Blog

Slow marketing: Conheça a sua importância!

content

O slow marketing é uma estratégia que está bastante em alta porque mostra para uma empresa qual é a diferença de qualidade e agilidade nas estratégias de marketing.

Se você parar para pensar no significado de produtividade, vai perceber que ela não se refere exatamente à capacidade de fazer muitas coisas em menos tempo.

É importante pensar sobre isso porque, infelizmente, existem muitas pessoas adoecendo porque não atendem as expectativas de uma empresa ou porque não se encaixam em determinado padrão, dentre outras razões.

O ser humano é muito diverso e cada um possui vivências, aprendizados, conhecimentos e sentimentos diferentes, assim como também não são iguais os nossos desejos e necessidades.

Também existem pessoas que vivem muito bem sob pressão e fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas a maioria não se encaixa nessa realidade.

Nós falamos tudo isso para que você entenda que o slow marketing faz parte do movimento slow, que é uma revolução cultural que abandona o conceito de que tudo o que é rápido é melhor.

Agora que você já entende isso, ao longo do texto, vamos explicar o conceito de slow marketing, mostrar a sua importância e quais são as vantagens.

Entenda o conceito de slow marketing

Talvez você já tenha reparado que a palavra marketing, às vezes, soa como algo falso e manipulador, como se ele só servisse para levar as pessoas a consumirem, por meio de campanhas bem elaboradas e planejadas.

Pode até ser que antigamente isso acontecesse, mas hoje em dia, as ideias de diferentes estratégias de marketing mudaram muito.

O consumidor moderno está atento às campanhas de todo tipo de empresa, desde uma loja de roupas até um fabricante de válvula solenóide pneumática.

Ele faz isso porque quer se relacionar com as melhores opções e não apenas com as marcas que objetivam o lucro a qualquer custo. 

É por essa razão que devemos sempre buscar estratégias de marketing mais conscientes para os negócios.

Dentro delas temos o slow marketing, que nada mais é do que campanhas que tenham como foco a essência da empresa. 

Ele envolve o negócio como um todo, por meio de processos como:

  • Escolha dos fornecedores;
  • Cuidado com os colaboradores;
  • Atendimento ao cliente;
  • Vendas.

Sua principal base é a filosofia comportamental de produção e consumo presente em um movimento slow

Ele acredita que as decisões de compra têm como base o senso comum, mantendo o respeito aos valores da marca e a questões ambientais.

Com base nessa breve explicação do conceito de slow marketing, podemos começar a entender um pouco mais sobre sua importância, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Importância do slow marketing

Adotar essa estratégia é posicionar um fabricante de muro de vidro temperado como uma marca consciente.

Hoje em dia, as pessoas têm muito acesso à informação, por isso, estão mais conscientes sobre seus hábitos e exigem que as empresas se posicionem de maneira responsável.

Essa exigência aumentou significativamente nos últimos anos, e uma empresa consciente é aquela que passa a ser reconhecida por não colocar os lucros acima de qualquer coisa.

São organizações que valorizam o seu papel na sociedade, têm responsabilidade social e se preocupam com o meio ambiente.

O consumidor moderno, por sua vez, quer uma relação humanizada com as companhias, independentemente de seu setor de atuação.

Mesmo com o constante avanço da tecnologia, as pessoas continuam sendo pessoas e procuram marcas que sejam conscientes de seu papel.

O slow marketing é um conjunto de ações que tem como objetivo impactar a sociedade de maneira positiva.

Entretanto, antes de investir nessa prática, você precisa entender se ela realmente funciona para o seu negócio. 

É necessário construir uma estratégia coerente com os seus objetivos e oferecer para o público informações do interesse dele.

Uma empresa de Ar condicionado central para residência, por exemplo, precisa pensar se esse tipo de estratégia faz sentido para ela, além de conhecer a realidade na qual está inserida.

Existem diferentes estratégias de marketing, por essa razão, é importante identificar aquela que seja mais coerente com a realidade do negócio.

Veja quais são as soluções que ele consegue criar agora, as ferramentas que tem à disposição e quais são os aspectos que precisam ser trabalhados e melhorados.

Essas perguntas, além de mostrarem se o slow marketing se adequa ao seu negócio, também te ajudam a definir quais outras opções podem colaborar com o empreendimento.

