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O que mundo digital, jornada do cliente e inovação tem a ver com RH?

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O que os temas mundo digital, jornada do cliente, inovação e storytelling tem a ver com o RH? Tudo! Mas, mais especificamente, esses serão os temas abordados no SapiênCia Talks, novo videocast que tratará sobre experiências de aprendizagem digital no contexto da educação corporativa.

 

Cada um desses temas podem ser amplamente explorados em uma área de Recursos Humanos, seja para recrutadores ou até para gestores que atuam com colaboradores. Quer saber como? Confira um pouco do que abordaremos em cada um dos nossos próximos episódios!

Quais são os temas e quem são os convidados?

  1. 1. Navegando no Mundo Digital

 

O mundo digital, caracterizado pela convergência de tecnologias como a internet, os computadores, as redes sociais, os bancos de dados e os sistemas de informação, permite a conexão entre pessoas, empresas e organizações em todo o mundo. Fato é que esse contexto acaba gerando mudanças rápidas e constantes ao longo da história.

 

Mas e como fazer proveito da vasta quantidade de informação que existe no mundo digital? Independente do que se queira aproveitar, é importante ter a noção de que muito se pode aproveitar deste ambiente, ainda mais para a utilização no contexto da educação corporativa.

 

Como convidados, dois participantes estiveram presentes para comentar sobre o assunto. O primeiro deles é Silvio Meira, doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Kent, na Inglaterra, e cientista chefe da TDS Company. Também é um dos maiores expoentes da inovação e transformação figital no Brasil. Ele está por trás de projetos inovadores, como o CESAR, o Porto Digital e o CESAR School.

 

Já a segunda é Rosário Pompéia, jornalista, especializada em ciência política e com mestrado em Economia da Comunicação Social pela UFPE. Diretora de operações da LeFil, consultoria de estratégia de marketing, e professora na Católica Business School e na CESAR School.

 

Alguns temas abordados neste episódio incluem:

 

  • transformação digital;
  • mudança de mindset e cultura;
  • importância da curadoria e da educação contínua;
  • desafios das lideranças empresariais
  1.  
  2. 2. Jornada do cliente: encantando, cuidando e melhorando o atendimento

 

Assunto intimamente relacionado ao Customer Success e Customer Experience, este aspecto, em um mercado altamente competitivo, é crucial para as empresas se concentrarem em criar relacionamentos de confiança com os clientes, fazendo com que eles se sintam apoiados e bem atendidos ao longo de sua jornada.

 

A jornada do cliente na educação corporativa é um conceito que envolve acompanhar e direcionar a experiência dos colaboradores ao longo de seu desenvolvimento profissional. É semelhante à ideia da jornada do cliente em um contexto de negócios, porém pode ser aplicada aos colaboradores em seu percurso de aprendizado e crescimento dentro da empresa, por exemplo.

 

Para comentar sobre o assunto, foi convidado Fabiano Azevedo, especialista em finanças e contabilidade, além de CEO e sócio da empresa Tática Gestão Contábil. Também é palestrante, consultor, idealizador e apresentador do podcast 'Papo de Quê, Fabiano?'.

 

Neste episódio, Fabiano comenta alguns tópicos muito relevantes sobre o assunto, como:

 

  • fidelização de clientes;
  • lealdade emocional;
  • atendimento personalizado;
  • impacto de novas tecnologias no cotidiano do cliente;
  • diminuição de turnover

 

  1. O case HOPE: como inovar em uma empresa tradicional com Sandra Chayo

 

O Grupo HOPE, empresa líder no segmento de moda íntima há mais de 50 anos, segue tendo a esperança e a prosperidade como motes, de acordo com as próprias palavras da diretora, Sandra Chayo. E isso é considerado um ponto fundamental para a empresa poder se desenvolver tanto em questão de inovação.

 

Inovar não é tão simples assim – mas também não é tão complexo. Isso porque se demanda um grande estudo de contexto e também um bom proveito de oportunidades encontradas em determinado mercado.

 

Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE, vem ao SapiênCia Talks para comentar o assunto. Formada em Arquitetura, Sandra é empresária, tem mais de 25 anos de experiência e é reconhecida por sua visão inovadora e capacidade de reinventar constantemente a marca.

 

Alguns dos principais temas discutidos neste episódio são:

 

  • inovação não é só tecnológica
  • como inovar em diferentes modelos de negócios?
  • como inovar na comunicação?
  • autenticidade na inovação

 

  1. 4. Storytelling e Engajamento com Paul Cabannes

 

Contar histórias não é uma habilidade fácil. Demanda muita capacidade técnica para o fazê-lo e é um processo muito utilizado pelos mais diversos tipos de profissionais, desde palestrantes e comunicadores até recrutadores de RH, por exemplo?

 

Mas e qual o potencial poder do storytelling? De que forma se pode utilizar desta técnica para encantar pessoas? Como desenvolver as habilidades que dizem respeito à linguagem ou à autenticidade da narrativa?

 

O responsável por explorar este assunto no SapiênCia Talks foi Paul Cabannes, comediante francês que se mudou para o Brasil em 2015. Ele conquistou grande popularidade nas redes sociais com suas piadas sobre as diferenças culturais entre Brasil e França. Além de seus shows de stand-up, ele também é professor de francês.

 

Paul discute alguns pontos importantes que dizem respeito a storytelling, tais quais:

 

  • processo criativo
  • autenticidade
  • como fazer com que te ouçam?
  • escolha de carreira

 

Esses materiais estarão disponíveis em breve para que você possa conferi-los de forma completa. Fique atento às nossas redes sociais!