Blog

Por que adotar um assessment?

content

Assessment é um termo em inglês que significa “avaliação”, mas dentro do mundo corporativo, essa palavra possui outro significado.

Ele representa um tipo de orientação, e por conta disso, o departamento de Recursos Humanos é quem vem cuidando dos colaboradores de uma companhia.

Podemos encontrar diferentes tipos de assessment, com suas próprias características. 

Por exemplo, existem testes que ajudam a avaliar as características pessoais, aqueles que procuram perfis motivacionais e aqueles voltados para medir o desempenho.

Dentro de uma organização, existem várias maneiras de aplicar esses testes, mas o fato é que todos eles complementam as estratégias do departamento de recursos humanos.

Toda organização precisa conhecer os colaboradores que trabalham para ela, independentemente do cargo ou setor em que eles trabalham. 

O assessment entra nesse processo para ajudar as organizações a conhecerem seus funcionários.

Dessa forma que ela terá uma equipe bem-sucedida e unida, é isso só é possível porque o assessment oferece todas para que a corporação possa sustentar uma força de trabalho.

Para que você possa compreender melhor esse assunto, neste artigo, vamos explicar o que é assessment, como ele pode ser utilizado e de que maneira o estudo deve ser elaborado. 

Entendendo o conceito de assessment

Assessment é um relatório que ajuda a entender comportamento, potencial e performance de funcionários e pessoas que se candidatam a uma vaga.

É por meio dele que uma empresa identifica se um profissional será capaz de cumprir com todas as exigências de determinado cargo.

Em outras palavras, podemos dizer que é uma metodologia de avaliação que ultrapassa o currículo, visto que vai em busca de respostas mais pontuais e pessoais.

Uma empresa de banho de níquel em bijuterias, por meio desse método, permite que seu próprio colaborador adquira autoconhecimento relacionado às suas capacidades profissionais.

Com isso, o RH desenvolve técnicas que ajudam a dar um parecer referente ao colaborador, melhorando a gestão de conhecimento do quadro de funcionários da corporação.

O funcionário, por sua vez, é capaz de compreender as possibilidades que vão ajudar a desenvolver a própria carreira, o que traz a ele novas oportunidades.

É uma excelente metodologia para as organizações que querem entender um pouco mais sobre seus funcionários; enquanto para eles é uma forma de pensar sobre a própria carreira.

O assessment melhora o clima organizacional e faz com que a empresa reduza a taxa de rotatividade, retenha seus talentos e se torne uma oportunidade de trabalho e desejada por bons profissionais.

Entretanto, além de saber escolher as estratégias que serão utilizadas nesta metodologia, também é importante definir quem vai aplicá-la.

Por ser um processo de percepção e avaliação, o responsável pela execução do assessment dentro de uma empresa de venda de copiadora, por exemplo, é parte fundamental do processo.

O ideal é que esse colaborador seja do departamento de recursos humanos, pois ele precisa saber orientar os funcionários em relação à carreira, além de ter a habilidade necessária para analisar perfis comportamentais.

Compreendendo o conceito de assessment, podemos começar a entender a sua importância, mas vamos falar um pouco mais sobre ela no próximo tópico.

Por que investir em assessment?

Para ser aplicado, esse processo é dividido em diferentes práticas que possuem diversos objetivos, sendo assim, dentre as principais práticas estão:

  • Testes;
  • Entrevistas;
  • Exercícios;
  • Questionários.

Mesmo que tenham objetivos diferentes, esses métodos medem construções cognitivas e comportamentais, além de mostrar um pouco mais sobre a personalidade do colaborador.

Também é uma forma de saber quais são as habilidades, valores, interesses e preferências, para determinar as competências que a companhia espera do candidato ou de quem ocupa determinada vaga.

Depois de realizar os testes, a organização vai avaliá-los para tomar decisões relacionadas à compatibilidade da pessoa com o cargo, podendo direcionar melhor a sua carreira.

Uma empresa de higienização de estofados também pode ajudar o colaborador a desenvolver as competências necessárias, por meio de treinamentos. 

Ademais, é uma excelente metodologia para escolher candidatos que combinam com a cultura da empresa.

Só que para chegar a bons resultados, é necessário saber como realizar esse estudo. Veja mais sobre o assunto a seguir.

Como praticar o assessment?

