Blog

Qual é a importância do desenvolvimento de equipes?

content

A cultura organizacional de uma empresa precisa conter estímulos para que o colaborador se sinta incentivado e motivado a trabalhar. Por meio do desenvolvimento de equipes isto é possível, já que essa estratégia visa criar uma ambiente de trabalho mais propício para parcerias em equipes, gerando proximidade e afinidade entre funcionários e times mais engajados e comprometidos com a organização. 

 

O papel do RH nessa relação é fundamental. Com a sua ajuda, é possível criar capacitações que desenvolvam esse estímulo de trabalho em grupo e que mostre como essa parceria pode deixar o serviço muito mais produtivo e até mesmo a equipe mais feliz.

 

Por isso, neste artigo vamos nos aprofundar no assunto e mostrar a verdadeira importância do desenvolvimento de equipes. Veja também quais são as vantagens de estimular esse tipo de estratégia, além de como o RH pode ser o agente principal nessa mudança dentro de uma empresa.

 

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe!  

Como o desenvolvimento de equipes estimula a capacitação profissional?

Que o desenvolvimento de equipes é primordial para uma empresa, nós já entendemos. Essa é uma metodologia que busca criar vínculos entre os colaboradores e fazer com que o relacionamento entre funcionários auxilie, principalmente, na satisfação com o trabalho e aumento da produtividade de qualidade.

 

Esta é uma estratégia de suma importância dentro dos negócios, pois ela incentiva o funcionário a trabalhar com mais vontade, faz que ele se sinta melhor no relacionamento com seus colegas e até mesmo com o desenvolvimento do seu próprio serviço. 

 

Muitas vezes as empresas não valorizam este sentimento e criam equipes frustradas, que não se sentem bem com o que desenvolvem. No entanto, esse sentimento pode afetar diretamente a produtividade.

 

Ou seja, quanto mais infeliz o funcionário estiver, menos ele irá produzir para o seu negócio. Apostar, então, no desenvolvimento de equipes é uma via de mão dupla, já que ambas as partes são contempladas. 

Quais as vantagens de estimular o desenvolvimento de equipes?

Para você que faz parte do time de RH e precisa desenvolver uma capacitação em equipes, veja quais são os maiores benefícios dessa estratégia e entenda como ela é importante para o seu espaço de trabalho.

 

Em hipótese alguma pense que qualquer uma das vantagens abaixo é desnecessária! Para que o ambiente de trabalho seja produtivo é primordial atender a todos esses requisitos e deixar o colaborador ainda mais engajado.

 

Engajamento e lealdade

Em primeiro lugar, como já havíamos falado, o funcionário que passa por um treinamento de equipe se torna mais engajado com o seu serviço. Quanto mais satisfeito ele se sente com o que faz e relaciona-se dentro do negócio, mais lealdade promete à empresa.

 

Maior produtividade

Sem dúvidas, a produtividade é um dos pontos mais benéficos para a organização que investe nessa estratégia. Já que o colaborador se sente bem naquele espaço e conquista a sede de trabalho, automaticamente a produtividade da empresa aumenta e afeta diretamente no resultado de negócio.

 

Qualificação de profissionais

Um ponto que ainda não citamos, mas que é muito importante em meio ao desenvolvimento de equipes é a qualificação dos profissionais. Mesmo que eles já sejam habilitados para o serviço, oferecer capacitações permite que eles se aprimorem ainda mais e entreguem trabalho de qualidade.

 

Liderança e trabalho em equipe

O estímulo que o desenvolvimento de equipes leva pode criar um novo líder dentro da empresa e otimizar o trabalho em times naquele espaço. A liderança e colaboração são dois fatores primordiais para que uma empresa esteja organizada e que cresça juntamente aos seus colaboradores.

 

Melhoria na produção criativa

Já que estamos tratando de trabalho em grupo, quanto mais mentes agem juntas, maior será a produção criativa. O serviço em equipe permite que vários colaboradores deem opinião e criem um projeto mais diversificado e com mais ideias reunidas em um único espaço.

 

Melhoria na comunicação

A comunicação no espaço de trabalho é essencial para que todos os outros benefícios sejam postos em prática. Por isso, o desenvolvimento de equipes visa trabalhar o relacionamento interpessoal e fazer com que os colaboradores se sintam mais próximos e íntimos naquele espaço (melhorando, assim, a comunicação).

 

Equipe mais autônoma

Por fim, esse desenvolvimento gera principalmente equipes mais autônomas dentro do espaço de trabalho. Com a capacitação e trabalho em grupo alinhado, gestores não precisam monitorar o tempo todo os serviços desempenhados e permite que os times tenham independência dentro da empresa.

 

Isso diminui até mesmo a sobrecarga de trabalho de um gestor, que muitas vezes é responsável por vários times num mesmo lugar.

Como o RH pode contribuir com essa prática na empresa?

Mas, como o time de RH pode contribuir para o desenvolvimento de equipes dentro de uma empresa? Simples! 

Além de projetar essa estratégia para todos os times e levar novas habilidades, o setor de Recursos Humanos também pode ajudar na elaboração da capacitação por meio das práticas a seguir:

  • - Faça gestão do conhecimento;
  • - Alinhe expectativas;
  • - Dê feedbacks positivos;
  • - Incentive a comunicação;
  • - Treinamento EAD.

Conclusão

Por tudo o que vimos até aqui, concluímos que o processo de desenvolvimento de equipes é extremamente vantajoso para uma empresa. Mesmo que a sua organização já seja unida e demonstre satisfação com o trabalho, invista neste tipo de capacitação e veja o ambiente de trabalho mudar completamente.

 

Caso você queira conhecer empresas que trabalham com treinamentos, conte com o UOL EdTech! Entregamos soluções que levam aprendizagem digital para a sua empresa e uma experiência única de ensino.  Para saber mais, clique aqui.