Blog

Para além da metodologia: como evoluir a mentalidade ágil

content

Mais do que uma metodologia, é tempo de criar um mindset adequado para aumentar a produtividade de forma saudável e eficiente

 

Se há algo que todo indivíduo aprende na escola é a noção de que a teoria e a prática andam juntas, mas uma sempre é mais desafiadora que a outra. Isso porque a primeira faz um uso hipotético dos recursos e trabalha a partir da construção de uma metodologia. A segunda, entretanto, entra com a parte real: coloca as mãos na massa e averigua fisicamente os resultados.

O que pouca gente explora, no entanto, é que uma mentalidade ágil pode simplificar um pouco o abismo entre a teoria e a prática – algo que é muito interessante para os negócios. Em um mundo repleto de mudanças, no qual a agilidade é o mote principal para o sucesso das empresas, ter uma gestão capacitada com um mindset ágil pode ser um grande divisor de águas.

O que é a mentalidade ágil?

Em linhas gerais, a mentalidade ágil é uma estratégia de gestão e liderança que tem como objetivo apresentar melhores resultados e um ganho de produtividade de maneira mais fluida e eficiente. O princípio é apresentar estratégias mais baratas e rápidas para garantir um nível maior de produtividade.

Na prática, a mentalidade ágil vem para reconectar os colaboradores com o processo de aprendizagem – porque, no fim, é ele que de fato encurta o tempo de produção. Ou seja, um funcionário que já conhece os processos e aprendeu de forma eficiente tem menos dúvida e alcança um nível de produtividade superior.

Para além desse processo de aprendizagem, entretanto, a mentalidade ágil também está muito atrelada à organização de todas as etapas dos processos (e gestão das pessoas envolvidas). Como o próprio nome já indica, é pensar nas estratégias a partir do princípio da agilidade: encontrar um caminho mais prático, mais rápido, mais eficiente e com menos fricções para uma entrega que não exceda o tempo necessário de produção – e mesmo assim alcance os resultados pretendidos.

Como impulsionar a mentalidade ágil?

Trabalhar a partir de uma mentalidade ágil é algo que vai além de simplesmente encurtar prazos e exigir da equipe uma entrega em menos tempo hábil. Para que ela seja feita em harmonia com os colaboradores, é necessário implementar estratégias específicas, que podem ser aprendidas em cursos voltados para essa prática ou mesmo em faculdades de psicologia.

O principal é a criação de objetivos e metas preestabelecidos muito claros para todos do time. Quando todos fazem parte do planejamento, é mais fácil que o aprendizado flua e que os colaboradores entendam os resultados que a empresa pretende adquirir nesse processo.

Outro ponto é abrir espaço dentro do próprio planejamento para os erros, o que permite que os colaboradores entendam onde ocorrem as fricções e como resolvê-las, sem prejudicar o tempo proposto para a produção das atividades.