O que temos certeza hoje, pode virar uma incerteza amanhã. A economia pode mudar, o mercado pode evoluir e até mesmo pandemias podem acontecer. Temos que ter sempre uma carta na manga. Uma saída para situações urgentes. Precisamos nos preparar para o imprevisível, buscando sempre estar um passo à frente.

 

Anxious – Ansiedade

A incerteza nos causa ansiedade. O senso de urgência pauta muitas decisões. Uma oportunidade pode abrir em uma curta janela de tempo e precisa ser agarrada. Trabalharemos com uma margem de erro maior, mas com atitudes mais rápidas e oportunidades aproveitadas.


Nonlinear – Não-linearidade

Grandes planejamentos podem não fazer tanto sentido no mundo BANI. Tudo está em constante mudança, logo, é preciso adaptar o seu negócio para fazer parte dessa realidade.


Incomprehensible – Incompreensível

Buscamos resposta para tudo, baseado nas inúmeras informações que recebemos. Montar uma estratégia com base em dados pode não dar certo, pois o ser humano muda de ideia o tempo todo. O risco está presente em cada decisão tomada.

Como se preparar para tamanha mudança?

Vem aí a coleção SapiênCia: Mundo BANI, com cursos completos para deixar sua empresa preparada para os desafios que vem a seguir. Em breve disponível em nosso catálogo, que você pode conferir aqui!