O principal objetivo dessa metodologia é gerar dados que ajudam em tomadas de decisões estratégicas, e quando é adotado, o departamento de recursos humanos assume um papel muito importante dentro da companhia.

O assessment é formado por diferentes fatores avaliativos, e todos eles precisam ser analisados por especialistas no departamento de RH, para que alguns formulários possam ser mais assertivos.

Por falar nisso, é importante dizer que esses formulários devem ser adaptados às necessidades das empresas, além de serem voltados para o cargo, profissional e competência que estão sendo avaliados.

Assim como em qualquer outra ação, ao aplicar o assessment, uma empresa especializada em renovar AVCB deve estruturá-lo com o objetivo de alcançar suas metas, fortalecer sua marca e tornar seus colaboradores mais satisfeitos.

É necessário entender as equipes e as metas corporativas, conhecer mais sobre a cultura organizacional e as características do coletivo, além de definir resultados relacionados a hard e soft skills dos funcionários.

A corporação também precisa estruturar ações capazes de utilizar os dados coletados a favor do desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Ela precisa definir alguns parâmetros de estudos e determinar os dados que devem ser coletados, para então escolher as metodologias de análise e o tipo de assessment que precisa ser trabalhado.

Também é fundamental investir em treinamentos que ajudam a desenvolver as competências, e entender como utilizar os relatórios gerados para investir no desenvolvimento da equipe e de cada colaborador.

Dentro de uma loja de Bateria automotiva 60a ou de qualquer outra empresa, essas etapas só serão ágeis e eficientes se o ciclo de assessment estiver focado no planejamento de metas.

É importante executar todas as ações, acompanhar os resultados e adequar as estratégias do jeito certo.

Essa metodologia possui diferentes tipos, e cada um deles tem como objetivo atender diferentes demandas de desenvolvimento profissional, além de serem voltados para as estratégias da corporação.

Nesse sentido, ele pode ser usado para recrutamento e seleção de novos funcionários, para mapear e reter talentos, fazer diagnóstico de desenvolvimento, para sessões de coaching profissional, no planejamento de carreira e para escolher sucessores de cargo.

Resultados que podem ser esperados

Os resultados que podemos esperar dessa metodologia podem ser divididos entre aqueles voltados para a organização; e os que dizem respeito aos colaboradores.

Uma empresa de pintura fachada pode otimizar seus recursos nos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento profissional.

Ela também pode utilizar os resultados para otimizar recursos voltados ao desenvolvimento empresarial, além da possibilidade de identificar potenciais colaboradores e pontos que precisam ser melhorados.

É uma forma de conhecer mais sobre o quadro de colaboradores, investir em estratégias para aumentar a produtividade e tornar as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas.

Com isso, uma empresa de aluguel de iluminação para festas consegue aumentar a motivação e a satisfação de seus colaboradores, além de reter talentos.

No que diz respeito aos profissionais, estes conseguem otimizar suas potencialidades, podem se tornar mais produtivos, vão se sentir mais satisfeitos, além de desenvolverem a capacidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Também é uma forma que a empresa tem de investir na capacitação e na carreira interna de seus colaboradores.

Para chegar a esses resultados, é fundamental utilizar algumas ferramentas. 

Dentre as mais comuns estão os instrumentos de análise de perfil, dinâmicas de grupo, questionários, entrevistas individuais e diagnóstico de personalidade.

Ao aplicar essas ferramentas, uma empresa de análise termográfica consegue gerar um relatório que mostre as competências e um pouco mais sobre o perfil de seus funcionários.

Isso permite a criação de um plano de ação, com o objetivo de superar falhas. Isso ajuda a determinar a situação atual, entender quais são os objetivos do negócio e o que precisa fazer para chegar até eles.

A corporação pode ter como objetivo entender as habilidades, reconhecer falhas e pontos de melhoria, entender um pouco mais sobre o potencial de performance e limitações de seus colaboradores, além de aumentar a capacidade de trabalho.

Por fim, também é uma forma que a companhia tem de identificar seus propósitos e o nível de compatibilidade de seus colaboradores com a cultura da empresa.

Conclusão

Em resumo, utilizar a metodologia assessment traz vários benefícios para os negócios e seus colaboradores. É uma ferramenta que contribui para o sucesso da empresa e para a carreira profissional dos funcionários.

Portanto, estamos falando de um método que traz vantagens para a corporação como um todo, permitindo que ela valorize seus colaboradores e alcance seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.