Blog

Realidade Virtual: a experiência imersiva a partir do vídeo 360° - UOL EdTech

content

Hoje há diversas opções para atrair e transportar o aluno para um mundo diferente, no qual ele poderá tomar decisões e interagir a partir de suas próprias escolhas. O vídeo 360° é uma dessas inovações.

 

O vídeo 360° capta e mantém a atenção do indivíduo focada, colocando-o, literalmente, no centro da experiência de aprendizagem.

 

Se um cenário ou local é fundamental para um aprendizado, esta é a ferramenta ideal. Trata-se de uma perspectiva mais abrangente em comparação a uma fotografia ou vídeo tradicional, por exemplo.

O vídeo 360° é extremamente recomendado nos casos em que os alunos precisam ver um local específico, pois passa a sensação de realmente estar lá.

O movimento também é um recurso de destaque, já que o espectador pode escolher o seu ponto de visão e olhar para cima, para baixo e para os lados, explorando o cenário. Em um vídeo tradicional, o aluno assiste somente a partir de um único ponto e todos os participantes possuem a mesma perspectiva.

 

Já no vídeo 360° o aluno é quem está no controle, decidindo o que e quando observar.

 

Esta é a principal característica deste recurso e que nos remete a alguns pontos de atenção que devem ser considerados no decorrer do projeto:

  • perceber pontos que podem distrair o aluno da atração principal;
  • guiar o aluno pela experiência para que ele possa explorar o ambiente, mas não perca informações essenciais;
  • pensar em todas as áreas e detalhes do vídeo, pois há inúmeras possibilidades para o participante focar sua atenção.

Possibilidades de uso para o vídeo 360°:

  • Em um treinamento de segurança, permite aos participantes identificar e detectar áreas problemáticas.
  • Em um tour por um determinado local, no qual os participantes podem observar o cenário enquanto ouvem o narrador.
  • Em uma empresa que possui diversas unidades, os novos colaboradores podem conhecer a matriz e suas filiais em um programa de onboarding.
  • Como registro de uma palestra ou evento.

Confira abaixo um exemplo, com a gravação de um workshop da Ciatech, no qual nosso parceiro Sidnei Oliveira explica as diferenças entre mentor, coach e professor. Com o mouse é possível assistir ao vídeo de outros pontos de vista: