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Você sabe como fazer um bom treinamento de produto?

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Promover treinamentos de produtos na sua empresa pode fazer toda a diferença para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso das suas vendas. 

Como o próprio nome sugere, eles servem para esclarecer todos os detalhes sobre aquilo que o negócio vende e podem ser ministrados tanto para os colaboradores quanto para os próprios consumidores. 

No caso dos profissionais, a ideia desse tipo de treinamento é fornecer todos os domínios necessários para garantir o êxito dos clientes em suas aquisições, que por sua vez também podem ser treinados para utilizar a solução adquirida da melhor maneira possível.

Segundo pesquisa do SuperOffice, estima-se que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais caro por um produto para que tenham uma experiência melhor de compra, mas somente 10% deles concordam que a maioria das marcas atendem às suas expectativas. 

A resposta para essa demanda está justamente em boas práticas de treinamentos de produto, conforme explicaremos melhor ao longo do artigo. 

Qual a importância de um bom treinamento de produto? 

Ao tratar sobre os produtos que são vendidos por uma organização, diversas áreas podem estar envolvidas com a solução, como o time de vendas, o setor de marketing e a própria equipe de desenvolvimento. 

O treinamento de produto feito internamente é utilizado justamente para integrar todas essas equipes, para que todas as informações relevantes sobre o item sejam dominadas igualmente pelos diferentes colaboradores e para que os mesmos possam gerar melhores resultados nas vendas.

Se os vendedores não compreendem todos os detalhes que fazem o produto gerar valor para os clientes, se o marketing não domina todos os diferenciais que o destacam diante da concorrência, se os desenvolvedores não sabem o que as pessoas buscam no PDV, e assim por diante, muitas oportunidades podem ser perdidas - e é o curso feito in company que evita que isso ocorra.

Já quando o treinamento é direcionado para os consumidores, a ideia é que as pessoas entendam plenamente aquilo que vão ou que acabaram de comprar, para que saibam os benefícios que podem agregar com o item e sintam-se satisfeitos com a aquisição.

É por meio do treinamento de produto que os compradores vão conseguir utilizar a solução da maneira adequada, prevenir possíveis problemas decorrentes da má utilização, atingir os objetivos que tinham com a compra e evitar que qualquer inconformidade gere cancelamentos.

Quais são os benefícios de um bom treinamento de produto? 

A realização de bons treinamentos sempre tem impactos positivos sobre a produtividade da empresa, sobre o engajamento dos profissionais e sobre a qualificação necessária para superar novos desafios e garantir mais lucros. No caso das ações voltadas aos produtos, uma série de benefícios específicos também são obtidos, como: 

 

Melhor aproveitamento pelo consumidor

O treinamento de produto faz com que os clientes possam aproveitar a solução em suas plenas possibilidades, ou que os colaboradores possam transmitir esses conhecimentos sempre que algum problema ou dúvida surgir. Ao dominar até os detalhes e usabilidades mais específicas e minuciosas do item, as pessoas tendem a enxergar mais valor a partir de tudo o que podem fazer com ele. 

 

Menos problemas por mal uso

A má utilização dos produtos está entre os fatores que mais geram defeitos nos mesmos ou problemas na experiência dos clientes. Por meio dos treinamentos é possível evitar essas situações, qualificando as pessoas para que saibam utilizar tudo corretamente e conforme o previsto pelo fabricante ou desenvolvedor.

 

Suporte menos sobrecarregado

Além dos problemas gerados pelo mau uso ou das frustrações ocasionadas pelo baixo aproveitamento pelos consumidores, também é comum que os setores de suporte sejam sobrecarregados com diversas dúvidas básicas. O devido treinamento evita que isso ocorra e permite que o time possa focar na resolução de falhas realmente significativas. 

 

Menor incidência de cancelamentos 

Com o treinamento os profissionais se tornam mais aptos a prestar apoio aos consumidores assegurando a satisfação deles. Isso diminui os possíveis cancelamentos das aquisições e ainda aumenta os índices de fidelização. 

Como o Skore pode ser a solução para montar o treinamento de produto? 

Quando falamos que as informações relevantes sobre um produto precisam circular entre todos os setores relevantes para as vendas da organização, essa tarefa pode ser desafiadora para empresas com mais de uma unidade ou grandes times de colaboradores. 

Também é preciso considerar que cada funcionário possui suas próprias necessidades de treinamento, meios individuais de melhor absorver os conteúdos, disponibilidade variada para capacitar-se, entre outras particularidades semelhantes.

Soma-se tudo isso à necessidade de que as práticas de qualificação realmente engajem e despertem o interesse das pessoas para sanar a curva de aprendizado pretendida, e temos então grandes problemas quando pensamos nos métodos tradicionais de T&D.

Para sanar esses desafios, as tecnologias de treinamento têm avançado muito para oferecer ensinamentos mais personalizados, flexíveis, atrativos e realmente alinhados àquilo que o negócio precisa e ao que os profissionais demandam.  

Além de aceitar diversos formatos de arquivos nativamente, para que você disponibilize os conteúdos em diferentes opções de vídeos, áudios e textos, também temos uma ferramenta analytics completa para que você consiga compreender os resultados de suas ações e aprimorá-las continuamente. 

Em termos de personalização, você pode escolher entre trilhas de aprendizado tradicionais, feitas via missões, ou espaços personalizados que facilitam o acesso aos conhecimentos que os alunos mais precisam no momento, pages individuais que organizam os materiais de acordo com as necessidades individuais dos aprendizes e até opções de aulas ao vivo.

Seja no App ou no desktop, os colaboradores podem acessar tudo na hora e no lugar que mais querem ou precisam, garantindo experiências personalizadas de aprendizagem que levam em consideração as necessidades individuais.


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