De qualquer forma, o slow marketing é adotado por organizações que querem controlar seu ritmo de trabalho.

Toda empresa, como um fabricante de guarda corpo de ferro, pode fazer testes e analisar os resultados para entender como tornar suas ações mais atrativas e entregar o conteúdo certo para o seu público-alvo.

É dessa forma que o negócio vai ter acesso a todas as vantagens trazidas por esse tipo de marketing. Vamos descobrir quais são elas no próximo tópico.

Vantagens do slow marketing para as empresas

Esse tipo de marketing pode trazer muitos benefícios para as empresas, e dentre os principais que podemos destacar estão.

Melhora a identidade da marca

O marketing digital tem como foco prender a atenção dos consumidores de maneira pontual. 

Por conta disso, as marcas trocam frequentemente os títulos, pautas, cores, fontes e outros elementos, com o objetivo de manter o olhar do público em seus canais.

Entretanto, isso não é o suficiente para construir um relacionamento promissor com os consumidores. 

Por outro lado, quando uma empresa de teste de tinta adota o slow marketing, suas publicações e páginas não têm um fim em si mesmas.

Todas as ações fazem parte de um grande contexto, que nada mais é do que a história que a empresa tem para contar.

Ao criar uma identidade para os seus conteúdos, você consegue fazer com que a identidade da sua marca se fortaleça e esteja sempre presente na mente das pessoas.

Conteúdos mais ricos

Geralmente, durante a produção de conteúdo, as organizações costumam se basear naquilo que seus principais concorrentes estão fazendo.

Não há problemas em pesquisar a maneira como a sua concorrência trabalha, mas para entrar no espírito do slow marketing, é necessário ir além.

Por exemplo, uma empresa especializada em aplicação de resina epóxi deve visitar outros sites e blogs para buscar referências.

Também é uma boa ideia analisar projetos de empresas de outros países, além de usar buscadores menos populares do que o Google.

Permita que a sua empresa se envolva em outros temas e assuntos que fujam daquilo que você costuma abordar, para isso, é fundamental descobrir visuais e opiniões diferentes.

Procure sair um pouco dos sites e redes sociais, buscando informações em artigos acadêmicos, livros, eventos ou até mesmo em experiências que você vivenciou.

Se você enriquecer seus conhecimentos em outras fontes, vai tornar seus conteúdos mais ricos também.

Estratégias cuidadosamente elaboradas

Ao trabalhar com o slow marketing, uma empresa de reforma de piscina passa a ter estratégias mais bem elaboradas.

Isso acontece porque, para se encaixar a essa prática, é necessário experimentar e testar as ações. 

Com isso, elas podem ser trocadas e refeitas para que a marca consiga estabelecer um diálogo com os consumidores.

O objetivo das campanhas de slow marketing é impactar a vida dos consumidores de maneira positiva, por isso, a empresa valoriza muito cada uma de suas ações.

É por essa razão que precisamos nos atentar às referências utilizadas, ao tipo de linguagem adotada e as palavras que escolhemos para argumentar.

Para fazer escolhas sábias nesse sentido, precisamos conhecer o comportamento das pessoas, bem como seus valores e entender as intenções do público. É com isso que levamos até eles as soluções que procuram.

Entrega mais valor ao público

Essa é a principal vantagem do slow marketing, e tendo em vista que os consumidores estão em busca de marcas que entreguem valor a eles, é fundamental ponderar a utilização dessa estratégia.

Entregar valor é algo que acaba sendo banalizado pelas empresas, mas ele só acontece quando as campanhas e estratégias realmente fazem diferença na vida das pessoas.

Uma empresa especializada em perfuração de laje de concreto precisa identificar o que realmente torna suas ações especiais e diferentes daquelas adotadas pelos concorrentes.

É dessa maneira que ela vai escolher a melhor linguagem, boas pautas para seus conteúdos e os formatos de mídia que vão atrair as pessoas. Consequentemente, ela vai entregar muito mais valor ao público.

Conclusão

Em resumo, a proposta do slow marketing é diferente e tem como foco transparecer a ideia da marca e realmente trabalhar com estratégias que valorizam o público e os interesses dele.

Apesar de envolver ações um pouco mais trabalhosas, os resultados trazidos por elas são inigualáveis e podem fazer qualquer empresa crescer e conquistar um espaço muito maior em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.