O mercado de trabalho busca cada vez mais pessoas que se especializam e mantêm uma rotina de desenvolvimento. A prática de reskilling é um diferencial, principalmente quando um profissional já está submerso em uma área, mas busca aumentar as suas habilidades e atualizar-se nas informações.
Mas, afinal, você já ouviu falar sobre o reskilling? Neste post, entenda o conceito dessa palavra, além de sua importância para o mercado de trabalho nos dias de hoje. Aproveite e veja também como transformar essa prática em um diferencial na sua carreira e para adequar-se de vez às novas relações de trabalho.
Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe!
Você deve estar se perguntando neste momento “o que é reskilling?”. A palavra em inglês, na tradução pessoal, pode ser interpretada como requalificação. Muitos profissionais buscam se especializar e reestudar determinadas temáticas para se aprofundar no mercado.
O reskilling é basicamente isso, mas com um ponto específico: o desenvolvimento de novas habilidades deve vir ancorado na tecnologia. Se você, por exemplo, trabalha com T&D e está oferecendo treinamento para a sua equipe, é de suma importância cogitar palestras e demais reuniões não somente de forma presencial, mas também virtualmente por plataformas de videoconferência.
Dessa maneira, além de realizar novas discussões e aperfeiçoamento das pessoas presentes no treinamento, você inclui uma ferramenta digital, que mostra o cenário tecnológico que vivemos hoje em dia.
O maior erro dos profissionais é acreditar que o seu conhecimento na área de trabalho já é suficiente. Mesmo que você tenha graduação, pós-graduação e demais formações acadêmicas, é fundamental estar atualizado com o mercado de trabalho e entender quais são as exigências dessa nova fase.
Imagine que você faz parte de um time de Recursos Humanos (RH) e que a contratação de novos funcionários ainda ocorra de maneira antiquada. Isto é, com entrevistas longas e presenciais, com interrogatórios constantes e sem uma ferramenta online viável para enviar o currículo.
O reskilling, então, surge como uma atualização para o mercado. Essa equipe de RH precisa se adaptar às novas tecnologias e utilizar instrumentos para otimizar reuniões, treinamentos em grupos, entre outros serviços. A importância está na adequação à nova realidade que o mundo vive.
Podemos dizer que o reskilling transforma profissionais do futuro. Porém, para se tornar esse tipo de profissional não basta somente mudanças repentinas e adequações em um curto prazo de tempo na adoção de novas tecnologias.
Para isso é necessário também realizar uma série de alterações no comportamento, forma de enxergar o mundo, além de outras estruturas que fazem parte do mercado de trabalho. Para tal, confira as principais habilidades esperadas em um profissional do futuro:
Os profissionais do futuro são aqueles que realizam trabalhos inteligentes.
Escutamos diariamente que o trabalho árduo é a palavra-chave para um negócio. No entanto, isso só ocorre quando o profissional usa de seus conhecimentos de forma benéfica, que traga realmente resultados expressivos para o seu serviço.
O profissional do futuro precisa entender que todas essas características surgem em meio à tecnologia. Mesmo que você se capacite ainda mais, é muito importante enxergar que a adaptação ao novo mundo atravessa a transformação digital e que deve vir ancorada nessa mudança.
Sem esse treinamento, até mesmo uma empresa inteira pode ficar para trás no mercado.
Como vimos até aqui, as práticas de reskilling são essenciais para o novo mercado de trabalho. Contudo, existem algumas atitudes que vão além de uma simples adequação, mas uma obrigação no meio profissional. Nesse momento, então, é preciso entender qual a distinção entre eles.
Por isso, listamos aqui 5 passos fundamentais para gerar novas habilidades no mercado e para trabalhar com uma empresa. Acompanhe!
Em primeiro lugar você precisa saber quais são as habilidades necessárias. Durante um treinamento, por exemplo, o colaborador pode alegar que simples conhecimentos são diferenciais no seu perfil, mas na verdade são características comuns, que não o transforma em um profissional do futuro.
A própria equipe também deve entender essa diferença. Adotar medidas tecnológicas, comportamentais e até mesmo desenvolver novas habilidades para trabalhar com RH são funções primordiais.
Áreas como T&D e RH devem desenvolver habilidades mais críticas em seu serviço, principalmente para otimizar o funcionamento de uma empresa e ajudar outros colaboradores no crescimento pessoal. Outros ramos também devem seguir isso para que haja a criação de uma nova presença no mercado.
O treinamento realizado pelas empresas não deve ser somente uma palestra para preencher as horas vagas dos colaboradores.
Se você faz parte de um time de T&D, ofereça àquelas pessoas tudo que você possui de conhecimento na sua carreira e ensine-as a como se transformar diante o mercado atual. É preciso refletir sobre jornadas antiquadas, que não buscam ajudar as pessoas.
Se você trabalha dentro de um RH, é extremamente importante criar um processo seletivo em que você também aprenda junto ao candidato.
Provas, testes e demais avaliações são criadas para fazer o candidato refletir sobre o conteúdo e aprender com ele. Nesse meio, você também pode absorver conhecimento e mostrar que o reskilling também está dentro disso.
Por último, mas não menos importante, no momento de realizar planejamentos e mudanças para a sua empresa, de maneira que se adapte para novas tecnologias e novos comportamentos, é fundamental separar uma parte do orçamento para o T&D.
Esses são profissionais que ajudam na transformação de uma equipe e que também precisam passar por alterações para se encaixar num novo cenário.
Para você se transformar em um profissional do futuro é preciso, então, entender sobre a nova relação de trabalho no mundo.
Coloque em primeiro lugar o desenvolvimento de novas capacidades. Além disso, adapte-se às novas tecnologias, entenda que elas são uma faceta do século XXI e que estão presentes dentro de qualquer trabalho.
O reskilling é uma excelente maneira de se atualizar e estar cada vez mais à frente de seus concorrentes no mercado. O “Novo Normal”, fase que ficou conhecida no pós-pandemia, exige esse tipo de prática de cada profissional.